11365
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Juros compostos com o uso de tecnologia

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º do Fundamental sobre Resolver problemas envolvendo o cálculo de juros compostos utilizando tecnologia

Plano 09 de 9 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Malta de Sousa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Malta de Sousa

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF09MA05)  Resolução de problemas envolvendo cálculo de percentuais sucessivos : juros simples e compostos com e sem uso da tecnologia.




Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo o cálculo de juros compostos utilizando tecnologia.



Conceito-chave

Juros compostos, juros simples e montante.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Calculadora.
  • Planilha eletrônica.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete escreva na lousa ou leia o objetivo para turma.

Propósito: Formalizar o conceito de juros compostos através de algumas situações práticas do dia a dia.

Discuta com a turma:

  • Qual juro é mais comum de se cobrar em financiamentos e empréstimos?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 5).

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Coloque os alunos em duplas ou trios e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, circule pela sala e observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, nesse momento encoraje os alunos e proponha alguns questionamentos.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de juros para tentar solucionar o problema dado.

Discuta com a turma:

  • Só de olhar o gráfico é possível saber qual coluna indica uma situação de juro simples e uma situação de juro composto? Porquê?
  • O que significa o tempo zero?
  • Porque algumas colunas são de mesmo tamanho outras são de tamanhos diferentes?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 5).

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Coloque os alunos em duplas ou trios e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, circule pela sala e observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, nesse momento encoraje os alunos e proponha alguns questionamentos.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de juros para tentar solucionar o problema dado.

Discuta com a turma:

  • Só de olhar o gráfico é possível saber qual coluna indica uma situação de juro simples e uma situação de juro composto? Porquê?
  • O que significa o tempo zero?
  • Porque algumas colunas são de mesmo tamanho outras são de tamanhos diferentes?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slides 3 a 5).

Orientações: No momento da correção deixe os alunos resolverem, convide um deles para resolver na lousa, verifique se alguém resolveu diferente e convide também para ir na lousa, chame também alunos que resolveram só uma parte ou que resolveram errado. Deixe que os alunos percebam e validem as respostas dos colegas e percebam qual resolução é mais vantajosa. Se os alunos não resolverem o problema, leve-os a identificar a dificuldade. Professor você pode chamar um aluno diferente para calcular cada alternativa.

Propósito: Explorar várias estratégias de resolução da atividade de retomada.

Discuta com a turma:

  • Como identificamos no gráfico o valor do capital inicial aplicado?
  • O que devemos fazer para encontrar a taxa de juros?
  • Só de olhar os valores podemos chutar qual é a taxa de juros?
  • É mais fácil achar a taxa de juros num regime de juro simples ou composto? Porquê?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides 6, 7, 10 e 11).

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Leve os alunos para a sala de informática e peça para eles navegarem no site do Banco Central, deixe os alunos conhecerem o que o site oferece, depois peça para eles pesquisarem as taxas de juros cobradas pelos bancos, financiadoras e lojas sobre financiamento e empréstimo. Organize os alunos em grupos de quatro ou cinco integrantes. O site do Banco Central oferece muitos materiais para serem trabalhados em sala de aula um deles é o Caderno de Educação Financeira, vale a pena conhecer. Se não for possível levá-los na sala de informática em anexo, no final do plano, existem de algumas telas para que os alunos possam conhecer algumas ferramentas disponíveis neste site.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de juros para tentar solucionar o problema.

Discuta com a turma:

  • Alguém sabe a função do Banco Central?
  • O que este site pode ajudar o cidadão?
  • O que precisamos saber sobre o mercado financeiro?
  • Qual a diferença entre o financiamento no Sistema Price e Sistema Sac?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides 6, 7, 10 e 11).

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Durante a resolução da atividade, não faça nenhuma intervenção neste momento, circule pela sala e observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, peça para os alunos anotarem as dúvidas no caderno para saná-las no momento da correção, se for algo simples pode responder momentaneamente.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de juros para tentar solucionar o problema.

Discuta com a turma:

  • Quais fragmentos do texto são importantes para facilitar a interpretação do problema? O que podemos grifar?
  • Qual calculadora vamos utilizar em cada caso?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 18 minutos (slides 8, 9, 12 e 13).

Orientações: Peça para os alunos pesquisarem em qual calculadora eles poderão resolver o problema. Uma outra opção é pedir para os alunos testar o problema montando uma planilha no excel.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 18 minutos (slides 8, 9, 12 e 13).

Orientações: Peça para os alunos pesquisar em qual calculadora eles poderão resolver o problema. Uma outra opção é pedir para os alunos testar o problema montando uma planilha no excel.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides 6, 7, 10 e 11).

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Leve os alunos para a sala de informática e peça para eles pesquisarem as taxas de juros cobradas pelos bancos, financiadoras e lojas, eles devem apresentar pelo menos dois orçamentos diferentes e mostrar qual deles é melhor e mais barato, eles devem gastar o mínimo necessário e fazer o máximo possível para melhorar o ambiente que receberam. Organize os alunos em grupos, de quatro ou cinco integrantes, e peça para eles pensarem em melhorias que podem ser feitas na infraestrutura da escola da parte recebida, a obra deve ser interessante a maioria do colégio e de preferência beneficiar a aprendizagem, é importante explicar aos alunos que o tempo não pode passar de 10 meses porque a obra deve ser paga naquele ano letivo.

No momento da resolução da atividade não faça nenhuma intervenção, circule pela sala e observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, peça aos alunos para anotar as dúvidas no caderno e saná-las no momento da correção, se for algo simples pode responder momentaneamente.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de juros para tentar solucionar o problema sobre juros compostos.

Discuta com a turma:

?O que vocês entendem por infraestrutura?

?O que a escola está realmente precisando e vai contribuir para melhorar a aprendizagem?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides 6, 7, 10 e 11).

Orientação: Cada grupo vai receber uma carta, eles devem planejar e pesquisar tudo que pode ser feito nesta parte que vai melhorar e contribuir para a aprendizagem, em seguida, calcular os gastos com a obra e o juro composto cobrado pelo valor que eles pegaram emprestado para fazer a reforma.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de juros para tentar solucionar o problema sobre juros compostos.

Discuta com a turma:

?O que pode ser feito em cada parte que vai beneficiar a aprendizagem dos alunos?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 18 minutos (slides 8, 9, 12 e 13).

Orientações: Peça aos alunos para pesquisar valores de mão de obra e produtos na internet e fazer orçamentos próximos da realidade. Dê tarefas a cada integrante do grupo, por exemplo, dois alunos escrevem as benfeitorias e outros dois pesquisam, depois outros já vão fazendo os cálculos. Peça para os alunos calcularem de diferentes formas: mentalmente, na planilha, com a calculadora.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

? Como faço para descobrir a mão de obra de pedreiros, pintores e eletricistas?

? É possível calcular as taxas indicadas na tabela mentalmente?

? Qual o modo mais fácil de achar o valor total a ser gasto?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Site com as opções de juros de empréstimo pessoal:

https://www.konkero.com.br/emprestimo/emprestimo-pessoal/compare-os-juros-do-emprestimo-pessoal-em-seis-grandes-bancos

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 18 minutos (slides 8, 9, 12 e 13).

Orientações: Use a planilha Google disponível no drive do google ou utilize a planilha do excel. Convide os grupos para apresentar para a sala como pensaram e quais fórmulas utilizaram na planilha que ajudaram a resolver o problema. Peça para os alunos fazerem uma planilha eletrônica com cada obra (pintura, ventiladores, cortinas), supondo que a escola só possa fazer uma parte de cada vez. Peça aos alunos para criar uma planilha com pagamentos mensais para a escola ir diminuindo a dívida e ver se o gasto total fica menor.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

? Quantas colunas vamos precisar para criar uma planilha para este problema?

? Qual célula vai precisar de fórmula?

? Como será cada fórmula?

? Preciso preencher cada período? Posso criar uma fórmula para fazer isso?

? Após encontrar cada fórmula o que precisamos fazer para preencher toda a planilha?

? Como descobrir quantas linhas terá a tabela?

? Preciso preencher todas as linhas da parcela? O que é necessário fazer para deixar todas as linhas iguais?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o slide ou escreva na lousa retomando com os estudantes os conceitos aprendidos na aula, é importante resumir para os alunos as ideias repassadas durante a atividade principal. Verifique se algum aluno gostaria de explicar com suas palavras o que eles compreenderam ao longo da aula na pesquisa do site do Banco Central.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

Neste momento da aula você pode utilizar perguntas reflexivas, como por exemplo:

  • Como você ou seu grupo abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula hoje?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
  • Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dúvida?

Outra opção é deixar algumas dessas questões como tarefa de casa, podem trazer benefícios tanto quanto exercícios que exigem cálculos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala para verificar como os alunos estão respondendo. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários, dúvidas ou dificuldades de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do cálculo de juros compostos.

Discuta com a turma:

  • Só de olhar é possível saber qual situação é mais vantajosa? Porquê?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Anexos:

Orientações: Se não for possível levar os alunos na sala de informática mostre os slides para que os alunos conheçam um site confiável sobre assuntos relacionados ao mercado financeiro.

http://www.bcb.gov.br/pt-br/#!/home

Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão dos conceitos relacionados ao mercado financeiro.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Anexos:

Orientações: Explique aos alunos que estas são algumas opções de taxas de juros de operações de crédito.

http://www.bcb.gov.br/pt-br/#!/c/txjuros/

Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão dos conceitos relacionados ao mercado financeiro.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Anexos:

Orientações: Nesta parte temos os exemplos de taxas de juros na aquisição de Veículos.

http://www.bcb.gov.br/pt-br/#!/r/txjuros/?path=conteudo%2Ftxcred%2FReports%2FTaxasCredito-Consolidadas-porTaxasAnuais.rdl&nome=Pessoa%20F%C3%ADsica%20-%20Aquisi%C3%A7%C3%A3o%20de%20ve%C3%ADculos¶metros='tipopessoa:1;modalidade:401;encargo:101'

Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão dos conceitos relacionados ao mercado financeiro.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Anexos:

Orientações: Explique que o site disponibiliza esta ferramenta para as pessoas fazerem simulações de situações reais.

http://www.bcb.gov.br/calculadora/calculadoracidadao.asp

Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão dos conceitos relacionados ao mercado financeiro.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Anexos:

Orientações: Explique que esse é um exemplo de cálculo.

https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/calcularAplicacaoDepositosRegulares.do

Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão dos conceitos relacionados ao mercado financeiro.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete escreva na lousa ou leia o objetivo para turma.

Propósito: Formalizar o conceito de juros compostos através de algumas situações práticas do dia a dia.

Discuta com a turma:

  • Qual juro é mais comum de se cobrar em financiamentos e empréstimos?

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Juliana Malta de Sousa

    Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

    Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



    Habilidade da BNCC

    (EF09MA05)  Resolução de problemas envolvendo cálculo de percentuais sucessivos : juros simples e compostos com e sem uso da tecnologia.




    Objetivos específicos

    Resolver problemas envolvendo o cálculo de juros compostos utilizando tecnologia.



    Conceito-chave

    Juros compostos, juros simples e montante.

    Recursos necessários

    • Folha de papel A4 branca;
    • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
    • Calculadora.
    • Planilha eletrônica.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 5).

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Coloque os alunos em duplas ou trios e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, circule pela sala e observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, nesse momento encoraje os alunos e proponha alguns questionamentos.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de juros para tentar solucionar o problema dado.

Discuta com a turma:

  • Só de olhar o gráfico é possível saber qual coluna indica uma situação de juro simples e uma situação de juro composto? Porquê?
  • O que significa o tempo zero?
  • Porque algumas colunas são de mesmo tamanho outras são de tamanhos diferentes?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 5).

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Coloque os alunos em duplas ou trios e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, circule pela sala e observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, nesse momento encoraje os alunos e proponha alguns questionamentos.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de juros para tentar solucionar o problema dado.

Discuta com a turma:

  • Só de olhar o gráfico é possível saber qual coluna indica uma situação de juro simples e uma situação de juro composto? Porquê?
  • O que significa o tempo zero?
  • Porque algumas colunas são de mesmo tamanho outras são de tamanhos diferentes?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos (slides 3 a 5).

Orientações: No momento da correção deixe os alunos resolverem, convide um deles para resolver na lousa, verifique se alguém resolveu diferente e convide também para ir na lousa, chame também alunos que resolveram só uma parte ou que resolveram errado. Deixe que os alunos percebam e validem as respostas dos colegas e percebam qual resolução é mais vantajosa. Se os alunos não resolverem o problema, leve-os a identificar a dificuldade. Professor você pode chamar um aluno diferente para calcular cada alternativa.

Propósito: Explorar várias estratégias de resolução da atividade de retomada.

Discuta com a turma:

  • Como identificamos no gráfico o valor do capital inicial aplicado?
  • O que devemos fazer para encontrar a taxa de juros?
  • Só de olhar os valores podemos chutar qual é a taxa de juros?
  • É mais fácil achar a taxa de juros num regime de juro simples ou composto? Porquê?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides 6, 7, 10 e 11).

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Leve os alunos para a sala de informática e peça para eles navegarem no site do Banco Central, deixe os alunos conhecerem o que o site oferece, depois peça para eles pesquisarem as taxas de juros cobradas pelos bancos, financiadoras e lojas sobre financiamento e empréstimo. Organize os alunos em grupos de quatro ou cinco integrantes. O site do Banco Central oferece muitos materiais para serem trabalhados em sala de aula um deles é o Caderno de Educação Financeira, vale a pena conhecer. Se não for possível levá-los na sala de informática em anexo, no final do plano, existem de algumas telas para que os alunos possam conhecer algumas ferramentas disponíveis neste site.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de juros para tentar solucionar o problema.

Discuta com a turma:

  • Alguém sabe a função do Banco Central?
  • O que este site pode ajudar o cidadão?
  • O que precisamos saber sobre o mercado financeiro?
  • Qual a diferença entre o financiamento no Sistema Price e Sistema Sac?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides 6, 7, 10 e 11).

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Durante a resolução da atividade, não faça nenhuma intervenção neste momento, circule pela sala e observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, peça para os alunos anotarem as dúvidas no caderno para saná-las no momento da correção, se for algo simples pode responder momentaneamente.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de juros para tentar solucionar o problema.

Discuta com a turma:

  • Quais fragmentos do texto são importantes para facilitar a interpretação do problema? O que podemos grifar?
  • Qual calculadora vamos utilizar em cada caso?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 18 minutos (slides 8, 9, 12 e 13).

Orientações: Peça para os alunos pesquisarem em qual calculadora eles poderão resolver o problema. Uma outra opção é pedir para os alunos testar o problema montando uma planilha no excel.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 18 minutos (slides 8, 9, 12 e 13).

Orientações: Peça para os alunos pesquisar em qual calculadora eles poderão resolver o problema. Uma outra opção é pedir para os alunos testar o problema montando uma planilha no excel.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides 6, 7, 10 e 11).

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Leve os alunos para a sala de informática e peça para eles pesquisarem as taxas de juros cobradas pelos bancos, financiadoras e lojas, eles devem apresentar pelo menos dois orçamentos diferentes e mostrar qual deles é melhor e mais barato, eles devem gastar o mínimo necessário e fazer o máximo possível para melhorar o ambiente que receberam. Organize os alunos em grupos, de quatro ou cinco integrantes, e peça para eles pensarem em melhorias que podem ser feitas na infraestrutura da escola da parte recebida, a obra deve ser interessante a maioria do colégio e de preferência beneficiar a aprendizagem, é importante explicar aos alunos que o tempo não pode passar de 10 meses porque a obra deve ser paga naquele ano letivo.

No momento da resolução da atividade não faça nenhuma intervenção, circule pela sala e observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, peça aos alunos para anotar as dúvidas no caderno e saná-las no momento da correção, se for algo simples pode responder momentaneamente.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de juros para tentar solucionar o problema sobre juros compostos.

Discuta com a turma:

?O que vocês entendem por infraestrutura?

?O que a escola está realmente precisando e vai contribuir para melhorar a aprendizagem?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides 6, 7, 10 e 11).

Orientação: Cada grupo vai receber uma carta, eles devem planejar e pesquisar tudo que pode ser feito nesta parte que vai melhorar e contribuir para a aprendizagem, em seguida, calcular os gastos com a obra e o juro composto cobrado pelo valor que eles pegaram emprestado para fazer a reforma.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de juros para tentar solucionar o problema sobre juros compostos.

Discuta com a turma:

?O que pode ser feito em cada parte que vai beneficiar a aprendizagem dos alunos?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 18 minutos (slides 8, 9, 12 e 13).

Orientações: Peça aos alunos para pesquisar valores de mão de obra e produtos na internet e fazer orçamentos próximos da realidade. Dê tarefas a cada integrante do grupo, por exemplo, dois alunos escrevem as benfeitorias e outros dois pesquisam, depois outros já vão fazendo os cálculos. Peça para os alunos calcularem de diferentes formas: mentalmente, na planilha, com a calculadora.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

? Como faço para descobrir a mão de obra de pedreiros, pintores e eletricistas?

? É possível calcular as taxas indicadas na tabela mentalmente?

? Qual o modo mais fácil de achar o valor total a ser gasto?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Site com as opções de juros de empréstimo pessoal:

https://www.konkero.com.br/emprestimo/emprestimo-pessoal/compare-os-juros-do-emprestimo-pessoal-em-seis-grandes-bancos

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 18 minutos (slides 8, 9, 12 e 13).

Orientações: Use a planilha Google disponível no drive do google ou utilize a planilha do excel. Convide os grupos para apresentar para a sala como pensaram e quais fórmulas utilizaram na planilha que ajudaram a resolver o problema. Peça para os alunos fazerem uma planilha eletrônica com cada obra (pintura, ventiladores, cortinas), supondo que a escola só possa fazer uma parte de cada vez. Peça aos alunos para criar uma planilha com pagamentos mensais para a escola ir diminuindo a dívida e ver se o gasto total fica menor.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

? Quantas colunas vamos precisar para criar uma planilha para este problema?

? Qual célula vai precisar de fórmula?

? Como será cada fórmula?

? Preciso preencher cada período? Posso criar uma fórmula para fazer isso?

? Após encontrar cada fórmula o que precisamos fazer para preencher toda a planilha?

? Como descobrir quantas linhas terá a tabela?

? Preciso preencher todas as linhas da parcela? O que é necessário fazer para deixar todas as linhas iguais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o slide ou escreva na lousa retomando com os estudantes os conceitos aprendidos na aula, é importante resumir para os alunos as ideias repassadas durante a atividade principal. Verifique se algum aluno gostaria de explicar com suas palavras o que eles compreenderam ao longo da aula na pesquisa do site do Banco Central.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

Neste momento da aula você pode utilizar perguntas reflexivas, como por exemplo:

  • Como você ou seu grupo abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula hoje?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
  • Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dúvida?

Outra opção é deixar algumas dessas questões como tarefa de casa, podem trazer benefícios tanto quanto exercícios que exigem cálculos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala para verificar como os alunos estão respondendo. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários, dúvidas ou dificuldades de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do cálculo de juros compostos.

Discuta com a turma:

  • Só de olhar é possível saber qual situação é mais vantajosa? Porquê?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Anexos:

Orientações: Se não for possível levar os alunos na sala de informática mostre os slides para que os alunos conheçam um site confiável sobre assuntos relacionados ao mercado financeiro.

http://www.bcb.gov.br/pt-br/#!/home

Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão dos conceitos relacionados ao mercado financeiro.

Slide Plano Aula

Anexos:

Orientações: Explique aos alunos que estas são algumas opções de taxas de juros de operações de crédito.

http://www.bcb.gov.br/pt-br/#!/c/txjuros/

Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão dos conceitos relacionados ao mercado financeiro.

Slide Plano Aula

Anexos:

Orientações: Nesta parte temos os exemplos de taxas de juros na aquisição de Veículos.

http://www.bcb.gov.br/pt-br/#!/r/txjuros/?path=conteudo%2Ftxcred%2FReports%2FTaxasCredito-Consolidadas-porTaxasAnuais.rdl&nome=Pessoa%20F%C3%ADsica%20-%20Aquisi%C3%A7%C3%A3o%20de%20ve%C3%ADculos¶metros='tipopessoa:1;modalidade:401;encargo:101'

Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão dos conceitos relacionados ao mercado financeiro.

Slide Plano Aula

Anexos:

Orientações: Explique que o site disponibiliza esta ferramenta para as pessoas fazerem simulações de situações reais.

http://www.bcb.gov.br/calculadora/calculadoracidadao.asp

Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão dos conceitos relacionados ao mercado financeiro.

Slide Plano Aula

Anexos:

Orientações: Explique que esse é um exemplo de cálculo.

https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/calcularAplicacaoDepositosRegulares.do

Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão dos conceitos relacionados ao mercado financeiro.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano