11137
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Estimando capacidades

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Medidas não padronizadas de capacidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Priscila Paes Inacio Melies

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Priscila Paes Inácio Melies

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé




Habilidade da BNCC

(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.



Objetivos específicos

Estimar medidas de capacidade a partir de diferentes meios não padronizados.

Conceito-chave

Medidas não padronizadas de capacidade.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Copinhos descartáveis pequenos para as constatações do raio x (sugestão: copinhos de café com 50 ml);
  • Colheres pequenas de sobremesa.

Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Peça ajuda das crianças para entregar a atividade impressa para todos (isso vai ajudar a não estourar o tempo), leia o enunciado e peça que as crianças resolvam. Siga a discussão (discuta com a turma) e para encerrar diga que nesta aula as crianças vão estimar sobre a capacidade de alguns recipientes.

Discuta com a turma:

  • Em qual recipiente cabe o suco de mais laranjas? Por quê?
  • Em qual recipiente cabe o suco de menos laranjas? Por quê?

Propósito: Retomar os termos “cabe mais” e “cabe menos” .

Materiais complementares para impressão:

Retomada

Resolução da Retomada

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Organize a turma em duplas. Entregue a atividade e leia o enunciado. Enquanto as duplas discutem entre si para chegar num acordo, circule pela sala para observar as discussões e mediá-las caso necessário (conforme o tópico “discuta com a turma”). Aproveite este momento para circular pela sala e tomar conhecimento das estratégias que as crianças estão usando para estimar e já ir pensando no momento seguinte que será a discussão das soluções. Se alguma dupla não tiver desenvolvido nenhuma estratégia ou esteja com dúvida sobre como fazer uma estimativa veja como proceder no Guia de intervenções.

Propósito: Levar as crianças a estimarem sobre a capacidade de dois recipientes e compará-los entre si.

Discuta com a turma: (nas duplas conforme a necessidade)

  • Compreenderam o que é para ser feito?
  • Já conseguiram pensar numa solução?
  • Como pensaram para concluir isso?
  • Por que vocês acham que no recipiente grande cabe esta quantidade de baldes de água?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que as duplas demonstrem, um de cada vez, como fizeram para encontrar a resposta da pergunta (Uma dupla para cada estratégia semelhante).

Discuta com a turma: Faça as seguintes questões para cada dupla que for participar do momento da discussão das soluções. Determine que, ao responderem, se direcionem para a turma.

  • Explique para os colegas como vocês fizeram para estimar a quantidade de baldes de água necessários para encher o recipiente.
  • Conseguiram pensar em outra alternativa? Se sim, por que então escolheram esta?
  • Após cada estratégia discutida, valide-a com a turma perguntando o seguinte: Vocês consideram que esta estratégia ajudou o grupo a chegar numa resposta adequada? Por quê?
  • Concordam com a maneira como eles fizeram? Ou fariam algo diferente?

Propósito: Compartilhar com a turma as diversas estratégias encontradas pelos grupos para estabelecer uma estimativa.

Possíveis estratégias de resolução:

- As crianças podem estimar a quantidade de baldes medindo a altura em que ficou a água no recipiente com um balde e ir repetindo essa altura até a borda do recipiente. Eles podem medir usando a régua, o dedo, um lápis, ou algum outro material que lhes pareça conveniente.

- No recipiente, eles podem pintar faixas coloridas da mesma largura que a primeira para ver quantas faixa conseguem até a borda.

- Calcular uma estimativa mentalmente.

Não direcione as crianças a nenhuma delas, mas deixe-os livre para usar a estratégia a que melhor se adaptarem. Essas são possibilidades de estratégias, podem aparecer outras de acordo com a criatividades das crianças. Neste momento você não vai oferecer nenhuma estratégia, apenas vai questioná-los sobre a estratégia que eles próprios buscaram para resolver a questão.

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Peça para que uma ou duas crianças falem o que aprenderam nesta aula.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações: Entregue a atividade do Raio X para as crianças, leia e dê um tempo para realizarem a tarefa individualmente. Enquanto fazem isso, vá circulando pela sala e já questionando as crianças sobre o porquê das suas respostas. Certifique-se de que todos compreenderam o que foi trabalhado na aula de hoje.

Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.

Materiais complementares

Você encontra a atividade para impressão aqui.

Você encontra a resolução do Raio x aqui.

Para imprimir as atividades complementares clique aqui.

Você encontra a resolução das atividades complementares aqui.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Priscila Paes Inácio Melies

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé




Habilidade da BNCC

(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.



Objetivos específicos

Estimar medidas de capacidade a partir de diferentes meios não padronizados.

Conceito-chave

Medidas não padronizadas de capacidade.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Copinhos descartáveis pequenos para as constatações do raio x (sugestão: copinhos de café com 50 ml);
  • Colheres pequenas de sobremesa.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Peça ajuda das crianças para entregar a atividade impressa para todos (isso vai ajudar a não estourar o tempo), leia o enunciado e peça que as crianças resolvam. Siga a discussão (discuta com a turma) e para encerrar diga que nesta aula as crianças vão estimar sobre a capacidade de alguns recipientes.

Discuta com a turma:

  • Em qual recipiente cabe o suco de mais laranjas? Por quê?
  • Em qual recipiente cabe o suco de menos laranjas? Por quê?

Propósito: Retomar os termos “cabe mais” e “cabe menos” .

Materiais complementares para impressão:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Organize a turma em duplas. Entregue a atividade e leia o enunciado. Enquanto as duplas discutem entre si para chegar num acordo, circule pela sala para observar as discussões e mediá-las caso necessário (conforme o tópico “discuta com a turma”). Aproveite este momento para circular pela sala e tomar conhecimento das estratégias que as crianças estão usando para estimar e já ir pensando no momento seguinte que será a discussão das soluções. Se alguma dupla não tiver desenvolvido nenhuma estratégia ou esteja com dúvida sobre como fazer uma estimativa veja como proceder no Guia de intervenções.

Propósito: Levar as crianças a estimarem sobre a capacidade de dois recipientes e compará-los entre si.

Discuta com a turma: (nas duplas conforme a necessidade)

  • Compreenderam o que é para ser feito?
  • Já conseguiram pensar numa solução?
  • Como pensaram para concluir isso?
  • Por que vocês acham que no recipiente grande cabe esta quantidade de baldes de água?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que as duplas demonstrem, um de cada vez, como fizeram para encontrar a resposta da pergunta (Uma dupla para cada estratégia semelhante).

Discuta com a turma: Faça as seguintes questões para cada dupla que for participar do momento da discussão das soluções. Determine que, ao responderem, se direcionem para a turma.

  • Explique para os colegas como vocês fizeram para estimar a quantidade de baldes de água necessários para encher o recipiente.
  • Conseguiram pensar em outra alternativa? Se sim, por que então escolheram esta?
  • Após cada estratégia discutida, valide-a com a turma perguntando o seguinte: Vocês consideram que esta estratégia ajudou o grupo a chegar numa resposta adequada? Por quê?
  • Concordam com a maneira como eles fizeram? Ou fariam algo diferente?

Propósito: Compartilhar com a turma as diversas estratégias encontradas pelos grupos para estabelecer uma estimativa.

Possíveis estratégias de resolução:

- As crianças podem estimar a quantidade de baldes medindo a altura em que ficou a água no recipiente com um balde e ir repetindo essa altura até a borda do recipiente. Eles podem medir usando a régua, o dedo, um lápis, ou algum outro material que lhes pareça conveniente.

- No recipiente, eles podem pintar faixas coloridas da mesma largura que a primeira para ver quantas faixa conseguem até a borda.

- Calcular uma estimativa mentalmente.

Não direcione as crianças a nenhuma delas, mas deixe-os livre para usar a estratégia a que melhor se adaptarem. Essas são possibilidades de estratégias, podem aparecer outras de acordo com a criatividades das crianças. Neste momento você não vai oferecer nenhuma estratégia, apenas vai questioná-los sobre a estratégia que eles próprios buscaram para resolver a questão.

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Peça para que uma ou duas crianças falem o que aprenderam nesta aula.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações: Entregue a atividade do Raio X para as crianças, leia e dê um tempo para realizarem a tarefa individualmente. Enquanto fazem isso, vá circulando pela sala e já questionando as crianças sobre o porquê das suas respostas. Certifique-se de que todos compreenderam o que foi trabalhado na aula de hoje.

Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.

Materiais complementares

Você encontra a atividade para impressão aqui.

Você encontra a resolução do Raio x aqui.

Para imprimir as atividades complementares clique aqui.

Você encontra a resolução das atividades complementares aqui.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 1º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os estudantes aprendem medidas de comprimentos, massa, tempo e capacidade com unidades não padronizadas e conhecem o sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano