11921
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Como é o seu corpo?

Plano de aula de Ciências com atividades para 1o ano do EF sobre Como é o seu corpo?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Cristina Souza da Cruz

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Ciências Naturais (EF01CI02): Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática, usada como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema.

Materiais necessários para a aula: Computador e datashow ou cartazes, papel pardo ou kraft, cola, velcro, fichas com os nomes das partes do corpo citadas na cantiga e trabalhadas na aula.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Dê um tempo para que os alunos, em duplas ou individualmente, leiam o título da aula. Auxilie-os na leitura, se for necessário. Questione com os alunos se sabem sobre o que irão conversar e aprender na aula. Comente sobre o tema da aula e sobre o que irão discutir em relação ao corpo humano.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos a música “Vem que eu vou te ensinar” da cantora Xuxa, presente no álbum "Xuxa Só Para Baixinhos Especial". Se possível, apresente o vídeo que demonstra a coreografia e brinque com eles: https://www.youtube.com/watch?v=r64qYQ3UJVQ. Sugere-se também a brincadeira musical "Pipocas Dançantes", com a música “Pipoca” (Paulo Tatit/Arnaldo Antunes) do grupo Palavra Cantada (Parte do Livro e DVD Brincadeiras musicais da Palavra Cantada - Volume 3). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fcYYIpLqEB0

Cante e brinque, com ou sem apoio do vídeo, explorando os movimentos e a lateralidade (direita e esquerda). Incentive a execução da coreografia da brincadeira musical, primeiramente em duplas e, depois, com toda a turma. Depois da interação por meio da música e da dança, organize a turma em roda, com todos os alunos sentados no chão. Converse com eles sobre o desenvolvimento da atividade (brincadeira musical), em relação às dificuldades e interações, aborde conceitos como as diferenças e as semelhanças dos corpos e a bilateralidade (direita e esquerda) do corpo humano. Faça alguns questionamentos para ressaltar o conteúdo abordado:

  • Foi fácil ou difícil dançar esta música? (observação sobre a importância da atenção aos comandos, movimentos e atividade colaborativa);
  • O que você achou mais difícil enquanto dançava? Os movimentos para frente e para trás ou os movimentos para a direita e para a esquerda? (observação e reflexão sobre o próprio corpo em relação ao equilíbrio e à lateralidade);
  • Você percebeu que você e o colega ao seu lado movia para o mesmo lado a mão e o pé direito/a ou esquerdo/a?

Dialogue sobre as diferenças e semelhanças entre o nosso corpo.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Depois de os alunos cantarem, dançarem e gesticularem conforme os comandos da letra da música, organize a turma em roda, com todos os estudantes sentados no chão. Converse com os alunos sobre a relação da música com o tema da aula. Provoque-os para declararem suas ideias. Leia com eles as questões disparadoras. Deixe que compartilhem suas próprias opiniões sobre o tema e que levantem hipóteses sobre quais são as partes do corpo humano. Conforme as hipóteses são levantadas, explique que o corpo humano é formado por várias partes que, juntas, resultam em um complexo funcionamento. Estimule-os a pensar sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Organize os alunos em pequenos grupos (4 a 5 integrantes) para montar um quebra-cabeça, previamente confeccionado pelo professor, com as seguintes partes: cabeça, tronco (tórax e abdome) e membros com o contorno do corpo humano em tamanho real, tomando como referência a altura dos alunos.
Após a montagem do quebra-cabeça os alunos receberão fichas com a escrita (CAIXA ALTA/MAIÚSCULA) dos nomes das partes do corpo citadas na cantiga (CABEÇA, OMBRO, JOELHO, PÉS, OLHOS, OUVIDOS, BOCA E NARIZ) que serão trabalhadas em seguida. Eles deverão, nos grupos, fazer a leitura em colaboração, dos nomes nas fichas colando-as com velcro no desenho do corpo humano no quebra-cabeça, montado. Partes do corpo como: tronco (tórax e abdome) e membros também estarão disponíveis.

Escreva os nomes das partes do corpo nas fichas em duas cores diferentes, sendo os nomes das partes estruturais CABEÇA, TRONCO (TÓRAX E ABDOME) e MEMBROS, em uma cor e os nomes das outras partes do corpo (OMBRO, JOELHO, PÉ, OLHOS, OUVIDOS, BOCA e NARIZ) em outra cor.
No grande grupo os alunos irão compartilhar informações para a realização da atividade, como os nomes da partes do corpo, identificando-as no quebra-cabeça, nas fichas com os nomes, em seu próprio corpo e no corpo do colega.

Neste momento, é importante deixar que as concepções espontâneas sobre o assunto surjam. Deixe que os alunos discutam a melhor forma de montagem e de distribuição dos nomes.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Após montagem do quebra-cabeça, considerando seus conhecimentos prévios sobre o assunto e a possibilidade de observação no entorno, cantarole (cantar a meia voz, sem pronunciar as palavras) a cantiga popular “Cabeça, ombro, joelho e pé”: (Cabeça, ombro, joelho e pé Joelho e pé. Olhos, ouvidos, boca e nariz. Cabeça, ombro, joelho e pé. Joelho e pé), fazendo os gestos (mãos na cabeça, nos ombros, joelhos e pés, na primeira parte). Na segunda parte da cantiga, ainda cantarolando, continue com os gestos (mãos nos olhos, orelhas, boca e nariz) para que os alunos percebam a música e acompanhem também cantarolando. Posteriormente, cante (pronunciando as palavras) e dançar/gesticular mais algumas vezes a cantiga.
Após experimentação, questione se na cantiga “Cabeça, ombro, joelho e pé” são citados todos os nomes das partes do nosso corpo e quais partes não foram citadas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: De volta nos grupos, solicite que os alunos observem o quebra-cabeça que montaram e a distribuição dos nomes das partes do corpo. Instigue-os a pensar se todas as peças e nomes estão no lugar correto, se mudariam algo após a vivência com a música e questione quais são os motivos para manutenção das partes e nomes e/ou mudanças.

Em seguida, organize a turma em roda para uma conversa sobre o que aprenderam durante a atividade de montagem do quebra-cabeça e de identificação dos nomes das partes do corpo humano. Oportunize tempo para que os grupos apreciem o trabalho dos outros para que observem estratégias e façam contribuições. Solicite que um aluno de cada grupo relate o que foi discutido para a realização da atividade. Pergunte para os alunos:

  • Quais partes do corpo humano o grupo localizou quando montava o quebra-cabeça?
  • O corpo humano tem outras partes? Quais?

Espera-se que os alunos apontem os nomes das partes do corpo humano citadas na cantiga inicial e também nomeiem as demais partes anexadas no quebra-cabeça, com as fichas no velcro. É possível que outros nomes, outras partes do corpo humano, sejam citadas, por exemplo, nomes de alguns órgãos internos. Neste momento, responda às solicitações e corrija falhas conceituais, caso aconteçam.


Sistematização select-down

Slide Plano Aula
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Apresente em slide ou use um fichamento com a imagem e as informações conceituais trabalhadas para a sistematização da aula. Se achar necessário cole com os alunos essa sistematização no caderno de acompanhamento ou outro material que usem para anotações. Retome com os alunos os nomes da partes fundamentais do corpo humano: CABEÇA, TRONCO (TÓRAX E ABDOME) E MEMBROS. É provável que os alunos apontem para outras partes do corpo humano, algumas citadas nas cantigas apresentadas na aula, tais como: ombro, olhos, ouvidos, boca, nariz, joelho, pé, cotovelo, mão, dedos, unhas, coração, pulmão etc.
Retome neste diálogo as hipóteses levantadas no momento da apresentação da questão disparadora, feita no início da aula, destacando o que houve de ampliação na aprendizagem e refutando possíveis hipóteses equivocadas. Espera-se que os alunos tenham feito observações e reflexões sobre as partes fundamentais do corpo humano, percebendo semelhanças e diferenças entre o seu próprio corpo e o do colega. Os encaminhamentos e conceitos trabalhados nesta aula podem ser considerados introdutórios para o estudo sobre as funções de algumas partes do corpo . Em aulas posteriores, retome e aprofunde a temática para que os estudantes percebam a função de algumas partes do corpo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Ciências Naturais (EF01CI02): Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática, usada como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema.

Materiais necessários para a aula: Computador e datashow ou cartazes, papel pardo ou kraft, cola, velcro, fichas com os nomes das partes do corpo citadas na cantiga e trabalhadas na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Dê um tempo para que os alunos, em duplas ou individualmente, leiam o título da aula. Auxilie-os na leitura, se for necessário. Questione com os alunos se sabem sobre o que irão conversar e aprender na aula. Comente sobre o tema da aula e sobre o que irão discutir em relação ao corpo humano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos a música “Vem que eu vou te ensinar” da cantora Xuxa, presente no álbum "Xuxa Só Para Baixinhos Especial". Se possível, apresente o vídeo que demonstra a coreografia e brinque com eles: https://www.youtube.com/watch?v=r64qYQ3UJVQ. Sugere-se também a brincadeira musical "Pipocas Dançantes", com a música “Pipoca” (Paulo Tatit/Arnaldo Antunes) do grupo Palavra Cantada (Parte do Livro e DVD Brincadeiras musicais da Palavra Cantada - Volume 3). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fcYYIpLqEB0

Cante e brinque, com ou sem apoio do vídeo, explorando os movimentos e a lateralidade (direita e esquerda). Incentive a execução da coreografia da brincadeira musical, primeiramente em duplas e, depois, com toda a turma. Depois da interação por meio da música e da dança, organize a turma em roda, com todos os alunos sentados no chão. Converse com eles sobre o desenvolvimento da atividade (brincadeira musical), em relação às dificuldades e interações, aborde conceitos como as diferenças e as semelhanças dos corpos e a bilateralidade (direita e esquerda) do corpo humano. Faça alguns questionamentos para ressaltar o conteúdo abordado:

  • Foi fácil ou difícil dançar esta música? (observação sobre a importância da atenção aos comandos, movimentos e atividade colaborativa);
  • O que você achou mais difícil enquanto dançava? Os movimentos para frente e para trás ou os movimentos para a direita e para a esquerda? (observação e reflexão sobre o próprio corpo em relação ao equilíbrio e à lateralidade);
  • Você percebeu que você e o colega ao seu lado movia para o mesmo lado a mão e o pé direito/a ou esquerdo/a?

Dialogue sobre as diferenças e semelhanças entre o nosso corpo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Depois de os alunos cantarem, dançarem e gesticularem conforme os comandos da letra da música, organize a turma em roda, com todos os estudantes sentados no chão. Converse com os alunos sobre a relação da música com o tema da aula. Provoque-os para declararem suas ideias. Leia com eles as questões disparadoras. Deixe que compartilhem suas próprias opiniões sobre o tema e que levantem hipóteses sobre quais são as partes do corpo humano. Conforme as hipóteses são levantadas, explique que o corpo humano é formado por várias partes que, juntas, resultam em um complexo funcionamento. Estimule-os a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Organize os alunos em pequenos grupos (4 a 5 integrantes) para montar um quebra-cabeça, previamente confeccionado pelo professor, com as seguintes partes: cabeça, tronco (tórax e abdome) e membros com o contorno do corpo humano em tamanho real, tomando como referência a altura dos alunos.
Após a montagem do quebra-cabeça os alunos receberão fichas com a escrita (CAIXA ALTA/MAIÚSCULA) dos nomes das partes do corpo citadas na cantiga (CABEÇA, OMBRO, JOELHO, PÉS, OLHOS, OUVIDOS, BOCA E NARIZ) que serão trabalhadas em seguida. Eles deverão, nos grupos, fazer a leitura em colaboração, dos nomes nas fichas colando-as com velcro no desenho do corpo humano no quebra-cabeça, montado. Partes do corpo como: tronco (tórax e abdome) e membros também estarão disponíveis.

Escreva os nomes das partes do corpo nas fichas em duas cores diferentes, sendo os nomes das partes estruturais CABEÇA, TRONCO (TÓRAX E ABDOME) e MEMBROS, em uma cor e os nomes das outras partes do corpo (OMBRO, JOELHO, PÉ, OLHOS, OUVIDOS, BOCA e NARIZ) em outra cor.
No grande grupo os alunos irão compartilhar informações para a realização da atividade, como os nomes da partes do corpo, identificando-as no quebra-cabeça, nas fichas com os nomes, em seu próprio corpo e no corpo do colega.

Neste momento, é importante deixar que as concepções espontâneas sobre o assunto surjam. Deixe que os alunos discutam a melhor forma de montagem e de distribuição dos nomes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Após montagem do quebra-cabeça, considerando seus conhecimentos prévios sobre o assunto e a possibilidade de observação no entorno, cantarole (cantar a meia voz, sem pronunciar as palavras) a cantiga popular “Cabeça, ombro, joelho e pé”: (Cabeça, ombro, joelho e pé Joelho e pé. Olhos, ouvidos, boca e nariz. Cabeça, ombro, joelho e pé. Joelho e pé), fazendo os gestos (mãos na cabeça, nos ombros, joelhos e pés, na primeira parte). Na segunda parte da cantiga, ainda cantarolando, continue com os gestos (mãos nos olhos, orelhas, boca e nariz) para que os alunos percebam a música e acompanhem também cantarolando. Posteriormente, cante (pronunciando as palavras) e dançar/gesticular mais algumas vezes a cantiga.
Após experimentação, questione se na cantiga “Cabeça, ombro, joelho e pé” são citados todos os nomes das partes do nosso corpo e quais partes não foram citadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: De volta nos grupos, solicite que os alunos observem o quebra-cabeça que montaram e a distribuição dos nomes das partes do corpo. Instigue-os a pensar se todas as peças e nomes estão no lugar correto, se mudariam algo após a vivência com a música e questione quais são os motivos para manutenção das partes e nomes e/ou mudanças.

Em seguida, organize a turma em roda para uma conversa sobre o que aprenderam durante a atividade de montagem do quebra-cabeça e de identificação dos nomes das partes do corpo humano. Oportunize tempo para que os grupos apreciem o trabalho dos outros para que observem estratégias e façam contribuições. Solicite que um aluno de cada grupo relate o que foi discutido para a realização da atividade. Pergunte para os alunos:

  • Quais partes do corpo humano o grupo localizou quando montava o quebra-cabeça?
  • O corpo humano tem outras partes? Quais?

Espera-se que os alunos apontem os nomes das partes do corpo humano citadas na cantiga inicial e também nomeiem as demais partes anexadas no quebra-cabeça, com as fichas no velcro. É possível que outros nomes, outras partes do corpo humano, sejam citadas, por exemplo, nomes de alguns órgãos internos. Neste momento, responda às solicitações e corrija falhas conceituais, caso aconteçam.


Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Apresente em slide ou use um fichamento com a imagem e as informações conceituais trabalhadas para a sistematização da aula. Se achar necessário cole com os alunos essa sistematização no caderno de acompanhamento ou outro material que usem para anotações. Retome com os alunos os nomes da partes fundamentais do corpo humano: CABEÇA, TRONCO (TÓRAX E ABDOME) E MEMBROS. É provável que os alunos apontem para outras partes do corpo humano, algumas citadas nas cantigas apresentadas na aula, tais como: ombro, olhos, ouvidos, boca, nariz, joelho, pé, cotovelo, mão, dedos, unhas, coração, pulmão etc.
Retome neste diálogo as hipóteses levantadas no momento da apresentação da questão disparadora, feita no início da aula, destacando o que houve de ampliação na aprendizagem e refutando possíveis hipóteses equivocadas. Espera-se que os alunos tenham feito observações e reflexões sobre as partes fundamentais do corpo humano, percebendo semelhanças e diferenças entre o seu próprio corpo e o do colega. Os encaminhamentos e conceitos trabalhados nesta aula podem ser considerados introdutórios para o estudo sobre as funções de algumas partes do corpo . Em aulas posteriores, retome e aprofunde a temática para que os estudantes percebam a função de algumas partes do corpo.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 1º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano