11461
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - ”Tenha R$ 100,00 e fique Sem”

Plano de aula de Matemática com atividades para 1ºano do Fundamental sobre Cédulas e moedas que compõem o Sistema Monetário Nacional.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Cristina Alves Bento

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Michele Cristina Alves Bento

Mentor: Reginaldo de  O. Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do Sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.



Objetivos específicos

Compreender ideias de composição de valores do Sistema de Monetário Nacional através de situações do cotidiano.

Conceito-chave

Cédulas e moedas que compõem o Sistema Monetário Nacional.



Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Canetinhas;
  • Fita crepe/adesiva;
  • Montes de cédulas e moedas imitações das verdadeiras (existem materiais para recorte, geralmente nos anexos de livros didáticos consumíveis e que poderão ser previamente recortados e guardados, individualmente em envelopes, para serem utilizados em diversas aulas sobre o Sistema Monetário Brasileiro). É interessante que as moedas que representam os centavos também estejam disponíveis no envelope do aluno. As imitações das cédulas e moedas devem estar em quantidade dobrada ou triplicada, para melhor manuseio e maior possibilidade de representações.



Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Ideias em construção acerca do Sistema de Numeração Decimal: números, quantificação, sequência crescente e decrescente, contagem de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc.;
  • Ideias acerca do Campo Aditivo: quantos a mais, quantos a menos, noção de acrescentar.
  • Conhecimentos de números na casa da centena.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Instigar alunos a trazer os conhecimentos sobre o sistema monetário brasileiro, e onde podemos encontrar valores mais altos.

Propósito: Explorar valores do Sistema Monetário Nacional a partir da composição e decomposição dos maiores valores.

Discuta com a turma:

  • Quais são as situações de nosso cotidiano em que utilizamos grandes valores?
  • Quais as cédulas presentes em Nosso Sistema Monetário Nacional, representam os maiores valores?
  • As moedas representam maiores ou menores valores?
  • Podemos formar valores maiores que R$ 100,00?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientação: Alunos em duplas, com uma cartela, procurando compor valores que formem R$ 100,00. O material para ser impresso encontra-se aqui. Após distribuir as cartelas, explicar que o objetivo do jogo é que as duplas que primeiramente formarem o valor total de R$ 100, 00 deverão gritar BINGO! Alunos dispostos em duplas, o professor previamente deverá ter preparado os papeis para serem sorteados (estão no material para impressão do BINGO, aqui), poderão colocá-los ou numa caixinha ou num saquinho. O sorteio acontece como num bingo normal, mas os papéis a serem sorteados indicam um produto com um valor. À medida que os sorteios ocorrerem, as duplas deverão marcar as cartelas (com um feijão, ou outro elemento que não rasure as cartelas, pois poderão ser utilizadas novamente), e quem formar o valor de R$ 100,00 reais primeiro deverá gritar BINGO! Caso apenas uma dupla marque, é continuar até mais duplas conseguirem chegar à cem. Não é uma regra que todas as duplas cheguem, pois as que não chegarem ao valor de cem reais, na próxima etapa de discussão das Soluções, poderão evidenciar e trocar ideias sobre os valores aos quais chegaram, refletindo sobre os valores que faltariam. Não existe uma premiação , pois o objetivo estã na troca e vivência de ideias matemática. Essas questões poderão ser abordadas e combinadas antes do início da atividades.

Propósito: alunos em duplas em situação de esforço produtivo para representar R$ 100,00, à partir da soma dos valores sorteados presentes em sua cartela de bingo. Somar os valores sorteados, presentes nas cartelas. Ao formar o valor de R$ 100,00, gritar BINGO!

Discuta com a turma:

  • Vocês já brincaram de Bingo?
  • Quais as regras dessa atividade?
  • Vamos observar as cartelas?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Organize ações para que as duplas apresentem as ideias utilizadas durante a atividade. Primeiramente, devem-se apresentar as duplas que gritaram BINGO, e chegaram à soma de R$ 100,00. Logo, poderão ser chamadas as duplas que não chegaram a R$ 100,00.

Discuta com a turma:

  • Todos utilizaram o mesmo percurso para chegar à R$ 100,00?
  • Quais recursos foram utilizados para somar os valores?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Retome as ideias da aula, elencando os principais pontos de forma breve e pontual.

Discuta com a turma:

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos que utilizamos cédulas e moedas para formar valores diferentes, em situações de nosso dia a dia.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientação: Retome a informação de que a atividade será individual. Apresente a nova atividade aos alunos lendo-a em voz alta. Durante a resolução, faça as intervenções individualmente.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Michele Cristina Alves Bento

Mentor: Reginaldo de  O. Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do Sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.



Objetivos específicos

Compreender ideias de composição de valores do Sistema de Monetário Nacional através de situações do cotidiano.

Conceito-chave

Cédulas e moedas que compõem o Sistema Monetário Nacional.



Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Canetinhas;
  • Fita crepe/adesiva;
  • Montes de cédulas e moedas imitações das verdadeiras (existem materiais para recorte, geralmente nos anexos de livros didáticos consumíveis e que poderão ser previamente recortados e guardados, individualmente em envelopes, para serem utilizados em diversas aulas sobre o Sistema Monetário Brasileiro). É interessante que as moedas que representam os centavos também estejam disponíveis no envelope do aluno. As imitações das cédulas e moedas devem estar em quantidade dobrada ou triplicada, para melhor manuseio e maior possibilidade de representações.



Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Ideias em construção acerca do Sistema de Numeração Decimal: números, quantificação, sequência crescente e decrescente, contagem de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc.;
  • Ideias acerca do Campo Aditivo: quantos a mais, quantos a menos, noção de acrescentar.
  • Conhecimentos de números na casa da centena.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Instigar alunos a trazer os conhecimentos sobre o sistema monetário brasileiro, e onde podemos encontrar valores mais altos.

Propósito: Explorar valores do Sistema Monetário Nacional a partir da composição e decomposição dos maiores valores.

Discuta com a turma:

  • Quais são as situações de nosso cotidiano em que utilizamos grandes valores?
  • Quais as cédulas presentes em Nosso Sistema Monetário Nacional, representam os maiores valores?
  • As moedas representam maiores ou menores valores?
  • Podemos formar valores maiores que R$ 100,00?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientação: Alunos em duplas, com uma cartela, procurando compor valores que formem R$ 100,00. O material para ser impresso encontra-se aqui. Após distribuir as cartelas, explicar que o objetivo do jogo é que as duplas que primeiramente formarem o valor total de R$ 100, 00 deverão gritar BINGO! Alunos dispostos em duplas, o professor previamente deverá ter preparado os papeis para serem sorteados (estão no material para impressão do BINGO, aqui), poderão colocá-los ou numa caixinha ou num saquinho. O sorteio acontece como num bingo normal, mas os papéis a serem sorteados indicam um produto com um valor. À medida que os sorteios ocorrerem, as duplas deverão marcar as cartelas (com um feijão, ou outro elemento que não rasure as cartelas, pois poderão ser utilizadas novamente), e quem formar o valor de R$ 100,00 reais primeiro deverá gritar BINGO! Caso apenas uma dupla marque, é continuar até mais duplas conseguirem chegar à cem. Não é uma regra que todas as duplas cheguem, pois as que não chegarem ao valor de cem reais, na próxima etapa de discussão das Soluções, poderão evidenciar e trocar ideias sobre os valores aos quais chegaram, refletindo sobre os valores que faltariam. Não existe uma premiação , pois o objetivo estã na troca e vivência de ideias matemática. Essas questões poderão ser abordadas e combinadas antes do início da atividades.

Propósito: alunos em duplas em situação de esforço produtivo para representar R$ 100,00, à partir da soma dos valores sorteados presentes em sua cartela de bingo. Somar os valores sorteados, presentes nas cartelas. Ao formar o valor de R$ 100,00, gritar BINGO!

Discuta com a turma:

  • Vocês já brincaram de Bingo?
  • Quais as regras dessa atividade?
  • Vamos observar as cartelas?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Organize ações para que as duplas apresentem as ideias utilizadas durante a atividade. Primeiramente, devem-se apresentar as duplas que gritaram BINGO, e chegaram à soma de R$ 100,00. Logo, poderão ser chamadas as duplas que não chegaram a R$ 100,00.

Discuta com a turma:

  • Todos utilizaram o mesmo percurso para chegar à R$ 100,00?
  • Quais recursos foram utilizados para somar os valores?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Retome as ideias da aula, elencando os principais pontos de forma breve e pontual.

Discuta com a turma:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos que utilizamos cédulas e moedas para formar valores diferentes, em situações de nosso dia a dia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientação: Retome a informação de que a atividade será individual. Apresente a nova atividade aos alunos lendo-a em voz alta. Durante a resolução, faça as intervenções individualmente.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 1º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os estudantes aprendem medidas de comprimentos, massa, tempo e capacidade com unidades não padronizadas e conhecem o sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano