Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cláudia Flora Degrava
Mentor: Fernando de Mello Trevisani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Não há.
Objetivos específicos
Elaborar e resolver situação problema a partir de questionamentos.
Conceito-chave
Situações problemas
Recursos necessários
- Borracha, caneta e/ou lápis.
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Projetor (opcional)
- Lousa, giz ou caneta.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Apresente o objetivo para a turma e pergunte se conseguem imaginar como será a aula.
É sugerido que esta aula seja realizada com a turma organizada em grupos de 4 aulas em média. O agrupamento para ser produtivo precisa contar com estudantes de conhecimentos diferentes, porém próximos.
Propósito: Preparar a turma e comunicar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 2 minuto. (slides 3 e 4).
Orientação:
Inicie a aula lendo ou projetando o slide para a turma. Em seguida ouça suas ideias.
Propósito: Levantar os conhecimentos que os estudantes possuem sobre um problema matemático.
Discuta com a turma:
- Todos os problemas tem números?
- Podemos utilizar imagens para elaborar um problema? Dê exemplos.
Retomada
Tempo sugerido: 2 minutos. (slides 3 e 4).
Orientação: Peça a um estudante que leia o slide ou apenas complete oralmente com suas informações.
Propósito: Ratificar ou retificar os conhecimentos dos estudantes sobre um problema.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 a 7).
Orientações:
Para a realização desta atividade é sugerido que os estudantes estejam em grupos de aproximadamente 4 alunos. Favoreça agrupamentos sem grandes distanciamentos no nível de aprendizagem. A palavra peso será utilizada com aspas por estar se referindo à massa do tomate e não à força peso.
Apresente a atividade para a turma e reflita sobre o que está faltando para a questão se tornar uma situação problema.
A questão principal do problema estará relacionada com o número mínimo de pesagens para identificação do tomate diferente. Combine com a turma se o tomate terá peso maior ou menor.
Propósito: Refletir sobre possíveis situações problemas.
Discuta com a turma:
- Você sabe por que a palavra peso está entre aspas?
- O que precisamos para determinar o “peso” dos tomates?
- Quais os tipos de balanças vocês conhecem?
- Utilizando uma balança de dois pratos, pesando um por um, conseguiremos descobrir? E de dois em dois?
- E se quisermos estabelecer um mínimo de pesagens?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 a 7).
Orientações: Oriente os estudantes na elaboração da atividade. Comece perguntando quantas pesagens seriam necessárias se considerarmos apenas 3 tomates. Reflita sobre a importância de uma boa escrita para que o leitor do problema compreenda. Percorra os grupos identificando necessidades de intervenções e quais problemas irão para o painel de soluções.
Propósito: Produzir uma situação problema.
Discuta com a turma:
- Qual é a melhor forma de iniciar o seu problema?
- Vamos imaginar apenas 3 tomates. Seria possível determinar qual é o tomate de menor massa com apenas uma pesagem?
- Será que é importante decidir como será a divisão inicial dos tomates para a pesagem?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 a 7).
Orientações:
Verifique se os problemas foram elaborados de forma a garantir a resolução. Oriente para reescreverem e não apagarem as versões do problema.
Todo intervalo disponível para a elaboração do problema pode ser resolvido com apenas 3 pesagens.Propósito: Resolver e otimizar o problema elaborado.
Discuta com a turma:
- O número de tomates tem relação com o número de pesagens?
- Qual é a melhor forma de se fazer a primeira pesagem?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 16 minutos. (slides 8 a 11).
Orientações: Este slide é apenas auxiliar e não deve ser apresentado inicialmente. Ao final, achando pertinente, apresente-o para comparação. Escolha um grupo que tenha elaborado um problema solucionável e em seguida um grupo que apresentou dificuldades na elaboração e resolução. Combine previamente com a equipe para que não haja constrangimento. Apresentar os erros para a turma é muito importante, pois através de um erro que se abrem caminhos para a construção da aprendizagem. Além disso, pergunte se alguém utilizou o mesmo número de pesagens, porém com mais tomates.
Conforme ocorrer a apresentação da solução aproveite para discutir com a turma a possibilidade de aumentar o número de tomates ou diminuir as pesagens. É necessário garantir ao menos uma socialização com 3 pesagens.
Propósito: Socializar os problemas produzidos e as soluções encontradas.
Discuta com a turma:
- A primeira decisão sobre a pesagem pode influenciar na sua quantidade?
- Para garantir eficácia na pesagem, como devem ser as quantidades de tomates colocados na balança? Iguais ou diferentes?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 16 minutos. (slides 8 a 11).
Orientações:Este slide é apenas auxiliar e não deve ser apresentado inicialmente. Ao final, achando pertinente, apresente-o para comparação. Escolha um grupo que tenha elaborado um problema solucionável e seguida um grupo que apresentou dificuldades na elaboração e resolução. Combine previamente com a equipe para que não haja constrangimento. Apresentar os erros para a turma é muito importante, pois através de um erro que se abrem caminhos para a construção da aprendizagem. Além disso, pergunte se alguém utilizou o mesmo número de pesagens, porém com mais tomates.
Conforme acontecer a apresentação da solução aproveite para discutir com a turma a possibilidade de aumentar o número de tomates ou diminuir as pesagens. É necessário garantir ao menos uma socialização com 3 pesagens.
Propósito: Socializar os problemas produzidos e as soluções encontradas.
Discuta com a turma:
- A primeira decisão sobre a pesagem pode influenciar na sua quantidade?
- Para conseguir garantir eficácia na pesagem, como devem ser as quantidades de tomates colocados na balança?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 16 minutos. (slides 8 a 11)
Orientação: Este slide é apenas auxiliar e não deve ser apresentado inicialmente. Ao final, achando pertinente, apresente-o para comparação. Escolha um grupo que tenha elaborado um problema solucionável e seguida um grupo que apresentou dificuldades na elaboração e resolução. Combine previamente com a equipe para que não haja constrangimento. Apresentar os erros para a turma é muito importante, pois através de um erro que se abrem caminhos para a construção da aprendizagem. Além disso, pergunte se alguém utilizou o mesmo número de pesagens, porém com mais tomates.
Conforme acontecer a apresentação da solução aproveite para discutir com a turma a possibilidade de aumentar o número de tomates ou diminuir as pesagens. É necessário garantir ao menos uma socialização com 3 pesagens.
Propósito: Socializar os problemas produzidos e as soluções encontradas.
Discuta com a turma:
- A primeira decisão sobre a pesagem pode influenciar na sua quantidade?
- Para conseguir garantir eficácia na pesagem, como devem ser as quantidades de tomates colocados na balança?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 16 minutos. (slides 8 a 11)
Orientação: Este slide é apenas auxiliar e não deve ser apresentado inicialmente. Ao final, achando pertinente, apresente-o para comparação. Escolha um grupo que tenha elaborado um problema solucionável e seguida um grupo que apresentou dificuldades na elaboração e resolução. Combine previamente com a equipe para que não haja constrangimento. Apresentar os erros para a turma é muito importante, pois através de um erro que se abrem caminhos para a construção da aprendizagem. Além disso, pergunte se alguém utilizou o mesmo número de pesagens, porém com mais tomates.
Conforme acontecer a apresentação da solução aproveite para discutir com a turma a possibilidade de aumentar o número de tomates ou diminuir as pesagens. É necessário garantir ao menos uma socialização com 3 pesagens.
Propósito: Socializar os problemas produzidos e as soluções encontradas.
Discuta com a turma:
- A primeira decisão sobre a pesagem pode influenciar na sua quantidade?
- Para conseguir garantir eficácia na pesagem, como devem ser as quantidades de tomates colocados na balança?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Converse com a turma sobre a aula, problema criado e resolução. Pretende-se concluir que, para a produção do problema, foi preciso pensar nos dados, não deixando de relacioná-los com a questão a ser respondida.
Se preciso, leia o slide para a turma.
Propósito: Refletir sobre um bom problema.
Discuta com a turma:
- Você sabe o que significa algo instigante? Nossos problemas tinham esta característica?
- Os problemas solucionáveis precisam ter dados suficientes para tal. Nossos problemas tinham soluções?
- Por que alguns problemas não tiveram solução?
- Tivemos problemas com mais de uma solução?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Entregue a atividade individualmente. Perceba se existe dificuldades na elaboração e se ela é possível de resolução. Ao final faça um levantamento oral com a turma sobre o produziram. Para isso é necessário percorrer por entre as carteiras decidindo os questionamentos.
Para o calculo mensal, após questionamentos, sugira a utilização de 20 dias.
Propósito: Avaliar a aprendizagem.
Discuta com a turma:
- Os dados são suficientes para resolução?
- A escrita está clara?
- Como conseguir produzir duas resoluções?
- Para fazer a conta mensal, usamos 30 dias? Qual seria o número ideal?
- Será importante mencionar aproximadamente ou o resultado é exato?
- É possível dar a resposta final em número não inteiro? Por que?
Materiais complementares para impressão: