Plano de Aula

Plano de aula: Multiplicações envolvendo o zero - E agora?

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Investigação de padrões em operações fundamentais

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Márcia Regina Kaminski

Mentora: Carla Simone Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina  Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.

Objetivos específicos

Identificar padrões e regularidades em multiplicações envolvendo o zero, por meio de investigações, preferencialmente utilizando a calculadora.

Conceito-chave

Compreender os efeitos e o significado do zero em uma multiplicação dentro dos números naturais.

Vocabulário

Multiplicação

Multiplicador

Multiplicando

Algarismos

Padrão

Regularidade

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Lápis preto e de cor;
  • Uma calculadora por grupo de três alunos; ( opcional )
  • Duas caixas ou sacolas por grupo de alunos para o sorteio dos números;
  • Folhas impressas com as fichas dos números que serão sorteados (disponíveis para impressão nos materiais complementares).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Identificar padrões e regularidades em multiplicações envolvendo o zero, por meio de investigações, preferencialmente utilizando a calculadora.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.