Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_18GRM06
Recursos
la, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Copos medidores
Google Formulários
Artigo: Como medir tudo o que há
Jogo: Medidas e grandezas
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Aquecimento
O foco do plano será a atividade principal, entretanto vale a pena apresentar para os alunos a atividade de retomada, pois ela começa fazendo um levantamento de hipóteses sobre as unidades de medida de capacidade. Você pode enviar as sugestões para a exploração de forma remota, por WhatsApp por exemplo, para que os alunos comecem a explorar e pensar sobre o tema. Você também pode fazer um formulário com a atividade e pedir que os alunos o respondam antes da aula. O formulário gera uma planilha que irá lhe ajudar a observar os resultados da sua turma e verificar se eles têm condições de embarcar na atividade principal.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é estabelecer a relação entre unidades de medida de capacidade (litro e mililitro). Os alunos precisam ter acesso à situação problema da atividade principal, se for possível a imagem também para que tenham um apoio visual. Mostre o slide 4 se estiver em uma aula online por videoconferência pelo Meet ou Zoom. Caso esteja em uma aula síncrona ou assíncrona por WhatsApp, tire um print da imagem do slide ou da atividade principal e envie para que os alunos consigam realizá-la. Você também pode dar explicações maiores por áudio ou texto, mas não dê respostas prontas, deixe que os alunos reflitam sobre a situação. Peça que os alunos copiem a situação no caderno e a resolvam em forma de texto, áudio ou ilustração. Sugira que os alunos usem copos medidores para que possam verificar suas hipóteses de forma mais concreta. Se esse for o caso, peça que fotografem suas medições sendo realizadas. Se for possível, divida os alunos em pequenos grupos para conversarem e compartilharem as soluções que encontraram via WhatsApp ou Zoom, assim a discussão será mais rica. Os grupos podem já estar divididos anteriormente e serem grupos fixos para todas as atividades de grupo - isso poupará tempo. Depois, eles podem dividir com todo o grupo as suas conclusões.
Discussão das soluções
Antes de compartilhar o slide da discussão das soluções, peça que os alunos compartilhem as conclusões a que eles chegaram. Depois, compartilhe os slides 5 e 6 da discussão das soluções com os alunos ao vivo, através de um print ou por fotografia. Eles devem comparar essas soluções com as suas, concordar ou discordar através de texto, imagem ou de áudio.
Sistematização do conceito
Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a relação entre as medidas de capacidade litro e mililitro. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação às anotações e as integre formando um novo slide ou um cartaz.
Raio X
A atividade do Raio X é bastante interessante para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula já que retoma as medidas de capacidade. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim. Você pode enviá-las para os alunos através de WhatsApp ou e-mail. Caso tenham o Google Sala de Aula eles podem devolvê-las pela própria sala de aula. Caso não seja assim, os alunos podem enviar fotografias de seus cadernos.
Convite às famílias
As famílias podem tentar resolver a situação com os alunos utilizando líquidos e copos medidores. É uma excelente oportunidade para comparar e compartilhar estratégias e soluções.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais. Envie uma mensagem para as famílias explicando o que você está trabalhando e a forma que eles podem ajudar seus filhos.