Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_26RDP02
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
- Zoom
- Padlet
- Jamboard
Dicas de uso do Jamboard no link: https://support.google.com/jamboard/#topic=7383644
Para este plano, foque na etapa: Atividade principal
Atividade principal
Para a realização dessa atividade, o aluno precisa ter em mãos a situação-problema. Você pode enviar uma foto do problema via WhatsApp e/ou montar um Painel de Soluções, com um exemplo, como mostrado na Tabela do Plano de Aula, disponível para acesso no link: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1750/resolver-problemas-de-travessia#atividade-discussao-de-solucoes, utilizando o Padlet ou o Jamboard, por exemplo, ou produzir um arquivo de forma que todos possam ter acesso. Essa Atividade favorece o trabalho em grupos colaborativos, com 3 ou 4 participantes, a interação pode ser feita via chamada de grupo pelo WhatsApp, Meet ou Zoom. Oriente os alunos para que leiam o problema, discutam sobre o que entenderam, para a resolução eles poderão desenhar uma figura, utilizar um esquema ou uma Tabela. Se o aluno apresentar dificuldades para compreender e explanar suas estratégias, oralmente ou através de registro (tabela ou esquema), sugiro que proponha os jogos online:
“Ponte Escura” no link https://rachacuca.com.br/jogos/ponte-escura/(acesso em 04 de jul 2020);
“Pinguins numa fria” no link: https://rachacuca.com.br/jogos/pinguins-numa-fria// (acesso em 04 de jul 2020).
Nestes jogos os alunos terão de resolver diferentes situações de travessia.
Solicite aos que alunos que fotografem ou filmem suas estratégias e respostas, nas suas diversas etapas, para compartilhar com a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
Professor, as orientações feitas na Opção 2 do Guia de Intervenção serão úteis na condução dessa discussão. A escuta das possíveis soluções é muito importante. Deixe que os alunos compartilhem suas respostas, seja por áudio, vídeo ou fotos se a aula for síncrona, ou por meio do Painel de Soluções interativo, no Padlet, no Jamboard ou ainda em um arquivo de forma que todos possam ter acesso.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que envolvam os familiares na discussão das estratégias para chegar às soluções, é um momento favorável para interação lúdica e troca de conhecimentos em família. Entretanto, é importante tomar cuidado porque, apesar da indicação, as pessoas que convivem com os alunos nesse momento de distanciamento social, podem estar envolvidos com outros afazeres.
Sugestão Enviada Por: Maria Aparecida Nemet
Código: MAT8_26RDP02
(EF08MA00) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.
AULA 01
AULA 04
AULA 09
Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas numéricos e não numéricos com uma, várias, nenhuma ou infinitas soluções.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes