Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_11ALG01
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL
Aquecimento
Sugerimos que tanto o Aquecimento quanto a Atividade principal seja encaminhada para os alunos resolverem. O Aquecimento resgata a localização de pontos no plano cartesiano que é uma exigência na Atividade principal. Caso, não tenha tempo suficiente, foque na Atividade principal.
Atividade principal
Sugerimos que você grave um áudio/vídeo com orientações para realização da atividade e encaminhe para os alunos (via WhatsApp) a versão impressa. Como a atividade tem mais de uma etapa é importante que você explique detalhadamente o que os alunos precisam fazer, considerando o foco na expressão algébrica e na representação no plano cartesiano. Você pode realizar a atividade por etapa: 1ª) determinar expressão algébrica (equação); 2º) descobrir os valores incógnitos; 3º) localizar no plano cartesiano. Solicite que os alunos encaminhem as respostas para sua apreciação e oriente para que eles mandem também as dúvidas e observações sobre a questão, caso haja. Os alunos podem mandar um print ou foto das respostas. Posteriormente, indique a realização do Raio X e das atividades complementares.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de temas algébricos, bem como de plano cartesiano (link 1). Você pode explorar o link 2 a seguir e sugerir materiais selecionados (atividades, vídeos e textos) aos alunos que têm acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-ratios-rates/pre-algebra-ratio-word-problems/v/ratios-on-coordinate-plane
https://pt.khanacademy.org/math/algebra-home/alg-intro-to-algebra
Discussão das soluções
É provável que os alunos apresentem dúvidas em algumas das etapas de resolução do problema. Talvez a discussão também precise ser por etapa. Analise e selecione algumas respostas encaminhadas pelos alunos para dar o feedback e também contribuir com novas dicas para reorientar o estudo e a resolução de outras etapas, se for o caso. Veja a necessidade de esclarecer dúvidas e possíveis equívocos cometidos nas questões. Foque na algebrização da questão, bem como na localização no plano cartesiano. Socialize com eles suas impressões por meio de um vídeo curto ou mesmo um áudio (WhatsApp). Você pode usar dados do Encerramento e/ou da sistematização. Proponha a realização também do Raio X e das atividades complementares para ampliar e consolidar as aprendizagens. É possível que você tenha que retomar esses conceitos com novas atividades.
Se for possível, você para discutir em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/
Sistematização
xxxx
Encerramento
xxxx
Raio X
Sugerimos o uso do Raio X e as atividades complementares como forma de revisão e consolidação das aprendizagens.
Convite às famílias
O plano cartesiano pode ser usado para discutir localização. Mapas e GPS podem entrar na discussão também.