11247
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Medindo ângulos no software GeoGebra.

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Medir ângulos utilizando tecnologias digitais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alex de Cassio Macedo

 

Objetivo da aula select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alex de Cassio Macedo

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé




Habilidade da BNCC

EF06MA23 - Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.

(EF06MA25) Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.





Objetivos específicos

Utilizar o software GeoGebra para construir e medir ângulos.



Conceito-chave

Medir ângulos utilizando tecnologias digitais.





Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas.
  • Régua, lápis, borracha, caderno.
  • Laboratório de informática com computadores suficientes para a realização da atividade ou dispositivos móveis com acesso a internet.
  • Transferidor, caso a atividade seja adaptada para a realização sem o recurso do software.
  • è necessário ter disponível ao aluno o software Geogebra, pode ser realizado o download (https://www.geogebra.org) ou por meio de acesso online, neste caso os alunos devem ter acesso a internet.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva na lousa e leia com a turma o objetivo da aula. Esta aula também pode ser adaptada para o suso de transferidor, neste caso alguns slides devem ser omitidos e a condução da aula também deve ser adaptada.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Retomada select-down

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 7).

Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada dos elementos da construção de um ângulo e introduzir o modo de uso das ferramentas do GeoGebra, para melhor orientar seus alunos clique aqui . Caso os alunos não tenham domínio do programa, então esta discussão de aquecimento deve ser mais detalhada e bem esclarecedora, para melhor orientar seus alunos acesse o tutorial detalhadoi, apresente todos os slides e busque feedback dos alunos quanto a compreensão, deixe que eles explorem um arquivo do GeoGebra enquanto os slides são apresentados.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos sobre ângulos e dar introdução ao uso das ferramentas do Geogebra relativas a medida de ângulos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Retomada select-down

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 7).

Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada dos elementos da construção de um ângulo e introduzir o modo de uso das ferramentas do GeoGebra, para melhor orientar seus alunos clique aqui . Caso os alunos não tenham domínio do programa, então esta discussão de aquecimento deve ser mais detalhada e bem esclarecedora, para melhor orientar seus alunos acesse o tutorial detalhado, apresente todos os slides e busque feedback dos alunos quanto a compreensão, deixe que eles explorem um arquivo do GeoGebra enquanto os slides são apresentados.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos sobre ângulos e dar introdução ao uso das ferramentas do Geogebra relativas a medida de ângulos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Retomada select-down

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 7).

Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada dos elementos da construção de um ângulo e introduzir o modo de uso das ferramentas do GeoGebra, para melhor orientar seus alunos clique aqui . Caso os alunos não tenham domínio do programa, então esta discussão de aquecimento deve ser mais detalhada e bem esclarecedora, para melhor orientar seus alunos acesse o tutorial detalhado, apresente todos os slides e busque feedback dos alunos quanto a compreensão, deixe que eles explorem um arquivo do GeoGebra enquanto os slides são apresentados.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos sobre ângulos e dar introdução ao uso das ferramentas do Geogebra relativas a medida de ângulos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

retomada select-down

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 7).

Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada dos elementos da construção de um ângulo e introduzir o modo de uso das ferramentas do GeoGebra, para melhor orientar seus alunos clique aqui . Caso os alunos não tenham domínio do programa, então esta discussão de aquecimento deve ser mais detalhada e bem esclarecedora, para melhor orientar seus alunos acesse o tutorial detalhado, apresente todos os slides e busque feedback dos alunos quanto a compreensão, deixe que eles explorem um arquivo do GeoGebra enquanto os slides são apresentados.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos sobre ângulos e dar introdução ao uso das ferramentas do Geogebra relativas a medida de ângulos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Retomada select-down

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 7).

Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada dos elementos da construção de um ângulo e introduzir o modo de uso das ferramentas do GeoGebra, para melhor orientar seus alunos clique aqui . Caso os alunos não tenham domínio do programa, então esta discussão de aquecimento deve ser mais detalhada e bem esclarecedora, para melhor orientar seus alunos acesse o tutorial detalhado, apresente todos os slides e busque feedback dos alunos quanto a compreensão, deixe que eles explorem um arquivo do GeoGebra enquanto os slides são apresentados.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos sobre ângulos e dar introdução ao uso das ferramentas do Geogebra relativas a medida de ângulos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Atividade Principal select-down

Tempo previsto: 15 minutos (slides 8 ao 10).

Orientações: A atividade principal apresenta três pipas e pede aos alunos que meçam os ângulos internos das figuras formadas por elas. Neste momento forneça o arquivo Geogebra , a folha da atividade principal, que consta nos Materiais complementares e oriente os alunos para que abram o arquivo Aula principal. ggb para o início da atividade. Se possível, conduza a atividade individualmente porém, esta atividade também pode ser realizada em grupo conforme a disponibilidade de computadores. Durante esta resolução circule pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem suas estratégias, isso os ajudará a se apropriarem do que estão aprendendo.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que são polígonos?
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Materiais Complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Tempo previsto: 15 minutos (slide 8 ao 10).

Orientações: A atividade principal apresenta três pipas e pede aos alunos que meçam os ângulos internos das figuras formadas por elas. Neste momento forneça o arquivo Geogebra , a folha da atividade principal, que consta nos Materiais complementares e oriente os alunos para que abram o arquivo Aula principal. ggb para o início da atividade. Se possível, conduza a atividade individualmente porém, esta atividade também pode ser realizada em grupo conforme a disponibilidade de computadores. Durante esta resolução circule pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem suas estratégias, isso os ajudará a se apropriarem do que estão aprendendo.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que são polígonos?
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Materiais Complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Tempo previsto: 15 minutos (slide 8 ao 10).

Orientações: A atividade principal apresenta três pipas e pede aos alunos que meçam os ângulos internos das figuras formadas por elas. Neste momento forneça o arquivo Geogebra , a folha da atividade principal, que consta nos Materiais complementares ou e oriente os alunos para que abram o arquivo Aula principal. ggb para o início da atividade. Se possível, conduza a atividade individualmente porém, esta atividade também pode ser realizada em grupo conforme a disponibilidade de computadores. Durante esta resolução circule pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem suas estratégias, isso os ajudará a se apropriarem do que estão aprendendo.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que são polígonos?
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Materiais Complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.

Discussão da solução select-down

Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.

Discussão da solução select-down

Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.

Discussão da solução select-down

Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.

.

Discussão da solução select-down

Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma

Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.

Discussão da solução select-down

Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.

Discussão da solução select-down

Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.

Discussão da solução select-down

Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.

Discussão da solução select-down

Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.

Discussão da solução select-down

Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.

Discussão da solução select-down

Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.

Discussão da solução select-down

Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.

Discussão da solução select-down

Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.

Discussão da solução select-down

Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.

Discussão da solução select-down

Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.

Encerramento select-down

Tempo previsto: 3 minutos.

Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.

Propósito: Discutir os passos das atividades e o conceito aprofundado na aula.

Discuta com a turma:

  • Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?

Atividade de raio X select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que cada aluno abra uma janela e resolvam a atividade individualmente.

Propósito: Avaliar se os alunos conseguem construir e medir ângulos no software.

Atividade de raio X select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que cada aluno abra uma janela no GeoGebra e resolvam a atividade individualmente. Oriente os alunos sobre o significado e como construir um “modelo matemático”.

Propósito: Avaliar se os alunos conseguem construir e medir ângulos no software.

Materiais Complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva na lousa e leia com a turma o objetivo da aula. Esta aula também pode ser adaptada para o suso de transferidor, neste caso alguns slides devem ser omitidos e a condução da aula também deve ser adaptada.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alex de Cassio Macedo

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé




Habilidade da BNCC

EF06MA23 - Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.

(EF06MA25) Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.





Objetivos específicos

Utilizar o software GeoGebra para construir e medir ângulos.



Conceito-chave

Medir ângulos utilizando tecnologias digitais.





Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas.
  • Régua, lápis, borracha, caderno.
  • Laboratório de informática com computadores suficientes para a realização da atividade ou dispositivos móveis com acesso a internet.
  • Transferidor, caso a atividade seja adaptada para a realização sem o recurso do software.
  • è necessário ter disponível ao aluno o software Geogebra, pode ser realizado o download (https://www.geogebra.org) ou por meio de acesso online, neste caso os alunos devem ter acesso a internet.

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 7).

Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada dos elementos da construção de um ângulo e introduzir o modo de uso das ferramentas do GeoGebra, para melhor orientar seus alunos clique aqui . Caso os alunos não tenham domínio do programa, então esta discussão de aquecimento deve ser mais detalhada e bem esclarecedora, para melhor orientar seus alunos acesse o tutorial detalhadoi, apresente todos os slides e busque feedback dos alunos quanto a compreensão, deixe que eles explorem um arquivo do GeoGebra enquanto os slides são apresentados.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos sobre ângulos e dar introdução ao uso das ferramentas do Geogebra relativas a medida de ângulos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 7).

Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada dos elementos da construção de um ângulo e introduzir o modo de uso das ferramentas do GeoGebra, para melhor orientar seus alunos clique aqui . Caso os alunos não tenham domínio do programa, então esta discussão de aquecimento deve ser mais detalhada e bem esclarecedora, para melhor orientar seus alunos acesse o tutorial detalhado, apresente todos os slides e busque feedback dos alunos quanto a compreensão, deixe que eles explorem um arquivo do GeoGebra enquanto os slides são apresentados.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos sobre ângulos e dar introdução ao uso das ferramentas do Geogebra relativas a medida de ângulos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 7).

Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada dos elementos da construção de um ângulo e introduzir o modo de uso das ferramentas do GeoGebra, para melhor orientar seus alunos clique aqui . Caso os alunos não tenham domínio do programa, então esta discussão de aquecimento deve ser mais detalhada e bem esclarecedora, para melhor orientar seus alunos acesse o tutorial detalhado, apresente todos os slides e busque feedback dos alunos quanto a compreensão, deixe que eles explorem um arquivo do GeoGebra enquanto os slides são apresentados.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos sobre ângulos e dar introdução ao uso das ferramentas do Geogebra relativas a medida de ângulos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 7).

Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada dos elementos da construção de um ângulo e introduzir o modo de uso das ferramentas do GeoGebra, para melhor orientar seus alunos clique aqui . Caso os alunos não tenham domínio do programa, então esta discussão de aquecimento deve ser mais detalhada e bem esclarecedora, para melhor orientar seus alunos acesse o tutorial detalhado, apresente todos os slides e busque feedback dos alunos quanto a compreensão, deixe que eles explorem um arquivo do GeoGebra enquanto os slides são apresentados.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos sobre ângulos e dar introdução ao uso das ferramentas do Geogebra relativas a medida de ângulos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 7).

Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada dos elementos da construção de um ângulo e introduzir o modo de uso das ferramentas do GeoGebra, para melhor orientar seus alunos clique aqui . Caso os alunos não tenham domínio do programa, então esta discussão de aquecimento deve ser mais detalhada e bem esclarecedora, para melhor orientar seus alunos acesse o tutorial detalhado, apresente todos os slides e busque feedback dos alunos quanto a compreensão, deixe que eles explorem um arquivo do GeoGebra enquanto os slides são apresentados.

Propósito: Promover uma retomada de conceitos sobre ângulos e dar introdução ao uso das ferramentas do Geogebra relativas a medida de ângulos.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Tempo previsto: 15 minutos (slides 8 ao 10).

Orientações: A atividade principal apresenta três pipas e pede aos alunos que meçam os ângulos internos das figuras formadas por elas. Neste momento forneça o arquivo Geogebra , a folha da atividade principal, que consta nos Materiais complementares e oriente os alunos para que abram o arquivo Aula principal. ggb para o início da atividade. Se possível, conduza a atividade individualmente porém, esta atividade também pode ser realizada em grupo conforme a disponibilidade de computadores. Durante esta resolução circule pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem suas estratégias, isso os ajudará a se apropriarem do que estão aprendendo.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que são polígonos?
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Materiais Complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo previsto: 15 minutos (slide 8 ao 10).

Orientações: A atividade principal apresenta três pipas e pede aos alunos que meçam os ângulos internos das figuras formadas por elas. Neste momento forneça o arquivo Geogebra , a folha da atividade principal, que consta nos Materiais complementares e oriente os alunos para que abram o arquivo Aula principal. ggb para o início da atividade. Se possível, conduza a atividade individualmente porém, esta atividade também pode ser realizada em grupo conforme a disponibilidade de computadores. Durante esta resolução circule pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem suas estratégias, isso os ajudará a se apropriarem do que estão aprendendo.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que são polígonos?
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Materiais Complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo previsto: 15 minutos (slide 8 ao 10).

Orientações: A atividade principal apresenta três pipas e pede aos alunos que meçam os ângulos internos das figuras formadas por elas. Neste momento forneça o arquivo Geogebra , a folha da atividade principal, que consta nos Materiais complementares ou e oriente os alunos para que abram o arquivo Aula principal. ggb para o início da atividade. Se possível, conduza a atividade individualmente porém, esta atividade também pode ser realizada em grupo conforme a disponibilidade de computadores. Durante esta resolução circule pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem suas estratégias, isso os ajudará a se apropriarem do que estão aprendendo.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que são polígonos?
  • Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
  • Porque é útil sabermos medir ângulos?
  • Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.

Materiais Complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.

Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.

Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.

Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.

.

Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma

Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.

Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.

Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.

Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.

Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.

Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.

Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.

Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.

Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.

Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.

Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).

Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.

Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.

Tempo previsto: 3 minutos.

Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.

Propósito: Discutir os passos das atividades e o conceito aprofundado na aula.

Discuta com a turma:

  • Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que cada aluno abra uma janela e resolvam a atividade individualmente.

Propósito: Avaliar se os alunos conseguem construir e medir ângulos no software.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que cada aluno abra uma janela no GeoGebra e resolvam a atividade individualmente. Oriente os alunos sobre o significado e como construir um “modelo matemático”.

Propósito: Avaliar se os alunos conseguem construir e medir ângulos no software.

Materiais Complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 6º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas de medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume; ampliam a noção de ângulo, interpretando, descrevendo e desenhando plantas baixas simples de residências e vistas aéreas; analisam e as mudanças no perímetro e na área de um quadrado obtido por ampliação ou redução.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano