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Plano de aula - Quanto pesa sua mochila?

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Medidas de massa.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernando Barnabé,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernando Barnabé

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA20) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando unidades de medidas não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.

Objetivos específicos

Identificar as unidades padronizadas para medir a massa de um corpo: o quilograma e o grama, reconhecendo a balança como instrumento para pesagem da massa de um corpo.  

Conceito-chave

Medidas de massa.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Pacotes de alimentos ou produtos diversos com indicação da medida de massa nos rótulos (500g e 1kg)

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito:Comparar as unidades de massa através de estimativas.

Orientação: Esse é o momento em que o professor pode levantar os conhecimentos prévios e destacar a importância da estimativa no processo de medição. Apresente alguns objetos para que os alunos façam comparações com alguma mercadoria (também trazidas pelo professor) que já tragam em seus rótulos a indicação de 1kg (um pacote de arroz, por exemplo) e dois pacotes de 500g (2 pacotes de café, por exemplo). Assim também reforce a leitura de informações em rótulos, mesmo que de maneira simplificada. Se achar prudente ou possível, use uma embalagem de 5kg (um saco de arroz, por exemplo) ou uma de 2kg (saco de feijão, por exemplo) para ajudar nas comparações e discussões. Inicie a discussão somente com os pacotes de alimentos e as relações entre eles, mesmo que pareça óbvia para alguns (e mesmo que seja algo rápido). Por exemplo: Perceber que com dois pacotes de 500g temos a mesma massa que 1kg. É interessante ter 3 ou 4 objetos no máximo, desde que um deles seja de menor massa que o menor pacote de alimento (menor que 500g).

Discuta com a turma:

- Como podemos relacionar esses pacotes de alimentos?

- Dos objetos que temos aqui qual é o de maior massa? E o de menor? Como podemos afirmar isso?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Propósito: Escolher a unidade de medida apropriada.

Orientação: Projete este slide ou entregue a atividade impressa aos alunos. A proposta é que eles percebam a necessidade de escolha da unidade de medida apropriada para a medição realizada. Sendo assim, vender os pacotes em quilogramas acaba não sendo tão viável, necessitando dividi-lo. Porém, dividir 1kg para os nossos alunos ainda não é interessante do ponto de vista numérico, tornando a transformação de unidade uma opção mais interessante. Utilize os pacotes de alimentos trazidos para a atividade de aquecimento como recursos importantes na estimativa para os novos pacotes de chá, no intuito de trazer uma compreensão para qual seria a massa de 10kg de chá de camomila (proposto na atividade). É possível utilizar também a relação entre os pacotes de 500g e de 1kg para mostrar que 500g + 500g = 1000g = 1kg

Discuta com a turma:

- Um pacote de 10kg de chá de camomila é muito ou pouco? Por que Roberta venderá em pacotes menores? Qual seria um bom tamanho para que isso fosse feito?

- Quem é mais leve: o chá de camomila ou o feijão? (caso seja o feijão o pacote de alimento utilizado no início da aula, por exemplo) Sendo mais leve, para dar 1kg eu preciso de mais chá ou menos chá de camomila?

- Como os pacotes de alimentos que usamos anteriormente podem ajudar a entender essa situação? Teriam que ser pacotes maiores ou menores que 1kg?

- Qual a unidade de medida seria a mais interessante para utilizarmos nesses novos pacotes de chá? Por que essa unidade é a melhor para a situação?

- Quantos gramas eu tenho em um quilograma? Quantos gramas teria então cada pacote de chá?

- Qual instrumento de medida seria utilizado para isso?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de Intervenções

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Discutir as soluções.

Orientação: Peça para os alunos explicarem como fizeram. A escolha do tamanho do pacote é que vai definir a quantidade de pacotes obtidos. Isso dependerá da escolha dos alunos, o que pode gerar várias respostas. Explore as resoluções apresentadas por eles. O slide apresenta alguns exemplos. A ideia da discussão proposta é levar os alunos a perceberem o motivo da escolha das gramas como unidade de medida, já que o chá é bem leve e, quanto mais leve, menor deve ser a unidade utilizada.

Discuta com a turma:

  • Quantos pacotes vocês pensaram em fazer?
  • Qual é a quantidade de chá que pensaram colocar em cada pacote?
  • Por que escolheram essa quantidade?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Orientação: Retome a proposta da Atividade Principal, revise a aprendizagem da aula, mas inclua outros exemplos para essa compreensão, caso sinta a necessidade ainda (falar de temperos, algodão ou outra mercadoria leve que é comercializada e que precisa ser dividida em pacotes menores).

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.

Orientação: Proponha aos alunos que resolva a situação e instigue a busca pela solução. Deixe que façam sozinhos, pois esta atividade serve para avaliar a aprendizagem da aula.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio X

Atividades Complementares

Resolução das Atividades Complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernando Barnabé

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA20) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando unidades de medidas não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.

Objetivos específicos

Identificar as unidades padronizadas para medir a massa de um corpo: o quilograma e o grama, reconhecendo a balança como instrumento para pesagem da massa de um corpo.  

Conceito-chave

Medidas de massa.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Pacotes de alimentos ou produtos diversos com indicação da medida de massa nos rótulos (500g e 1kg)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito:Comparar as unidades de massa através de estimativas.

Orientação: Esse é o momento em que o professor pode levantar os conhecimentos prévios e destacar a importância da estimativa no processo de medição. Apresente alguns objetos para que os alunos façam comparações com alguma mercadoria (também trazidas pelo professor) que já tragam em seus rótulos a indicação de 1kg (um pacote de arroz, por exemplo) e dois pacotes de 500g (2 pacotes de café, por exemplo). Assim também reforce a leitura de informações em rótulos, mesmo que de maneira simplificada. Se achar prudente ou possível, use uma embalagem de 5kg (um saco de arroz, por exemplo) ou uma de 2kg (saco de feijão, por exemplo) para ajudar nas comparações e discussões. Inicie a discussão somente com os pacotes de alimentos e as relações entre eles, mesmo que pareça óbvia para alguns (e mesmo que seja algo rápido). Por exemplo: Perceber que com dois pacotes de 500g temos a mesma massa que 1kg. É interessante ter 3 ou 4 objetos no máximo, desde que um deles seja de menor massa que o menor pacote de alimento (menor que 500g).

Discuta com a turma:

- Como podemos relacionar esses pacotes de alimentos?

- Dos objetos que temos aqui qual é o de maior massa? E o de menor? Como podemos afirmar isso?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Propósito: Escolher a unidade de medida apropriada.

Orientação: Projete este slide ou entregue a atividade impressa aos alunos. A proposta é que eles percebam a necessidade de escolha da unidade de medida apropriada para a medição realizada. Sendo assim, vender os pacotes em quilogramas acaba não sendo tão viável, necessitando dividi-lo. Porém, dividir 1kg para os nossos alunos ainda não é interessante do ponto de vista numérico, tornando a transformação de unidade uma opção mais interessante. Utilize os pacotes de alimentos trazidos para a atividade de aquecimento como recursos importantes na estimativa para os novos pacotes de chá, no intuito de trazer uma compreensão para qual seria a massa de 10kg de chá de camomila (proposto na atividade). É possível utilizar também a relação entre os pacotes de 500g e de 1kg para mostrar que 500g + 500g = 1000g = 1kg

Discuta com a turma:

- Um pacote de 10kg de chá de camomila é muito ou pouco? Por que Roberta venderá em pacotes menores? Qual seria um bom tamanho para que isso fosse feito?

- Quem é mais leve: o chá de camomila ou o feijão? (caso seja o feijão o pacote de alimento utilizado no início da aula, por exemplo) Sendo mais leve, para dar 1kg eu preciso de mais chá ou menos chá de camomila?

- Como os pacotes de alimentos que usamos anteriormente podem ajudar a entender essa situação? Teriam que ser pacotes maiores ou menores que 1kg?

- Qual a unidade de medida seria a mais interessante para utilizarmos nesses novos pacotes de chá? Por que essa unidade é a melhor para a situação?

- Quantos gramas eu tenho em um quilograma? Quantos gramas teria então cada pacote de chá?

- Qual instrumento de medida seria utilizado para isso?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de Intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Discutir as soluções.

Orientação: Peça para os alunos explicarem como fizeram. A escolha do tamanho do pacote é que vai definir a quantidade de pacotes obtidos. Isso dependerá da escolha dos alunos, o que pode gerar várias respostas. Explore as resoluções apresentadas por eles. O slide apresenta alguns exemplos. A ideia da discussão proposta é levar os alunos a perceberem o motivo da escolha das gramas como unidade de medida, já que o chá é bem leve e, quanto mais leve, menor deve ser a unidade utilizada.

Discuta com a turma:

  • Quantos pacotes vocês pensaram em fazer?
  • Qual é a quantidade de chá que pensaram colocar em cada pacote?
  • Por que escolheram essa quantidade?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Orientação: Retome a proposta da Atividade Principal, revise a aprendizagem da aula, mas inclua outros exemplos para essa compreensão, caso sinta a necessidade ainda (falar de temperos, algodão ou outra mercadoria leve que é comercializada e que precisa ser dividida em pacotes menores).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.

Orientação: Proponha aos alunos que resolva a situação e instigue a busca pela solução. Deixe que façam sozinhos, pois esta atividade serve para avaliar a aprendizagem da aula.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio X

Atividades Complementares

Resolução das Atividades Complementares

Slide Plano Aula

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