11023
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Álgebra

Plano de aula - Problematizando com as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero com os números naturais

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Kaminski,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Márcia Regina Kaminski

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.

Objetivos específicos

  • Aplicar os conhecimentos adquiridos sobre as relações inversas entre as operações de multiplicação e divisão com resto zero na resolução de problemas.

Conceito-chave

  • Relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero com os números naturais.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Calculadoras (opcional );
  • Datashow ( opcional ).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3, 4 e 5)

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e relembre que as operações de multiplicação e divisão são inversas, assim como adição e subtração são inversas. Destaque que as operações envolvem um significado que normalmente é expresso no problema por meio das informações que são fornecidas e do que precisamos saber. Lembre que em muitos casos é possível utilizar multiplicação ou divisão para resolver uma mesma situação dependendo do que é solicitado ou ainda do raciocínio utilizado. Destaque que as relações inversas permitem que se pense de diferentes formas, tanto para iniciar o raciocínio como para solucionar uma mesma situação problema. Utilize a situação do próximo slide para exemplificar isso.

Propósito: Recordar que multiplicação e divisão são operações inversas e com significados envolvidos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3, 4 e 5)

Orientação: Leia o problema do exemplo com a turma e discuta as diferentes formas de iniciar o raciocínio, e também de solução, que são possíveis na mesma situação, em função das relações inversas entre multiplicação e divisão. Em cada possibilidade apresentada, deixe que comentem o que torna esta solução adequada e porque está correta. Questione se existem outras formas de pensar. Chame a atenção para a possibilidade de solução que apresenta o raciocínio inverso como solução.

Propósito: Recordar que multiplicação e divisão são operações inversas e com significados envolvidos e relacionados.

Discuta com a turma:

  • Esta forma de pensar está correta? Que raciocínio foi utilizado aqui?
  • Esta solução está correta? Como podemos ter certeza disso?
  • Há outras formas de resolver?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3, 4 e 5)

Orientação: Leia o problema do exemplo com a turma e discuta as diferentes formas de iniciar o raciocínio, e também de solução, que são possíveis na mesma situação, em função das relações inversas entre multiplicação e divisão. Em cada possibilidade apresentada, deixe que comentem o que torna esta solução adequada e porque está correta. Questione se existem outras formas de pensar. Chame a atenção para a possibilidade de solução que apresenta o raciocínio inverso como solução.

Propósito: Recordar que multiplicação e divisão são operações inversas e com significados envolvidos e relacionados.

Discuta com a turma:

  • Esta forma de pensar está correta? Que raciocínio foi utilizado aqui?
  • Esta solução está correta? Como podemos ter certeza disso?
  • Há outras formas de resolver?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 a 9)

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e passe para o próximo slide onde a atividade principal é proposta.

Propósito: Utilizar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero para resolver situações- problema.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 a 9)

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e passe para o próximo slide onde a tabela é apresentada.

Propósito: Utilizar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero para resolver situações- problema.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 a 9)

Orientação: Leia a tabela com os alunos e passe para o próximo slide onde as questões são propostas.

Propósito: Utilizar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero para resolver situações- problema.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 a 9)

Orientação: Leia as questões com os alunos e proponha que desenvolvam a atividade em duplas. Durante o trabalho, acompanhe o desenvolvimento de cada dupla auxiliando nas dificuldades através de questionamentos. Fique atento à forma como as duplas estão elaborando o raciocínio para encontrar as resoluções e como estão desenvolvendo as operações e cálculos. Caso ache necessário ou interessante, você pode propor a utilização de uma calculadora por dupla para que os alunos desenvolvam o trabalho com o auxílio do instrumento. Neste caso, o foco será a interpretação das situações propostas, a compreensão das relações inversas entre multiplicação e divisão e a utilização do instrumento. Se fizer esta opção, verifique se a escola tem o número de calculadoras suficiente para disponibilizar ao número de duplas, ou a possibilidade de solicitar que os alunos tragam de casa uma calculadora para essa aula. Outra possibilidade, caso a escola tenha disponível um laboratório de informática, é realizar a aula no laboratório e utilizar as calculadoras dos computadores. Caso faça esta opção de utilizar a calculadora, provavelmente será necessário orientar e auxiliar os alunos quanto ao uso do instrumento pois pode ser que alguns nunca tenham utilizado uma calculadora.

Propósito: Utilizar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero para resolver situações-problema.

Discuta com a turma:

  • Que estratégias vocês estão utilizando?
  • Podem me explicar como estão pensando?
  • Por que escolheram esta forma de solução?
  • Existem outras formas de pensar?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 19)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter utilizado diferentes maneiras, tanto para iniciar o raciocínio quanto para buscar a solução. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos, multiplicação, divisão ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver, e se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para as soluções que envolvem as relações inversas entre multiplicação e divisão.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias encontradas pelos alunos para elaborar o raciocínio e para buscar a solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos começar a resolver?
  • Que raciocínio podemos utilizar? Existem outras formas de pensar?
  • Explique o que você pensou?
  • Existem outras formas de solucionar?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 19)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter utilizado diferentes maneiras, tanto para iniciar o raciocínio quanto para buscar a solução. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos, multiplicação, divisão ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver, e se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para as soluções que envolvem as relações inversas entre multiplicação e divisão.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias encontradas pelos alunos para elaborar o raciocínio e para buscar a solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos começar a resolver?
  • Que raciocínio podemos utilizar? Existem outras formas de pensar?
  • Explique o que você pensou?
  • Existem outras formas de solucionar?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 19)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter utilizado diferentes maneiras, tanto para iniciar o raciocínio quanto para buscar a solução. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos, multiplicação, divisão ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver, e se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para as soluções que envolvem as relações inversas entre multiplicação e divisão.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias encontradas pelos alunos para elaborar o raciocínio e para buscar a solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos começar a resolver?
  • Que raciocínio podemos utilizar? Existem outras formas de pensar?
  • Explique o que você pensou?
  • Existem outras formas de solucionar?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 19)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter utilizado diferentes maneiras, tanto para iniciar o raciocínio quanto para buscar a solução. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos, multiplicação, divisão ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver, e se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para as soluções que envolvem as relações inversas entre multiplicação e divisão.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias encontradas pelos alunos para elaborar o raciocínio e para buscar a solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos começar a resolver?
  • Que raciocínio podemos utilizar? Existem outras formas de pensar?
  • Explique o que você pensou?
  • Existem outras formas de solucionar?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 19)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter utilizado diferentes maneiras, tanto para iniciar o raciocínio quanto para buscar a solução. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos, multiplicação, divisão ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver, e se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para as soluções que envolvem as relações inversas entre multiplicação e divisão.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias encontradas pelos alunos para elaborar o raciocínio e para buscar a solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos começar a resolver?
  • Que raciocínio podemos utilizar? Existem outras formas de pensar?
  • Explique o que você pensou?
  • Existem outras formas de solucionar?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 19)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter utilizado diferentes maneiras, tanto para iniciar o raciocínio quanto para buscar a solução. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos, multiplicação, divisão ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver, e se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para as soluções que envolvem as relações inversas entre multiplicação e divisão.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias encontradas pelos alunos para elaborar o raciocínio e para buscar a solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos começar a resolver?
  • Que raciocínio podemos utilizar? Existem outras formas de pensar?
  • Explique o que você pensou?
  • Existem outras formas de solucionar?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 19)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter utilizado diferentes maneiras, tanto para iniciar o raciocínio quanto para buscar a solução. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos, multiplicação, divisão ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver, e se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para as soluções que envolvem as relações inversas entre multiplicação e divisão.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias encontradas pelos alunos para elaborar o raciocínio e para buscar a solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos começar a resolver?
  • Que raciocínio podemos utilizar? Existem outras formas de pensar?
  • Explique o que você pensou?
  • Existem outras formas de solucionar?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 19)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter utilizado diferentes maneiras, tanto para iniciar o raciocínio quanto para buscar a solução. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos, multiplicação, divisão ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver, e se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para as soluções que envolvem as relações inversas entre multiplicação e divisão.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias encontradas pelos alunos para elaborar o raciocínio e para buscar a solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos começar a resolver?
  • Que raciocínio podemos utilizar? Existem outras formas de pensar?
  • Explique o que você pensou?
  • Existem outras formas de solucionar?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 19)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter utilizado diferentes maneiras, tanto para iniciar o raciocínio quanto para buscar a solução. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos, multiplicação, divisão ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver, e se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para as soluções que envolvem as relações inversas entre multiplicação e divisão.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias encontradas pelos alunos para elaborar o raciocínio e para buscar a solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos começar a resolver?
  • Que raciocínio podemos utilizar? Existem outras formas de pensar?
  • Explique o que você pensou?
  • Existem outras formas de solucionar?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 19)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter utilizado diferentes maneiras, tanto para iniciar o raciocínio quanto para buscar a solução. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos, multiplicação, divisão ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver, e se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para as soluções que envolvem as relações inversas entre multiplicação e divisão.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias encontradas pelos alunos para elaborar o raciocínio e para buscar a solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos começar a resolver?
  • Que raciocínio podemos utilizar? Existem outras formas de pensar?
  • Explique o que você pensou?
  • Existem outras formas de solucionar?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o conteúdo do balão com os alunos e destaque que existem diferentes possibilidades de raciocínios e soluções para uma mesma situação- problema. Utilizar as relações inversas entre as operações abre mais possibilidades de elaborar estratégias, e isso pode ser muito útil na resolução de situações-problema.

Propósito: Finalizar a aula resumindo o que foi estudado sobre as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero na resolução de uma situação- problema.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentem resolver os problemas com base no que foi estudado. Reserve 2 minutos para a correção coletiva e oral com a turma.

Propósito: Aplicar os conhecimentos aprendidos sobre as relações inversas entre multiplicação e divisão para resolver situações- problema.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram as mesmas respostas? Anote no quadro todas ou algumas das respostas obtidas em cada questão, inclusive algumas que apresentem erros, para que possam ser discutidos.
  • Como vocês pensaram? Discuta com os alunos as diferentes formas utilizadas para solucionar os problemas propostos.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Márcia Regina Kaminski

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.

Objetivos específicos

  • Aplicar os conhecimentos adquiridos sobre as relações inversas entre as operações de multiplicação e divisão com resto zero na resolução de problemas.

Conceito-chave

  • Relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero com os números naturais.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Calculadoras (opcional );
  • Datashow ( opcional ).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3, 4 e 5)

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e relembre que as operações de multiplicação e divisão são inversas, assim como adição e subtração são inversas. Destaque que as operações envolvem um significado que normalmente é expresso no problema por meio das informações que são fornecidas e do que precisamos saber. Lembre que em muitos casos é possível utilizar multiplicação ou divisão para resolver uma mesma situação dependendo do que é solicitado ou ainda do raciocínio utilizado. Destaque que as relações inversas permitem que se pense de diferentes formas, tanto para iniciar o raciocínio como para solucionar uma mesma situação problema. Utilize a situação do próximo slide para exemplificar isso.

Propósito: Recordar que multiplicação e divisão são operações inversas e com significados envolvidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3, 4 e 5)

Orientação: Leia o problema do exemplo com a turma e discuta as diferentes formas de iniciar o raciocínio, e também de solução, que são possíveis na mesma situação, em função das relações inversas entre multiplicação e divisão. Em cada possibilidade apresentada, deixe que comentem o que torna esta solução adequada e porque está correta. Questione se existem outras formas de pensar. Chame a atenção para a possibilidade de solução que apresenta o raciocínio inverso como solução.

Propósito: Recordar que multiplicação e divisão são operações inversas e com significados envolvidos e relacionados.

Discuta com a turma:

  • Esta forma de pensar está correta? Que raciocínio foi utilizado aqui?
  • Esta solução está correta? Como podemos ter certeza disso?
  • Há outras formas de resolver?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3, 4 e 5)

Orientação: Leia o problema do exemplo com a turma e discuta as diferentes formas de iniciar o raciocínio, e também de solução, que são possíveis na mesma situação, em função das relações inversas entre multiplicação e divisão. Em cada possibilidade apresentada, deixe que comentem o que torna esta solução adequada e porque está correta. Questione se existem outras formas de pensar. Chame a atenção para a possibilidade de solução que apresenta o raciocínio inverso como solução.

Propósito: Recordar que multiplicação e divisão são operações inversas e com significados envolvidos e relacionados.

Discuta com a turma:

  • Esta forma de pensar está correta? Que raciocínio foi utilizado aqui?
  • Esta solução está correta? Como podemos ter certeza disso?
  • Há outras formas de resolver?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 a 9)

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e passe para o próximo slide onde a atividade principal é proposta.

Propósito: Utilizar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero para resolver situações- problema.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 a 9)

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e passe para o próximo slide onde a tabela é apresentada.

Propósito: Utilizar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero para resolver situações- problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 a 9)

Orientação: Leia a tabela com os alunos e passe para o próximo slide onde as questões são propostas.

Propósito: Utilizar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero para resolver situações- problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6 a 9)

Orientação: Leia as questões com os alunos e proponha que desenvolvam a atividade em duplas. Durante o trabalho, acompanhe o desenvolvimento de cada dupla auxiliando nas dificuldades através de questionamentos. Fique atento à forma como as duplas estão elaborando o raciocínio para encontrar as resoluções e como estão desenvolvendo as operações e cálculos. Caso ache necessário ou interessante, você pode propor a utilização de uma calculadora por dupla para que os alunos desenvolvam o trabalho com o auxílio do instrumento. Neste caso, o foco será a interpretação das situações propostas, a compreensão das relações inversas entre multiplicação e divisão e a utilização do instrumento. Se fizer esta opção, verifique se a escola tem o número de calculadoras suficiente para disponibilizar ao número de duplas, ou a possibilidade de solicitar que os alunos tragam de casa uma calculadora para essa aula. Outra possibilidade, caso a escola tenha disponível um laboratório de informática, é realizar a aula no laboratório e utilizar as calculadoras dos computadores. Caso faça esta opção de utilizar a calculadora, provavelmente será necessário orientar e auxiliar os alunos quanto ao uso do instrumento pois pode ser que alguns nunca tenham utilizado uma calculadora.

Propósito: Utilizar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero para resolver situações-problema.

Discuta com a turma:

  • Que estratégias vocês estão utilizando?
  • Podem me explicar como estão pensando?
  • Por que escolheram esta forma de solução?
  • Existem outras formas de pensar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 19)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter utilizado diferentes maneiras, tanto para iniciar o raciocínio quanto para buscar a solução. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos, multiplicação, divisão ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver, e se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para as soluções que envolvem as relações inversas entre multiplicação e divisão.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias encontradas pelos alunos para elaborar o raciocínio e para buscar a solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos começar a resolver?
  • Que raciocínio podemos utilizar? Existem outras formas de pensar?
  • Explique o que você pensou?
  • Existem outras formas de solucionar?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 19)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter utilizado diferentes maneiras, tanto para iniciar o raciocínio quanto para buscar a solução. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos, multiplicação, divisão ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver, e se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para as soluções que envolvem as relações inversas entre multiplicação e divisão.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias encontradas pelos alunos para elaborar o raciocínio e para buscar a solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos começar a resolver?
  • Que raciocínio podemos utilizar? Existem outras formas de pensar?
  • Explique o que você pensou?
  • Existem outras formas de solucionar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 19)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter utilizado diferentes maneiras, tanto para iniciar o raciocínio quanto para buscar a solução. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos, multiplicação, divisão ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver, e se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para as soluções que envolvem as relações inversas entre multiplicação e divisão.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias encontradas pelos alunos para elaborar o raciocínio e para buscar a solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos começar a resolver?
  • Que raciocínio podemos utilizar? Existem outras formas de pensar?
  • Explique o que você pensou?
  • Existem outras formas de solucionar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 19)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter utilizado diferentes maneiras, tanto para iniciar o raciocínio quanto para buscar a solução. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos, multiplicação, divisão ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver, e se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para as soluções que envolvem as relações inversas entre multiplicação e divisão.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias encontradas pelos alunos para elaborar o raciocínio e para buscar a solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos começar a resolver?
  • Que raciocínio podemos utilizar? Existem outras formas de pensar?
  • Explique o que você pensou?
  • Existem outras formas de solucionar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 19)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter utilizado diferentes maneiras, tanto para iniciar o raciocínio quanto para buscar a solução. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos, multiplicação, divisão ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver, e se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para as soluções que envolvem as relações inversas entre multiplicação e divisão.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias encontradas pelos alunos para elaborar o raciocínio e para buscar a solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos começar a resolver?
  • Que raciocínio podemos utilizar? Existem outras formas de pensar?
  • Explique o que você pensou?
  • Existem outras formas de solucionar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 19)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter utilizado diferentes maneiras, tanto para iniciar o raciocínio quanto para buscar a solução. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos, multiplicação, divisão ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver, e se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para as soluções que envolvem as relações inversas entre multiplicação e divisão.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias encontradas pelos alunos para elaborar o raciocínio e para buscar a solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos começar a resolver?
  • Que raciocínio podemos utilizar? Existem outras formas de pensar?
  • Explique o que você pensou?
  • Existem outras formas de solucionar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 19)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter utilizado diferentes maneiras, tanto para iniciar o raciocínio quanto para buscar a solução. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos, multiplicação, divisão ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver, e se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para as soluções que envolvem as relações inversas entre multiplicação e divisão.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias encontradas pelos alunos para elaborar o raciocínio e para buscar a solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos começar a resolver?
  • Que raciocínio podemos utilizar? Existem outras formas de pensar?
  • Explique o que você pensou?
  • Existem outras formas de solucionar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 19)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter utilizado diferentes maneiras, tanto para iniciar o raciocínio quanto para buscar a solução. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos, multiplicação, divisão ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver, e se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para as soluções que envolvem as relações inversas entre multiplicação e divisão.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias encontradas pelos alunos para elaborar o raciocínio e para buscar a solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos começar a resolver?
  • Que raciocínio podemos utilizar? Existem outras formas de pensar?
  • Explique o que você pensou?
  • Existem outras formas de solucionar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 19)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter utilizado diferentes maneiras, tanto para iniciar o raciocínio quanto para buscar a solução. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos, multiplicação, divisão ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver, e se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para as soluções que envolvem as relações inversas entre multiplicação e divisão.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias encontradas pelos alunos para elaborar o raciocínio e para buscar a solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos começar a resolver?
  • Que raciocínio podemos utilizar? Existem outras formas de pensar?
  • Explique o que você pensou?
  • Existem outras formas de solucionar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10 a 19)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para resolver o problema. Eles podem ter utilizado diferentes maneiras, tanto para iniciar o raciocínio quanto para buscar a solução. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos, multiplicação, divisão ou ainda outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para resolver, e se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles caso seja diferente do que eles tenham feito. Comente que existem várias maneiras de pensar. Chame a atenção para as soluções que envolvem as relações inversas entre multiplicação e divisão.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias encontradas pelos alunos para elaborar o raciocínio e para buscar a solução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos começar a resolver?
  • Que raciocínio podemos utilizar? Existem outras formas de pensar?
  • Explique o que você pensou?
  • Existem outras formas de solucionar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o conteúdo do balão com os alunos e destaque que existem diferentes possibilidades de raciocínios e soluções para uma mesma situação- problema. Utilizar as relações inversas entre as operações abre mais possibilidades de elaborar estratégias, e isso pode ser muito útil na resolução de situações-problema.

Propósito: Finalizar a aula resumindo o que foi estudado sobre as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero na resolução de uma situação- problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentem resolver os problemas com base no que foi estudado. Reserve 2 minutos para a correção coletiva e oral com a turma.

Propósito: Aplicar os conhecimentos aprendidos sobre as relações inversas entre multiplicação e divisão para resolver situações- problema.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram as mesmas respostas? Anote no quadro todas ou algumas das respostas obtidas em cada questão, inclusive algumas que apresentem erros, para que possam ser discutidos.
  • Como vocês pensaram? Discuta com os alunos as diferentes formas utilizadas para solucionar os problemas propostos.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 4º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem a conceituar o que é múltiplo e a identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural; reconhecer as relações inversas entre as operações fundamentais com números naturais e reconhecer que uma igualdade não se altera quando se adiciona, subtrai ou multiplica um mesmo número a seus dois termos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano