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Plano de aula - Sentido da igualdade em operações de adição

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre Identificar o sentido de igualdade em uma operação numérica de adição.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paulo César da Silva Rocha

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor/Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF03MA11) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.



Objetivos específicos

Identificar o sentido de igualdade em uma operação numérica de adição.

Conceito-chave

Conceito de igualdade

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Datashow ( opcional).




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 7 minutos.

# *Orientação:* Comece a aula questionando os alunos sobre os conceitos de igualdade e diferença. É bastante provável que eles apresentem diversas respostas. Peça para que pense sobre as sentenças 2 + 2 + 2 +2 + 2 = 5 + 5 e se ela representa uma igualdade ou não e o porquê.

# *Propósito:* Resgatar o que os alunos já sabem sobre igualdade, equivalência e diferença, de forma que possa atingir o objetivo desta aula:

# *Discuta com a turma:*

  • O que significa igualdade?
  • Você consegue escrever um problema envolvendo uma igualdade?
  • De que forma podemos descobrir se uma sentença é igual a outra?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 14 minutos.

# *Orientação:* Incentive os alunos a pensarem sobre o questionamento: “Quem comprou o maior número de bombons: Marcos ou Pedro? É importante que os alunos busquem relações e conceitos aprendidos anteriormentes para justificar a quantidade que cada um possui, e dessa forma poder responder.

# *Propósito:* A intenção é que os alunos compreendam o conceito de igualdade, que caracteriza-se quando duas operações ou quantidades são iguais entre si.

# *Discuta com a turma:*

  • De que forma podemos descobrir quem comprou mais bombons?
  • É possível inferir a quantidade de bombons a partir do número de pacotes?
  • Qual a relação entre o número de pacotes e o número de unidades de bombons?
  • Que relação temos entre o número de bombons de Marcos e Pedro: igualdade ou diferença?
  • O que acontece se mudarmos a quantidade de bombons de um dos garotos?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 12 minutos ( slides 5 e 6 )

# *Orientação:* Após a turma chegar às conclusões parciais, convide alguns alunos para compartilhar suas ideias. Peça que expliquem como cada um pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir a situação-problema apresentada e identificar a relação de igualdade entre as quantidades de cada bombom.

# *Propósito:*: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar esta questão.

# *Discuta com a turma:*

  • De que forma podemos descobrir quem comprou mais bombons?
  • É possível inferir a quantidade de bombons a partir do número de pacotes?
  • Qual a relação entre o número de pacotes e o número de unidades de bombons?
  • Que relação temos entre o número de bombons de Marcos e Pedro: igualdade ou diferença?
  • O que acontece se mudarmos a quantidade de bombons de um dos garotos?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje.
  • O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Como você abordou o problema de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 12 minutos ( slides 5 e 6 )

# *Orientação:* Após a turma chegar às conclusões parciais, convide alguns alunos para compartilhar suas ideias. Peça que expliquem como cada um pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir a situação-problema apresentada e identificar a relação de igualdade entre as quantidades de cada bombom.

# *Propósito:*: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar esta questão.

# *Discuta com a turma:*

  • De que forma podemos descobrir quem comprou mais bombons?
  • É possível inferir a quantidade de bombons a partir do número de pacotes?
  • Qual a relação entre o número de pacotes e o número de unidades de bombons?
  • Que relação temos entre o número de bombons de Marcos e Pedro: igualdade ou diferença?
  • O que acontece se mudarmos a quantidade de bombons de um dos garotos?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje.
  • O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Como você abordou o problema de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 5 minutos.

# *Orientação:* Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação entre equivalência e equilíbrio. Retome os conceitos matemáticos utilizados na aula.

# *Propósito:* Sistematizar os conceitos aprendidos nesta aula, conceitos de igualdade em operações numéricas envolvendo adição.

# *Discuta com a turma:*

  • Sobre o que foi o grande debate matemático na aula de hoje? O que você aprendeu com ele?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta unidade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldade?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 2 minutos.

# *Orientação:* Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação entre igualdade e equivalência. Retome os conceitos matemáticos utilizados na aula, como o sentido de igualdade em sentenças de adições.

# *Propósito:* Encerrar a atividade da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete na lousa o exercício acima ou entregue folhas impressas.

Propósito: Exercitar as aprendizagens da aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor/Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF03MA11) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.



Objetivos específicos

Identificar o sentido de igualdade em uma operação numérica de adição.

Conceito-chave

Conceito de igualdade

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Datashow ( opcional).



Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 7 minutos.

# *Orientação:* Comece a aula questionando os alunos sobre os conceitos de igualdade e diferença. É bastante provável que eles apresentem diversas respostas. Peça para que pense sobre as sentenças 2 + 2 + 2 +2 + 2 = 5 + 5 e se ela representa uma igualdade ou não e o porquê.

# *Propósito:* Resgatar o que os alunos já sabem sobre igualdade, equivalência e diferença, de forma que possa atingir o objetivo desta aula:

# *Discuta com a turma:*

  • O que significa igualdade?
  • Você consegue escrever um problema envolvendo uma igualdade?
  • De que forma podemos descobrir se uma sentença é igual a outra?
Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 14 minutos.

# *Orientação:* Incentive os alunos a pensarem sobre o questionamento: “Quem comprou o maior número de bombons: Marcos ou Pedro? É importante que os alunos busquem relações e conceitos aprendidos anteriormentes para justificar a quantidade que cada um possui, e dessa forma poder responder.

# *Propósito:* A intenção é que os alunos compreendam o conceito de igualdade, que caracteriza-se quando duas operações ou quantidades são iguais entre si.

# *Discuta com a turma:*

  • De que forma podemos descobrir quem comprou mais bombons?
  • É possível inferir a quantidade de bombons a partir do número de pacotes?
  • Qual a relação entre o número de pacotes e o número de unidades de bombons?
  • Que relação temos entre o número de bombons de Marcos e Pedro: igualdade ou diferença?
  • O que acontece se mudarmos a quantidade de bombons de um dos garotos?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 12 minutos ( slides 5 e 6 )

# *Orientação:* Após a turma chegar às conclusões parciais, convide alguns alunos para compartilhar suas ideias. Peça que expliquem como cada um pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir a situação-problema apresentada e identificar a relação de igualdade entre as quantidades de cada bombom.

# *Propósito:*: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar esta questão.

# *Discuta com a turma:*

  • De que forma podemos descobrir quem comprou mais bombons?
  • É possível inferir a quantidade de bombons a partir do número de pacotes?
  • Qual a relação entre o número de pacotes e o número de unidades de bombons?
  • Que relação temos entre o número de bombons de Marcos e Pedro: igualdade ou diferença?
  • O que acontece se mudarmos a quantidade de bombons de um dos garotos?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje.
  • O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Como você abordou o problema de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 12 minutos ( slides 5 e 6 )

# *Orientação:* Após a turma chegar às conclusões parciais, convide alguns alunos para compartilhar suas ideias. Peça que expliquem como cada um pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir a situação-problema apresentada e identificar a relação de igualdade entre as quantidades de cada bombom.

# *Propósito:*: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar esta questão.

# *Discuta com a turma:*

  • De que forma podemos descobrir quem comprou mais bombons?
  • É possível inferir a quantidade de bombons a partir do número de pacotes?
  • Qual a relação entre o número de pacotes e o número de unidades de bombons?
  • Que relação temos entre o número de bombons de Marcos e Pedro: igualdade ou diferença?
  • O que acontece se mudarmos a quantidade de bombons de um dos garotos?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje.
  • O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Como você abordou o problema de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?

Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 5 minutos.

# *Orientação:* Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação entre equivalência e equilíbrio. Retome os conceitos matemáticos utilizados na aula.

# *Propósito:* Sistematizar os conceitos aprendidos nesta aula, conceitos de igualdade em operações numéricas envolvendo adição.

# *Discuta com a turma:*

  • Sobre o que foi o grande debate matemático na aula de hoje? O que você aprendeu com ele?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta unidade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldade?

Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 2 minutos.

# *Orientação:* Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação entre igualdade e equivalência. Retome os conceitos matemáticos utilizados na aula, como o sentido de igualdade em sentenças de adições.

# *Propósito:* Encerrar a atividade da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete na lousa o exercício acima ou entregue folhas impressas.

Propósito: Exercitar as aprendizagens da aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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