Plano de Aula

Plano de aula: Relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Investigação de padrões em operações fundamentais

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Márcia Regina Kaminski

Mentora: Carla Simone Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina  Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.

Objetivos específicos

  • Trabalhar as relações inversas entre multiplicação e divisão a partir de situações problemas.
  • Compreender que as operações de multiplicação e divisão são inversas e que envolvem um significado.

Conceito-chave

  • Investigação de padrões em operações: entre multiplicação e divisão com resto zero com os números naturais.

Vocabulário

  • Multiplicação.
  • Divisão.
  • Inversa.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis preto e de cor,
  • Datashow ( opcional ).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Trabalhar as relações inversas entre multiplicação e divisão a partir de situações problemas.
  • Compreender que as operações de multiplicação e divisão são inversas e que envolvem um significado.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.

Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.