Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor/Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF03MA11) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.
Objetivos específicos
Identificar o sentido de igualdade em uma operação numérica de adição.
Conceito-chave
Conceito de igualdade
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Datashow ( opcional).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Aquecimento
# *Tempo sugerido:* 7 minutos.
# *Orientação:* Comece a aula questionando os alunos sobre os conceitos de igualdade e diferença. É bastante provável que eles apresentem diversas respostas. Peça para que pense sobre as sentenças 2 + 2 + 2 +2 + 2 = 5 + 5 e se ela representa uma igualdade ou não e o porquê.
# *Propósito:* Resgatar o que os alunos já sabem sobre igualdade, equivalência e diferença, de forma que possa atingir o objetivo desta aula:
# *Discuta com a turma:*
- O que significa igualdade?
- Você consegue escrever um problema envolvendo uma igualdade?
- De que forma podemos descobrir se uma sentença é igual a outra?
Atividade Principal
# *Tempo sugerido:* 14 minutos.
# *Orientação:* Incentive os alunos a pensarem sobre o questionamento: “Quem comprou o maior número de bombons: Marcos ou Pedro? É importante que os alunos busquem relações e conceitos aprendidos anteriormentes para justificar a quantidade que cada um possui, e dessa forma poder responder.
# *Propósito:* A intenção é que os alunos compreendam o conceito de igualdade, que caracteriza-se quando duas operações ou quantidades são iguais entre si.
# *Discuta com a turma:*
- De que forma podemos descobrir quem comprou mais bombons?
- É possível inferir a quantidade de bombons a partir do número de pacotes?
- Qual a relação entre o número de pacotes e o número de unidades de bombons?
- Que relação temos entre o número de bombons de Marcos e Pedro: igualdade ou diferença?
- O que acontece se mudarmos a quantidade de bombons de um dos garotos?
Materiais complementares:
Discussão da solução
# *Tempo sugerido:* 12 minutos ( slides 5 e 6 )
# *Orientação:* Após a turma chegar às conclusões parciais, convide alguns alunos para compartilhar suas ideias. Peça que expliquem como cada um pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir a situação-problema apresentada e identificar a relação de igualdade entre as quantidades de cada bombom.
# *Propósito:*: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar esta questão.
# *Discuta com a turma:*
- De que forma podemos descobrir quem comprou mais bombons?
- É possível inferir a quantidade de bombons a partir do número de pacotes?
- Qual a relação entre o número de pacotes e o número de unidades de bombons?
- Que relação temos entre o número de bombons de Marcos e Pedro: igualdade ou diferença?
- O que acontece se mudarmos a quantidade de bombons de um dos garotos?
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje.
- O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
- Como você abordou o problema de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
Material Complementar:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução
# *Tempo sugerido:* 12 minutos ( slides 5 e 6 )
# *Orientação:* Após a turma chegar às conclusões parciais, convide alguns alunos para compartilhar suas ideias. Peça que expliquem como cada um pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir a situação-problema apresentada e identificar a relação de igualdade entre as quantidades de cada bombom.
# *Propósito:*: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar esta questão.
# *Discuta com a turma:*
- De que forma podemos descobrir quem comprou mais bombons?
- É possível inferir a quantidade de bombons a partir do número de pacotes?
- Qual a relação entre o número de pacotes e o número de unidades de bombons?
- Que relação temos entre o número de bombons de Marcos e Pedro: igualdade ou diferença?
- O que acontece se mudarmos a quantidade de bombons de um dos garotos?
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje.
- O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
- Como você abordou o problema de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
Sistematização do conceito
# *Tempo sugerido:* 5 minutos.
# *Orientação:* Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação entre equivalência e equilíbrio. Retome os conceitos matemáticos utilizados na aula.
# *Propósito:* Sistematizar os conceitos aprendidos nesta aula, conceitos de igualdade em operações numéricas envolvendo adição.
# *Discuta com a turma:*
- Sobre o que foi o grande debate matemático na aula de hoje? O que você aprendeu com ele?
- O que se manteve como você pensava? O que mudou?
- O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta unidade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldade?
Encerramento
# *Tempo sugerido:* 2 minutos.
# *Orientação:* Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação entre igualdade e equivalência. Retome os conceitos matemáticos utilizados na aula, como o sentido de igualdade em sentenças de adições.
# *Propósito:* Encerrar a atividade da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Projete na lousa o exercício acima ou entregue folhas impressas.
Propósito: Exercitar as aprendizagens da aula.
Materiais complementares: