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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Álgebra

Plano de aula - Desmontando o Quadrado da Diferença

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre quadrado da diferença - produtos notáveis

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana de Lima Gregorutti

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Objetivos específicos

Explorar e reconhecer o quadrado da diferença, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada.

Conceito-chave

Quadrado da diferença - produtos notáveis.

Recursos necessários

- Lápis

- Papel

- Cartolina

- Tesoura

- Atividade impressas.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição, discutindo o que são termos como: potências, monômio, polinômio, fator comum e termo em evidência. Verifique se os alunos compreendem, por exemplo, 782 = 78.78, logo (80 - 2)2 = (80 - 2).(80 - 2)

Propósito: Retomar a ideia da generalização da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 a 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam o quadrado da diferença, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Discuta com a Turma:

  • Como determinamos o valor do lado do quadrado desmontado?
  • Quais as relações entre a área do quadrado desmontado e a área das figuras do quebra-cabeça?
  • Vocês conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Anexo da atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 a 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam o quadrado da diferença, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Discuta com a Turma:

  • Como determinamos o valor do lado do quadrado desmontado?
  • Quais as relações entre a área do quadrado desmontado e a área das figuras do quebra-cabeça?
  • Vocês conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 a 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam o quadrado da diferença, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Discuta com a Turma:

  • Como determinamos o valor do lado do quadrado desmontado?
  • Quais as relações entre a área do quadrado desmontado e a área das figuras do quebra-cabeça?
  • Vocês conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos. (Slides 7 a 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo como refletir sobre o problema, levantar algumas hipóteses e testá-las, validar algumas e descartar outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar o quadrado da diferença, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Conseguimos estabelecer a relação entre a área total e as áreas das partes que a compõe?
  • Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
  • Como vocês percebem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos. (Slides 7 a 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo como refletir sobre o problema, levantar algumas hipóteses e testá-las, validar algumas e descartar outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar o quadrado da diferença, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Conseguimos estabelecer a relação entre a área total e as áreas das partes que a compõe?
  • Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
  • Como vocês percebem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos. (Slides 7 a 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo como refletir sobre o problema, levantar algumas hipóteses e testá-las, validar algumas e descartar outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar o quadrado da diferença, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Conseguimos estabelecer a relação entre a área total e as áreas das partes que a compõe?
  • Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
  • Como vocês percebem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância da generalização do quadrado da diferença de dois termos.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia de generalização do quadrado da diferença. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do quadrado da diferença de dois termos.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Texto de apoio

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Objetivos específicos

Explorar e reconhecer o quadrado da diferença, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada.

Conceito-chave

Quadrado da diferença - produtos notáveis.

Recursos necessários

- Lápis

- Papel

- Cartolina

- Tesoura

- Atividade impressas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição, discutindo o que são termos como: potências, monômio, polinômio, fator comum e termo em evidência. Verifique se os alunos compreendem, por exemplo, 782 = 78.78, logo (80 - 2)2 = (80 - 2).(80 - 2)

Propósito: Retomar a ideia da generalização da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 a 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam o quadrado da diferença, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Discuta com a Turma:

  • Como determinamos o valor do lado do quadrado desmontado?
  • Quais as relações entre a área do quadrado desmontado e a área das figuras do quebra-cabeça?
  • Vocês conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Anexo da atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 a 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam o quadrado da diferença, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Discuta com a Turma:

  • Como determinamos o valor do lado do quadrado desmontado?
  • Quais as relações entre a área do quadrado desmontado e a área das figuras do quebra-cabeça?
  • Vocês conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 a 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam o quadrado da diferença, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Discuta com a Turma:

  • Como determinamos o valor do lado do quadrado desmontado?
  • Quais as relações entre a área do quadrado desmontado e a área das figuras do quebra-cabeça?
  • Vocês conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos. (Slides 7 a 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo como refletir sobre o problema, levantar algumas hipóteses e testá-las, validar algumas e descartar outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar o quadrado da diferença, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Conseguimos estabelecer a relação entre a área total e as áreas das partes que a compõe?
  • Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
  • Como vocês percebem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos. (Slides 7 a 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo como refletir sobre o problema, levantar algumas hipóteses e testá-las, validar algumas e descartar outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar o quadrado da diferença, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Conseguimos estabelecer a relação entre a área total e as áreas das partes que a compõe?
  • Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
  • Como vocês percebem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos. (Slides 7 a 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo como refletir sobre o problema, levantar algumas hipóteses e testá-las, validar algumas e descartar outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar o quadrado da diferença, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Conseguimos estabelecer a relação entre a área total e as áreas das partes que a compõe?
  • Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
  • Como vocês percebem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância da generalização do quadrado da diferença de dois termos.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia de generalização do quadrado da diferença. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do quadrado da diferença de dois termos.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Texto de apoio

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