11411
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Juros compostos

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º do Fundamental sobre Conceituar e calcular juros compostos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Malta de Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_04NUM07)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora

Retomada
Inicie o contato por meio da rede social escolhida propondo que relembrem o que significa juros simples e compostos.

Atividade principal
- Sabendo a diferença entre os juros simples e compostos, ofereça a seguinte situação: “Pedro aplicou R$ 3000,00 num banco que paga juros de 5% ao ano. Após o período de 6 anos, quanto deveria constar na conta?”

Painel de soluções
- Espera-se que seus alunos percebam que instituições financeiras em geral fazem uso dos juros compostos.
- Assim, as soluções ideais passam diretamente pela correta aplicação da fórmula:

- Mas, se aparecer a resposta:
M = C + C. i . t = 3000 + 3000 . 0,05 . 6 = 3000 + 900 = 3900
Também deve ser considerada correta, pois o problema estava “aberto” sobre o tipo de juros. Porém é correta com o alerta de que, dificilmente, uma instituição financeira faz uso de juros simples, tanto em investimento ou em dívida.

Sistematização
Explique que o tipo de regra de aumento percentual aplicado aqui foi a regra de juros compostos que prevê a aplicação dos juros no montante de cada mês. Fazendo o montante final ser maior. Pois as instituições financeiras em geral fazem uso dela tanto para investimentos quanto para dívidas.

Discussão das soluções e encerramento
Discuta, dentro da ideia apresentada sobre as regras de juros compostos, que também são ditos juros sobre juros que, além de todas as vezes que se falar em juros é preciso saber claramente se é simples ou composto, alerte que as instituições financeiras e lojas, em geral, fazem uso dos juros compostos.

Raio X
Sugira responder à situação: “Juliana aplicou um capital de R$ 1200,00 durante 4 meses a uma taxa de juro composto de 3% ao mês. Quantos reais de juros rendeu essa aplicação? Qual foi o montante no final do período?”

Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, nessa pesquisa sobre os juros compostos, onde e quando são usadas e se as taxas aplicadas são as mesmas para dívidas e investimentos em geral.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_04NUM07

(EF09MA05) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas