Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo da aula para a turma.
É sugerido que esta aula se inicie com os estudantes distribuídos em duplas. O agrupamento para ser produtivo precisa contar com estudantes de conhecimentos diferentes, porém sem grandes distanciamentos. No momento da discussão das soluçõe deixe que os estudantes se agrupem (3 duplas juntas).
Propósito: Preparar a turma e comunicar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 e 4)
Orientação: Faça os questionamentos com a turma, projetando ou lendo o slide. Ouça as respostas e conduza para que a turma retome a ordem das operações: primeiro divisão e multiplicação (na ordem em que aparecem) e depois adição e subtração (na ordem em que aparecem).
Propósito: Retomar a ordem das operações em uma expressão numérica.
Discuta com a turma:
- Se aparecer multiplicação e divisão, qual devemos resolver primeiro?
- Você conhece sua calculadora?
- Se digitar errado, existe alguma tecla em sua calculadora que apaga apenas o erro? Se não existe, como você faz quando erra e não pode apagar tudo?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 e 4)
Orientação: Apresente o exercício e ouça a resposta calculada mentalmente. Esta deve ser 99 pontos. Em seguida, peça que investiguem a calculadora para prepararem para a atividade principal da aula.
Propósito: Investigar o como uma calculadora opera.
Discuta com a turma:
- O resultado foi correto? Se sim, é por que ela respeita a ordem matemática das operações, ou não?
- Se não foi correto, existe uma forma de dar o resultado correto?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientação: Apresente a atividade para as duplas ou entregue a folha impressa. Durante a resolução, caminhe por entre eles para acompanhar o desenvolvimento e selecionar duplas para apresentar o como encontrou a idade do irmão de Cauê. Além disso, crie condições para que as duplas tomem decisões na resolução. Ao tirar as dúvidas, evite responder às perguntas. Faça com que haja reflexões e os conhecimentos anteriores sejam articulados, chegando à resposta necessária. Para esta atividade sugerimos a utilização de 365 dias. Oriente os estudantes no uso calculadoras simples e registro das respostas no caderno.
Entregue um pedaço de papel para que registrem a sequência de operação incorreta. Esta será utilizada na próxima etapa da aula.
Propósito: Resolver um problema com calculadora.
Discuta com a turma:
- Quantas horas temos em um ano? E segundos?
- Não podemos utilizar o número 6. Existe alguma possibilidade de digitar outros números envolvidos por uma operação e aparecer o 6?
- Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Inicie a socialização agrupando três duplas livremente. Peça que uma dupla (previamente selecionada) apresente o como encontrou a idade do irmão de Cauê. Em seguida, pergunte se alguém encontrou outra resposta. Se durante a resolução da atividade, você já identificou algum erro importante para socializar, combine previamente para que não haja constrangimento, e peça para que compartilhe com a turma.
Socialize também uma sequência correta de resolução sem o número 6.
Em seguida, oriente a troca dos papéis, que estão com a sequência incorreta, no grupo formado e peça que tentem encontrar o erro. Caso alguma dupla não consiga justificar o erro, peça que compartilhe com a sala. No entanto, analise previamente o que será compartilhado.
Propósito: Discutir as resoluções e analisar os erros.
Discuta com a turma:
- Qual é a diferença na sua sequência errada com a sequência analisada no papel da outra dupla?
- Esta diferença alterou o resultado?
- O resultado encontrado no papel recebido é possível? Se sim, como você sabe que está errado?
- Que momento podemos decompor em somas e que momento em multiplicações, neste problema?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Converse com a turma sobre a importância da calculadora nos dias de hoje. Ela é uma facilitadora. No entanto, não elimina a necessidade de um bom conhecimento matemático.
Propósito: Evidenciar a importância do conhecimento matemático para se operar uma calculadora.
Discuta com a turma:
- Vocês já passaram por situações onde a calculadora apresentou a resposta não esperada? Dêem exemplos.
- Qual profissão a calculadora é muito útil? É possível ser esse bom profissional sem conhecimento matemático, apenas por ter uma calculadora?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Entregue a atividade individualmente. Será necessário percorrer por entre as carteiras para identificar as escolhas para a resolução.
Propósito: Avaliar a aprendizagem.
Discuta com a turma:
- De acordo com o enunciado, podemos utilizar outros algarismos?
- Podemos digitar números com vírgula, ou seja, racionais?
- Dizer que utilizou os mesmos algarismos significa que foram digitados os mesmos números?
- Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução atividade raio x
Resolução atividade complementar