Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Multiplicações envolvendo o zero - E agora?
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Investigação de padrões em operações fundamentais
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Márcia Regina Kaminski
Mentora: Carla Simone Albuquerque
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.
Objetivos específicos
Identificar padrões e regularidades em multiplicações envolvendo o zero, por meio de investigações, preferencialmente utilizando a calculadora.
Conceito-chave
Compreender os efeitos e o significado do zero em uma multiplicação dentro dos números naturais.
Vocabulário
Multiplicação
Multiplicador
Multiplicando
Algarismos
Padrão
Regularidade
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Lápis preto e de cor;
- Uma calculadora por grupo de três alunos; ( opcional )
- Duas caixas ou sacolas por grupo de alunos para o sorteio dos números;
- Folhas impressas com as fichas dos números que serão sorteados (disponíveis para impressão nos materiais complementares).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Identificar padrões e regularidades em multiplicações envolvendo o zero, por meio de investigações, preferencialmente utilizando a calculadora.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.