11049
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Medida de capacidade: litro

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre Medidas de capacidade. Litro.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_18GRM07

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Copos medidores
Google apresentações
Artigo: Como medir tudo o que há
Jogo: Medidas e grandezas

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Aquecimento
O foco do plano será a atividade principal, entretanto vale a pena apresentar para os alunos a atividade de retomada, pois ela começa fazendo um levantamento de hipóteses sobre os produtos que podem ser medidos em litros. Você pode enviar o slide ou o seu print de forma remota, por WhatsApp por exemplo, para que os alunos comecem a explorar e pensar sobre o tema. Você pode pedir também que eles fotografem produtos em sua casa que são medidos em litros ou mililitros e compartilhem com os colegas.

Atividade principal
O foco desta atividade principal é medir a capacidade de um recipiente em litros e saber utilizar em situações práticas. Os alunos precisam ter acesso à situação problema da atividade principal e, se for possível, à imagem também, para que tenham um apoio visual. Mostre o slide 4 se estiver em uma aula online por videoconferência pelo Meet ou Zoom. Caso esteja em uma aula síncrona ou assíncrona por WhatsApp, tire um print da imagem do slide ou da atividade principal e envie para que os alunos consigam realizá-la. Você também pode dar explicações maiores por áudio ou texto, mas não dê respostas prontas, deixe que os alunos reflitam sobre a situação. Peça que os alunos copiem a situação no caderno e a resolvam em forma de texto, áudio ou ilustração. Sugira que os alunos usem copos medidores para que possam verificar suas hipóteses de forma mais concreta. Se esse for o caso, peça que fotografem suas medições sendo realizadas. Se for possível, divida os alunos em pequenos grupos para conversarem e compartilharem as soluções que encontraram e compartilhe um slide que os grupos possam editar para que a discussão seja mais rica e a realização seja em grupo, mesmo estando separados. Os grupos podem já estar divididos anteriormente e serem grupos fixos para todas as atividades de grupo - isso poupará tempo.

Painel de soluções
Antes de compartilhar o slide da discussão das soluções, peça que os alunos compartilhem as conclusões a que eles chegaram. Caso tenham editado o slide, compartilhe os slides que produziram com as suas soluções. Depois, compartilhe os slides 5 e 6 da discussão das soluções com os alunos ao vivo, através de um print ou por fotografia. Eles devem comparar essas soluções com as suas, concordar ou discordar através de texto, imagem ou de áudio.

Encerramento
Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes como podemos medir a capacidade de um recipiente em litros. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação às anotações e as integre formando um novo slide ou um cartaz.

Raio X
A atividade do Raio X é bastante interessante para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula já que retoma as medidas de capacidade de forma parecida com a que foi realizada em sala. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim. Você pode enviá-las para os alunos através de WhatsApp ou e-mail. Caso tenham o Google Sala de Aula eles podem devolvê-las pela própria sala de aula. Caso não seja assim, os alunos podem enviar fotografias de seus cadernos.

Convite às famílias
As famílias podem tentar resolver a situação com os alunos utilizando líquidos e copos medidores. Também podem aproveitar esses conceitos em atividades do seu dia a dia e, inclusive, conscientizando as crianças sobre a economia de água.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais. Envie uma mensagem para as famílias explicando o que você está trabalhando e a forma que eles podem ajudar seus filhos.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_18GRM07

(EF03MA20) Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), reconhecendo-as em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas