11434
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Geometria

Plano de aula - As vistas de prismas e pirâmides

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Resolver problemas, utilizando a percepção espacial englobando prismas e pirâmides.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiane de Souza Pereira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano

MAT6_14GEO10

Recursos

- Necessários: Folha sulfite, lápis, caderno, malha quadriculada

- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp, Teams 

POLY: https://poly-pro.softonic.com.br/?ex=MOB-609.2

Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal 

Atividade Principal 

Você pode fazer uma sala de aula invertida. Ou seja, você disponibiliza com antecedência para os alunos o arquivo da “Atividade Principal”. Peça que os alunos observem as vistas laterais, frontais e superiores dos amigos Daniel e Guilherme e imaginar quais sólidos podem ser montados. Eles podem pesquisar na internet ou navegar pelo POLY : https://poly-pro.softonic.com.br/?ex=MOB-609.2 para ver alguns sólidos e suas planificações em diferentes ângulos. Em seguida, peça para que antes do encontro, façam um esboço na malha quadriculada (se possível) dos possíveis sólidos de acordo com as vistas encontradas pelos amigos. No dia do encontro (Meet, Hangouts, Zoom, Teams), compartilhe a tela das “vistas”. Você pode numerar cada figura para ficar mais fácil dos meninos opinarem. Faça de forma que você possa mover as figuras para que fiquem uma ao lado da outra. Antes de montar, faça o “Discuta com a turma”. Certifique se todos montaram, se tiveram dificuldade em compor, pensar no sólido ou no próprio movimento de desenhar. Converse com eles sobre isso. Deixe-os à vontade para compartilhar sua vivência.  Em seguida, volte nas figuras que você juntou e com as respostas dos alunos, monte os sólidos correspondentes. Veja as semelhanças e diferenças entre as faces, discuta sobre os polígonos que os compõem e sobre as vistas. O que difere um do outro? Como você pensou? O que foi determinante para pensar  “nesse” sólido? Faça um fechamento da aula fazendo um registro das aprendizagens dos sólidos montados.

Convite às famílias

A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos. 

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_14GEO10

(EF06MA17) Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas