11336
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Geometria

Plano de aula - Batalha dos poliedros - Prismas e Pirâmides

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º do Fundamental sobre Reconhecer e descrever características de prismas e pirâmides

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiane de Souza Pereira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano

MAT6_14GEO09

Recursos

- Necessários: Folha sulfite, lápis, caderno

- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp, Teams

Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal 

Atividade Principal 

A Atividade Principal traz a construção de um jogo. Você pode propor uma sala de aula invertida. Ou seja, você envia o arquivo para os alunos pelo WhatsApp ou outro meio de comunicação combinado entre vocês. Os alunos podem imprimir ou desenhar e recortar. É um jogo de prismas e pirâmides: Batalha de Poliedros. Nesse caso, é importante ter algum familiar para que o aluno “ensine” as regras e jogue, anotando as possíveis aprendizagens do familiar e dele próprio. Seria um momento muito interessante de troca e de oportunidade de estar junto. Essa relação entre “escola e família” nesse momento é bem acolhedor e confortante. No dia da aula marcada (Meet, Hangouts, Zoom, Teams) esteja com as cartas do jogo. É importante ressaltar que para jogar, os alunos precisam ter conhecimento sobre as características de prismas e pirâmides. Peça que eles contem como foi jogar com seu familiar e que aprendizagens tiveram juntos. Eles podem simular algum jogada e contar a estratégia utilizada por eles para a escolha das cartas, por exemplo. Caso não seja possível a realização do jogo em casa, inicie a aula com as cartas do jogo, explique as regras, mas sem a necessidade de jogar. A partir disso, simule algumas jogadas e inicie uma discussão com a turma a partir das situações propostas.

Independente se sua aula estiver ocorrendo de forma síncrona ou assíncrona, você pode compartilhar as simulações com problematizações para que os alunos se posicionem, justificando suas escolhas.

Convite às famílias

A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos. Sugerimos que algum familiar fizesse parte do jogo. Acredito que esse momento será de muita troca e aprendizagens. Vale a dica!

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_14GEO09

(EF06MA17) Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas