11521
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Criando Situações Problemas

Plano de aula de Matemática com atividades para 9° ano do Fundamental sobre situações problemas

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudia Flora Degrava,

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cláudia Flora Degrava

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

Não há.



Objetivos específicos

Elaborar e resolver situação problema a partir de questionamentos.

Conceito-chave

Situações problemas

Recursos necessários

  • Borracha, caneta e/ou lápis.  
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Projetor (opcional)
  • Lousa, giz ou caneta.  


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:
Apresente o objetivo para a turma e pergunte se conseguem imaginar como será a aula.

É sugerido que esta aula seja realizada com a turma organizada em grupos de 4 aulas em média. O agrupamento para ser produtivo precisa contar com estudantes de conhecimentos diferentes, porém próximos.

Propósito: Preparar a turma e comunicar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minuto. (slides 3 e 4).

Orientação:
Inicie a aula lendo ou projetando o slide para a turma. Em seguida ouça suas ideias.

Propósito: Levantar os conhecimentos que os estudantes possuem sobre um problema matemático.

Discuta com a turma:

  • Todos os problemas tem números?
  • Podemos utilizar imagens para elaborar um problema? Dê exemplos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos. (slides 3 e 4).

Orientação: Peça a um estudante que leia o slide ou apenas complete oralmente com suas informações.

Propósito: Ratificar ou retificar os conhecimentos dos estudantes sobre um problema.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 a 7).

Orientações:
Para a realização desta atividade é sugerido que os estudantes estejam em grupos de aproximadamente 4 alunos. Favoreça agrupamentos sem grandes distanciamentos no nível de aprendizagem. A palavra peso será utilizada com aspas por estar se referindo à massa do tomate e não à força peso.

Apresente a atividade para a turma e reflita sobre o que está faltando para a questão se tornar uma situação problema.

A questão principal do problema estará relacionada com o número mínimo de pesagens para identificação do tomate diferente. Combine com a turma se o tomate terá peso maior ou menor.

Propósito: Refletir sobre possíveis situações problemas.

Discuta com a turma:

  • Você sabe por que a palavra peso está entre aspas?
  • O que precisamos para determinar o “peso” dos tomates?
  • Quais os tipos de balanças vocês conhecem?
  • Utilizando uma balança de dois pratos, pesando um por um, conseguiremos descobrir? E de dois em dois?
  • E se quisermos estabelecer um mínimo de pesagens?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 a 7).

Orientações: Oriente os estudantes na elaboração da atividade. Comece perguntando quantas pesagens seriam necessárias se considerarmos apenas 3 tomates. Reflita sobre a importância de uma boa escrita para que o leitor do problema compreenda. Percorra os grupos identificando necessidades de intervenções e quais problemas irão para o painel de soluções.

Propósito: Produzir uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Qual é a melhor forma de iniciar o seu problema?
  • Vamos imaginar apenas 3 tomates. Seria possível determinar qual é o tomate de menor massa com apenas uma pesagem?
  • Será que é importante decidir como será a divisão inicial dos tomates para a pesagem?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 a 7).

Orientações:
Verifique se os problemas foram elaborados de forma a garantir a resolução. Oriente para reescreverem e não apagarem as versões do problema.

Todo intervalo disponível para a elaboração do problema pode ser resolvido com apenas 3 pesagens.Propósito: Resolver e otimizar o problema elaborado.

Discuta com a turma:

  • O número de tomates tem relação com o número de pesagens?
  • Qual é a melhor forma de se fazer a primeira pesagem?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos. (slides 8 a 11).

Orientações: Este slide é apenas auxiliar e não deve ser apresentado inicialmente. Ao final, achando pertinente, apresente-o para comparação. Escolha um grupo que tenha elaborado um problema solucionável e em seguida um grupo que apresentou dificuldades na elaboração e resolução. Combine previamente com a equipe para que não haja constrangimento. Apresentar os erros para a turma é muito importante, pois através de um erro que se abrem caminhos para a construção da aprendizagem. Além disso, pergunte se alguém utilizou o mesmo número de pesagens, porém com mais tomates.

Conforme ocorrer a apresentação da solução aproveite para discutir com a turma a possibilidade de aumentar o número de tomates ou diminuir as pesagens. É necessário garantir ao menos uma socialização com 3 pesagens.

Propósito: Socializar os problemas produzidos e as soluções encontradas.

Discuta com a turma:

  • A primeira decisão sobre a pesagem pode influenciar na sua quantidade?
  • Para garantir eficácia na pesagem, como devem ser as quantidades de tomates colocados na balança? Iguais ou diferentes?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos. (slides 8 a 11).

Orientações:Este slide é apenas auxiliar e não deve ser apresentado inicialmente. Ao final, achando pertinente, apresente-o para comparação. Escolha um grupo que tenha elaborado um problema solucionável e seguida um grupo que apresentou dificuldades na elaboração e resolução. Combine previamente com a equipe para que não haja constrangimento. Apresentar os erros para a turma é muito importante, pois através de um erro que se abrem caminhos para a construção da aprendizagem. Além disso, pergunte se alguém utilizou o mesmo número de pesagens, porém com mais tomates.

Conforme acontecer a apresentação da solução aproveite para discutir com a turma a possibilidade de aumentar o número de tomates ou diminuir as pesagens. É necessário garantir ao menos uma socialização com 3 pesagens.

Propósito: Socializar os problemas produzidos e as soluções encontradas.

Discuta com a turma:

  • A primeira decisão sobre a pesagem pode influenciar na sua quantidade?
  • Para conseguir garantir eficácia na pesagem, como devem ser as quantidades de tomates colocados na balança?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos. (slides 8 a 11)

Orientação: Este slide é apenas auxiliar e não deve ser apresentado inicialmente. Ao final, achando pertinente, apresente-o para comparação. Escolha um grupo que tenha elaborado um problema solucionável e seguida um grupo que apresentou dificuldades na elaboração e resolução. Combine previamente com a equipe para que não haja constrangimento. Apresentar os erros para a turma é muito importante, pois através de um erro que se abrem caminhos para a construção da aprendizagem. Além disso, pergunte se alguém utilizou o mesmo número de pesagens, porém com mais tomates.

Conforme acontecer a apresentação da solução aproveite para discutir com a turma a possibilidade de aumentar o número de tomates ou diminuir as pesagens. É necessário garantir ao menos uma socialização com 3 pesagens.

Propósito: Socializar os problemas produzidos e as soluções encontradas.

Discuta com a turma:

  • A primeira decisão sobre a pesagem pode influenciar na sua quantidade?
  • Para conseguir garantir eficácia na pesagem, como devem ser as quantidades de tomates colocados na balança?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos. (slides 8 a 11)

Orientação: Este slide é apenas auxiliar e não deve ser apresentado inicialmente. Ao final, achando pertinente, apresente-o para comparação. Escolha um grupo que tenha elaborado um problema solucionável e seguida um grupo que apresentou dificuldades na elaboração e resolução. Combine previamente com a equipe para que não haja constrangimento. Apresentar os erros para a turma é muito importante, pois através de um erro que se abrem caminhos para a construção da aprendizagem. Além disso, pergunte se alguém utilizou o mesmo número de pesagens, porém com mais tomates.

Conforme acontecer a apresentação da solução aproveite para discutir com a turma a possibilidade de aumentar o número de tomates ou diminuir as pesagens. É necessário garantir ao menos uma socialização com 3 pesagens.

Propósito: Socializar os problemas produzidos e as soluções encontradas.

Discuta com a turma:

  • A primeira decisão sobre a pesagem pode influenciar na sua quantidade?
  • Para conseguir garantir eficácia na pesagem, como devem ser as quantidades de tomates colocados na balança?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Converse com a turma sobre a aula, problema criado e resolução. Pretende-se concluir que, para a produção do problema, foi preciso pensar nos dados, não deixando de relacioná-los com a questão a ser respondida.

Se preciso, leia o slide para a turma.

Propósito: Refletir sobre um bom problema.

Discuta com a turma:

  • Você sabe o que significa algo instigante? Nossos problemas tinham esta característica?
  • Os problemas solucionáveis precisam ter dados suficientes para tal. Nossos problemas tinham soluções?
  • Por que alguns problemas não tiveram solução?
  • Tivemos problemas com mais de uma solução?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Entregue a atividade individualmente. Perceba se existe dificuldades na elaboração e se ela é possível de resolução. Ao final faça um levantamento oral com a turma sobre o produziram. Para isso é necessário percorrer por entre as carteiras decidindo os questionamentos.

Para o calculo mensal, após questionamentos, sugira a utilização de 20 dias.

Propósito: Avaliar a aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Os dados são suficientes para resolução?
  • A escrita está clara?
  • Como conseguir produzir duas resoluções?
  • Para fazer a conta mensal, usamos 30 dias? Qual seria o número ideal?
  • Será importante mencionar aproximadamente ou o resultado é exato?
  • É possível dar a resposta final em número não inteiro? Por que?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:
Apresente o objetivo para a turma e pergunte se conseguem imaginar como será a aula.

É sugerido que esta aula seja realizada com a turma organizada em grupos de 4 aulas em média. O agrupamento para ser produtivo precisa contar com estudantes de conhecimentos diferentes, porém próximos.

Propósito: Preparar a turma e comunicar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cláudia Flora Degrava

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

Não há.



Objetivos específicos

Elaborar e resolver situação problema a partir de questionamentos.

Conceito-chave

Situações problemas

Recursos necessários

  • Borracha, caneta e/ou lápis.  
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Projetor (opcional)
  • Lousa, giz ou caneta.  

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minuto. (slides 3 e 4).

Orientação:
Inicie a aula lendo ou projetando o slide para a turma. Em seguida ouça suas ideias.

Propósito: Levantar os conhecimentos que os estudantes possuem sobre um problema matemático.

Discuta com a turma:

  • Todos os problemas tem números?
  • Podemos utilizar imagens para elaborar um problema? Dê exemplos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos. (slides 3 e 4).

Orientação: Peça a um estudante que leia o slide ou apenas complete oralmente com suas informações.

Propósito: Ratificar ou retificar os conhecimentos dos estudantes sobre um problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 a 7).

Orientações:
Para a realização desta atividade é sugerido que os estudantes estejam em grupos de aproximadamente 4 alunos. Favoreça agrupamentos sem grandes distanciamentos no nível de aprendizagem. A palavra peso será utilizada com aspas por estar se referindo à massa do tomate e não à força peso.

Apresente a atividade para a turma e reflita sobre o que está faltando para a questão se tornar uma situação problema.

A questão principal do problema estará relacionada com o número mínimo de pesagens para identificação do tomate diferente. Combine com a turma se o tomate terá peso maior ou menor.

Propósito: Refletir sobre possíveis situações problemas.

Discuta com a turma:

  • Você sabe por que a palavra peso está entre aspas?
  • O que precisamos para determinar o “peso” dos tomates?
  • Quais os tipos de balanças vocês conhecem?
  • Utilizando uma balança de dois pratos, pesando um por um, conseguiremos descobrir? E de dois em dois?
  • E se quisermos estabelecer um mínimo de pesagens?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 a 7).

Orientações: Oriente os estudantes na elaboração da atividade. Comece perguntando quantas pesagens seriam necessárias se considerarmos apenas 3 tomates. Reflita sobre a importância de uma boa escrita para que o leitor do problema compreenda. Percorra os grupos identificando necessidades de intervenções e quais problemas irão para o painel de soluções.

Propósito: Produzir uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Qual é a melhor forma de iniciar o seu problema?
  • Vamos imaginar apenas 3 tomates. Seria possível determinar qual é o tomate de menor massa com apenas uma pesagem?
  • Será que é importante decidir como será a divisão inicial dos tomates para a pesagem?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 a 7).

Orientações:
Verifique se os problemas foram elaborados de forma a garantir a resolução. Oriente para reescreverem e não apagarem as versões do problema.

Todo intervalo disponível para a elaboração do problema pode ser resolvido com apenas 3 pesagens.Propósito: Resolver e otimizar o problema elaborado.

Discuta com a turma:

  • O número de tomates tem relação com o número de pesagens?
  • Qual é a melhor forma de se fazer a primeira pesagem?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos. (slides 8 a 11).

Orientações: Este slide é apenas auxiliar e não deve ser apresentado inicialmente. Ao final, achando pertinente, apresente-o para comparação. Escolha um grupo que tenha elaborado um problema solucionável e em seguida um grupo que apresentou dificuldades na elaboração e resolução. Combine previamente com a equipe para que não haja constrangimento. Apresentar os erros para a turma é muito importante, pois através de um erro que se abrem caminhos para a construção da aprendizagem. Além disso, pergunte se alguém utilizou o mesmo número de pesagens, porém com mais tomates.

Conforme ocorrer a apresentação da solução aproveite para discutir com a turma a possibilidade de aumentar o número de tomates ou diminuir as pesagens. É necessário garantir ao menos uma socialização com 3 pesagens.

Propósito: Socializar os problemas produzidos e as soluções encontradas.

Discuta com a turma:

  • A primeira decisão sobre a pesagem pode influenciar na sua quantidade?
  • Para garantir eficácia na pesagem, como devem ser as quantidades de tomates colocados na balança? Iguais ou diferentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos. (slides 8 a 11).

Orientações:Este slide é apenas auxiliar e não deve ser apresentado inicialmente. Ao final, achando pertinente, apresente-o para comparação. Escolha um grupo que tenha elaborado um problema solucionável e seguida um grupo que apresentou dificuldades na elaboração e resolução. Combine previamente com a equipe para que não haja constrangimento. Apresentar os erros para a turma é muito importante, pois através de um erro que se abrem caminhos para a construção da aprendizagem. Além disso, pergunte se alguém utilizou o mesmo número de pesagens, porém com mais tomates.

Conforme acontecer a apresentação da solução aproveite para discutir com a turma a possibilidade de aumentar o número de tomates ou diminuir as pesagens. É necessário garantir ao menos uma socialização com 3 pesagens.

Propósito: Socializar os problemas produzidos e as soluções encontradas.

Discuta com a turma:

  • A primeira decisão sobre a pesagem pode influenciar na sua quantidade?
  • Para conseguir garantir eficácia na pesagem, como devem ser as quantidades de tomates colocados na balança?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos. (slides 8 a 11)

Orientação: Este slide é apenas auxiliar e não deve ser apresentado inicialmente. Ao final, achando pertinente, apresente-o para comparação. Escolha um grupo que tenha elaborado um problema solucionável e seguida um grupo que apresentou dificuldades na elaboração e resolução. Combine previamente com a equipe para que não haja constrangimento. Apresentar os erros para a turma é muito importante, pois através de um erro que se abrem caminhos para a construção da aprendizagem. Além disso, pergunte se alguém utilizou o mesmo número de pesagens, porém com mais tomates.

Conforme acontecer a apresentação da solução aproveite para discutir com a turma a possibilidade de aumentar o número de tomates ou diminuir as pesagens. É necessário garantir ao menos uma socialização com 3 pesagens.

Propósito: Socializar os problemas produzidos e as soluções encontradas.

Discuta com a turma:

  • A primeira decisão sobre a pesagem pode influenciar na sua quantidade?
  • Para conseguir garantir eficácia na pesagem, como devem ser as quantidades de tomates colocados na balança?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos. (slides 8 a 11)

Orientação: Este slide é apenas auxiliar e não deve ser apresentado inicialmente. Ao final, achando pertinente, apresente-o para comparação. Escolha um grupo que tenha elaborado um problema solucionável e seguida um grupo que apresentou dificuldades na elaboração e resolução. Combine previamente com a equipe para que não haja constrangimento. Apresentar os erros para a turma é muito importante, pois através de um erro que se abrem caminhos para a construção da aprendizagem. Além disso, pergunte se alguém utilizou o mesmo número de pesagens, porém com mais tomates.

Conforme acontecer a apresentação da solução aproveite para discutir com a turma a possibilidade de aumentar o número de tomates ou diminuir as pesagens. É necessário garantir ao menos uma socialização com 3 pesagens.

Propósito: Socializar os problemas produzidos e as soluções encontradas.

Discuta com a turma:

  • A primeira decisão sobre a pesagem pode influenciar na sua quantidade?
  • Para conseguir garantir eficácia na pesagem, como devem ser as quantidades de tomates colocados na balança?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Converse com a turma sobre a aula, problema criado e resolução. Pretende-se concluir que, para a produção do problema, foi preciso pensar nos dados, não deixando de relacioná-los com a questão a ser respondida.

Se preciso, leia o slide para a turma.

Propósito: Refletir sobre um bom problema.

Discuta com a turma:

  • Você sabe o que significa algo instigante? Nossos problemas tinham esta característica?
  • Os problemas solucionáveis precisam ter dados suficientes para tal. Nossos problemas tinham soluções?
  • Por que alguns problemas não tiveram solução?
  • Tivemos problemas com mais de uma solução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Entregue a atividade individualmente. Perceba se existe dificuldades na elaboração e se ela é possível de resolução. Ao final faça um levantamento oral com a turma sobre o produziram. Para isso é necessário percorrer por entre as carteiras decidindo os questionamentos.

Para o calculo mensal, após questionamentos, sugira a utilização de 20 dias.

Propósito: Avaliar a aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Os dados são suficientes para resolução?
  • A escrita está clara?
  • Como conseguir produzir duas resoluções?
  • Para fazer a conta mensal, usamos 30 dias? Qual seria o número ideal?
  • Será importante mencionar aproximadamente ou o resultado é exato?
  • É possível dar a resposta final em número não inteiro? Por que?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 9º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a analisar dados, atentando para o cerne da questão, propondo e comunicando possíveis soluções em problemas com excesso ou falta de dados, numéricos ou não.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano