Plano de Aula

Plano de aula: Relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Investigação de padrões em operações fundamentais

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Márcia Regina Kaminski

Mentora: Carla Simone Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina  Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.

Objetivos específicos

  • Trabalhar as relações inversas entre multiplicação e divisão a partir de situações problemas.
  • Compreender que as operações de multiplicação e divisão são inversas e que envolvem um significado.

Conceito-chave

  • Investigação de padrões em operações: entre multiplicação e divisão com resto zero com os números naturais.

Vocabulário

  • Multiplicação.
  • Divisão.
  • Inversa.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis preto e de cor,
  • Datashow ( opcional ).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Trabalhar as relações inversas entre multiplicação e divisão a partir de situações problemas.
  • Compreender que as operações de multiplicação e divisão são inversas e que envolvem um significado.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.

Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.