11158
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Equivalência com tiro ao alvo

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre noção de equivalência, envolvendo o conceito em uma situação-problema

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luana Pires Barbosa

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luana Pires Barbosa

Mentor: Paulo César da Silva  Rocha

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF03MA11) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.

Objetivos específicos

Interpretar o sinal de igual como equivalência.

Conceito-chave

Noção de equivalência, envolvendo o conceito em uma situação-problema.

Recursos necessários

  • Atividades impressas (coladas no caderno ou não) ou passadas no quadro;
  • Lápis e borracha;
  • Dicionários.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhe o objetivo da aula com a turma.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que as crianças busquem em um dicionário o significado da palavra “equivalente”. Caso você não tenha tantos dicionários disponíveis, peça que uma criança procure e leia o significado da palavra para o grupo. Contextualize a equivalência e peça exemplos. Associe o sinal de igual à equivalência, exemplificando com sentenças matemáticas.

Propósito: Retomar o significado de equivalência.

Discuta com a turma:

  • Vocês entenderam o que significa equivalente?
  • Alguém pode me dar um exemplo de algo que seja equivalente?
  • Existe algum sinal em matemática que simbolize a equivalência?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Leia com os alunos as instruções da atividade de forma que todos tirem as suas dúvidas. Forme duplas e entregue às crianças a atividade acima (ou escreva no quadro). As crianças devem pensar em maneiras de João acertar o alvo também com três dardos e obter a mesma pontuação que Marcelo.

Propósito: Utilizar o conceito de equivalência na construção da resposta do tiro ao alvo.

Discuta com a turma:

_ Todos conhecem o jogo de dardos?

_ Alguém já jogou e pode explicar para a turma?

_ Vocês entendem que cada cor e número representa a pontuação feita?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Os diferentes significados do sinal de igualdade

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Após a realização da atividade, convide algumas duplas para contar à turma como fizeram para descobrir e apresentar as jogadas do João. Disponibilize o quadro para este momento da atividade. Se alguma dupla falar que os dois participantes acertaram exatamente igual, aborde a diferença dos conceitos de igual e de equivalente.

Propósito: Compartilhar estratégias com os colegas.

Discuta com a turma:

  • João pode ter acertado exatamente os mesmos alvos que Marcelo? Por quê?
  • Que possibilidades João tinha de fazer também 50 pontos?
  • E se João errasse algum dardo, quais seriam as possibilidades dele de tirar 50 pontos?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Após a realização da atividade, convide algumas duplas para contar à turma como fizeram para descobrir e apresentar as jogadas do João. Disponibilize o quadro para este momento da atividade. Se alguma dupla falar que os dois participantes acertaram exatamente igual, aborde a diferença dos conceitos de igual e de equivalente.

Propósito: Compartilhar estratégias com os colegas.

Discuta com a turma:

  • João pode ter acertado exatamente os mesmos alvos que Marcelo? Por quê?
  • Que possibilidades João tinha de fazer também 50 pontos?
  • E se João errasse algum dardo, quais seriam as possibilidades dele de tirar 50 pontos?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Após a realização da atividade, convide algumas duplas para contar à turma como fizeram para descobrir e apresentar as jogadas do João. Disponibilize o quadro para este momento da atividade. Se alguma dupla falar que os dois participantes acertaram exatamente igual, aborde a diferença dos conceitos de igual e de equivalente.

Propósito: Compartilhar estratégias com os colegas.

Discuta com a turma:

  • João pode ter acertado exatamente os mesmos alvos que Marcelo? Por quê?
  • Que possibilidades João tinha de fazer também 50 pontos?
  • E se João errasse algum dardo, quais seriam as possibilidades dele de tirar 50 pontos?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Discuta com os alunos conceitos aprendidos nesta aula através de questionamentos que os ajudem a concluir o que foi feito.

Propósito: A ideia é que os alunos apresentem uma nova interpretação do sinal de igual através da sentença criada com o tiro ao alvo.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • Qual sinal representa a equivalência?
  • Para ter uma equivalência, é necessário ter os dois membros de uma sentença exatamente iguais? O que é necessário para considerar uma sentença com dois membros equivalentes?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Solicite aos alunos que criem uma sentença equivalente utilizando adição e/ou subtração. Como a criação das sentenças levará pouco tempo, haverá tempo suficiente para uma socialização de respostas, no qual todos poderão analisar as sentenças propostas pelos colegas.

Propósito: Exercitar as aprendizagens da aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhe o objetivo da aula com a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luana Pires Barbosa

Mentor: Paulo César da Silva  Rocha

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF03MA11) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.

Objetivos específicos

Interpretar o sinal de igual como equivalência.

Conceito-chave

Noção de equivalência, envolvendo o conceito em uma situação-problema.

Recursos necessários

  • Atividades impressas (coladas no caderno ou não) ou passadas no quadro;
  • Lápis e borracha;
  • Dicionários.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que as crianças busquem em um dicionário o significado da palavra “equivalente”. Caso você não tenha tantos dicionários disponíveis, peça que uma criança procure e leia o significado da palavra para o grupo. Contextualize a equivalência e peça exemplos. Associe o sinal de igual à equivalência, exemplificando com sentenças matemáticas.

Propósito: Retomar o significado de equivalência.

Discuta com a turma:

  • Vocês entenderam o que significa equivalente?
  • Alguém pode me dar um exemplo de algo que seja equivalente?
  • Existe algum sinal em matemática que simbolize a equivalência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Leia com os alunos as instruções da atividade de forma que todos tirem as suas dúvidas. Forme duplas e entregue às crianças a atividade acima (ou escreva no quadro). As crianças devem pensar em maneiras de João acertar o alvo também com três dardos e obter a mesma pontuação que Marcelo.

Propósito: Utilizar o conceito de equivalência na construção da resposta do tiro ao alvo.

Discuta com a turma:

_ Todos conhecem o jogo de dardos?

_ Alguém já jogou e pode explicar para a turma?

_ Vocês entendem que cada cor e número representa a pontuação feita?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Os diferentes significados do sinal de igualdade

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Após a realização da atividade, convide algumas duplas para contar à turma como fizeram para descobrir e apresentar as jogadas do João. Disponibilize o quadro para este momento da atividade. Se alguma dupla falar que os dois participantes acertaram exatamente igual, aborde a diferença dos conceitos de igual e de equivalente.

Propósito: Compartilhar estratégias com os colegas.

Discuta com a turma:

  • João pode ter acertado exatamente os mesmos alvos que Marcelo? Por quê?
  • Que possibilidades João tinha de fazer também 50 pontos?
  • E se João errasse algum dardo, quais seriam as possibilidades dele de tirar 50 pontos?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Após a realização da atividade, convide algumas duplas para contar à turma como fizeram para descobrir e apresentar as jogadas do João. Disponibilize o quadro para este momento da atividade. Se alguma dupla falar que os dois participantes acertaram exatamente igual, aborde a diferença dos conceitos de igual e de equivalente.

Propósito: Compartilhar estratégias com os colegas.

Discuta com a turma:

  • João pode ter acertado exatamente os mesmos alvos que Marcelo? Por quê?
  • Que possibilidades João tinha de fazer também 50 pontos?
  • E se João errasse algum dardo, quais seriam as possibilidades dele de tirar 50 pontos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Após a realização da atividade, convide algumas duplas para contar à turma como fizeram para descobrir e apresentar as jogadas do João. Disponibilize o quadro para este momento da atividade. Se alguma dupla falar que os dois participantes acertaram exatamente igual, aborde a diferença dos conceitos de igual e de equivalente.

Propósito: Compartilhar estratégias com os colegas.

Discuta com a turma:

  • João pode ter acertado exatamente os mesmos alvos que Marcelo? Por quê?
  • Que possibilidades João tinha de fazer também 50 pontos?
  • E se João errasse algum dardo, quais seriam as possibilidades dele de tirar 50 pontos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Discuta com os alunos conceitos aprendidos nesta aula através de questionamentos que os ajudem a concluir o que foi feito.

Propósito: A ideia é que os alunos apresentem uma nova interpretação do sinal de igual através da sentença criada com o tiro ao alvo.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • Qual sinal representa a equivalência?
  • Para ter uma equivalência, é necessário ter os dois membros de uma sentença exatamente iguais? O que é necessário para considerar uma sentença com dois membros equivalentes?

Slide Plano Aula

Orientações: Solicite aos alunos que criem uma sentença equivalente utilizando adição e/ou subtração. Como a criação das sentenças levará pouco tempo, haverá tempo suficiente para uma socialização de respostas, no qual todos poderão analisar as sentenças propostas pelos colegas.

Propósito: Exercitar as aprendizagens da aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 3º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem regularidade em sequências numéricas ou geométricas, ideia de igualdade e diferença em sentenças relacionadas a adição ou subtração de dois números naturais.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano