Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Criando Situações Problemas
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resolvendo problemas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cláudia Flora Degrava
Mentor: Fernando de Mello Trevisani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Não há.
Objetivos específicos
Elaborar e resolver situação problema a partir de questionamentos.
Conceito-chave
Situações problemas
Recursos necessários
- Borracha, caneta e/ou lápis.
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Projetor (opcional)
- Lousa, giz ou caneta.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Elaborar e resolver situação problema a partir de questionamentos.
Aula
Resumo da Aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Apresente o objetivo para a turma e pergunte se conseguem imaginar como será a aula.
É sugerido que esta aula seja realizada com a turma organizada em grupos de 4 aulas em média. O agrupamento para ser produtivo precisa contar com estudantes de conhecimentos diferentes, porém próximos.
Propósito: Preparar a turma e comunicar o objetivo da aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO