10942
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - A resolução de problemas, a divisão e o cálculo mental

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Cálculo Mental

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Gilves

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Paula Gilves

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

Complemento da habilidade (EF05MA07) - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.



Objetivos específicos

Desenvolver estratégias de cálculo mental com operações do campo multiplicativo.

Conhecimento Prévio

Sistema de numeração decimal e tabuada.

Conceito-chave

Cálculo Mental

Recursos necessários

  • Lousa e giz
  • Cópia das atividades






Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam..

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que na aula de hoje não terão apenas que realizar cálculos mentalmente, terão que compartilhar como pensaram para a realização dos mesmos.

Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias utilizadas pelos mesmos.

Discuta com a turma:

  • É possível fazer conta sem utilizar lápis e papel? Como? (Aqui certamente dirão que pode-se utilizar calculadoras e outros materiais concretos)
  • E se não pudermos utilizar nada disso, dá pra fazer conta? Como?
  • Alguém quer nos contar como resolveria uma conta sem utilizar esses materiais?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que na aula de hoje não terão apenas que realizar cálculos mentalmente, terão que compartilhar como pensaram para a realização dos mesmos.

Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Alguém já precisou fazer um cálculo mental?
  • Qual era a situação?
  • Como você pensou?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que nas atividades não terão apenas que realizar cálculos mentalmente, terão que compartilhar como pensaram para a realização dos mesmos. Professor, durante a realização desse plano, será muito importante que o aluno compartilhe, em todos as propostas, como pensou e que estratégias utilizou.

Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com o raciocínio de Daniel?
  • Como vocês pensaram?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (6 - 10) = 25 minutos.

Orientação: Professor, para a realização deste jogo é interessante o agrupamento considerando crianças com saberes próximos, ou o jogo não irá apresentar desafios, principalmente para aquelas crianças que apresentam maiores dificuldades, pois estando elas agrupadas com crianças com saberes muito superiores, não terão como “competir” com elas, sendo assim, procure preparar antecipadamente os trios considerando essas possibilidades.

Faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.

É interessante ir mostrando aos alunos os materiais a medida que for falando sobre eles para que os alunos se interem com os mesmos.

Professor, a cada regra lida e discutida, questione com os alunos se ficou alguma dúvida ou os mesmos terão dificuldades para trabalharem autonomamente.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim, consigam realizá-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (6 - 10) = 25 minutos.

Orientação: Professor, nos materiais complementares você irá encontrar os desafios que deverão ser impressos preferencialmente em um papel cartonado pois terá maior durabilidade.

Faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.

É interessante ir mostrando aos alunos os materiais a medida que for falando sobre eles para que os alunos se interem com o mesmo.

Professor, a cada regra lida e discutida, questione com os alunos se ficou alguma dúvida, ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim, consigam realizá-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (6 - 10) = 25 minutos.

Orientação: Professor, nos materiais complementares você irá encontrar os desafios que deverão ser impressos preferencialmente em um papel cartonado pois terá maior durabilidade.

Faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.

É interessante ir mostrando aos alunos, os materiais, à medida que for falando sobre eles para que os alunos se interem com o mesmo.

Professor, a cada regra lida e discutida, questione com os alunos se ficou alguma dúvida, ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim, consigam realizá-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (6 - 10) = 25 minutos.

Orientação: Professor, nos materiais complementares você irá encontrar os desafios que deverão ser impressos preferencialmente em um papel cartonado pois terá maior durabilidade.

Faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.

É interessante ir mostrando aos alunos os materiais a medida que for falando sobre eles para que os alunos se interem com o mesmo.

Professor, a cada regra lida e discutida, questione com os alunos se ficou alguma dúvida, ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.

Professor, para uma próxima aula é interessante retomar o quadro de validação do juiz, realizando os cálculos coletivamente com os alunos e validando o que os próprios alunos fizeram durante o jogo. Neste momento muitas dúvidas também poderão ser sanadas e poderá ser o momento dos alunos socializarem o modo como pensaram para a realização do cálculo mental. Esse compartilhamento pode ocorrer através do registro escrito para certificar-se que todos alunos estão conseguindo acompanhar o raciocínio.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim, consigam realizá-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (6 -10) = 25 minutos.

Orientação: Professor, nos materiais complementares você irá encontrar os desafios que deverão ser impressos preferencialmente em um papel cartonado pois terá maior durabilidade.

Faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.

É interessante ir mostrando aos alunos os materiais a medida que for falando sobre eles para que os alunos se interem com o mesmo.

Professor, a cada regra lida e discutida, questione com os alunos se ficou alguma dúvida, ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.

Professor, para uma próxima aula é interessante retomar o quadro de validação do juiz, realizando os cálculos coletivamente com os alunos e validando o que os próprios alunos fizeram durante o jogo. Neste momento muitas dúvidas também poderão ser sanadas e poderá ser o momento dos alunos socializarem o modo como pensaram para a realização do cálculo mental. Esse compartilhamento pode ocorrer através do registro escrito para certificar-se que todos alunos estão conseguindo acompanhar o raciocínio.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim, consigam realizá-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 11 - 15) = 10 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo semelhante a que fizeram.

Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.

Discuta com a turma:

  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
  • Alguém, durante o jogo, sorteou esse desafio? E ai, você quer contar pra gente a resposta que você deu? Qual foi? Você acertou?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 11 - 15) = 10 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo semelhante às vivenciadas pelos mesmos.

Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.

alunos estão compreendendo o que está sendo discutido, bem como o tabuleiro e as disposição das fichas escolhidas pelas crianças.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.

Discuta com a turma:

  • Quem acha que a Mariana acertou?
  • E quem concorda com o resultado dado pela Roberta?
  • Quem gostaria de tentar nos contar como acredita que a Mariana ou a Roberta pensaram para realizar essa operação?
  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 11 - 15) = 10 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana utilizada na resolução do desafio apresentado.

Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou como a Mariana para calcular essa operação?
  • O Guilherme nos explicou como provavelmente a Mariana pensou, quem gostaria de explicar como a Roberta deve ter pensado?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 11 - 15) = 10 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana na resolução do mesmo desafio.

Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.

Discuta com a turma:

  • Alguém gostaria de explicar essas estratégias?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 11 - 15) = 10 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana na resolução do mesmo desafio.

Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.

Discuta com a turma:

  • Alguém se viu nessa mesma situação da Mariana?
  • O que podemos aprender com isso?
  • Esse aprendizado só serve para as aulas de matemática?
  • Onde mais podemos utilizá-lo?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que após a discussão pode-se concluir que o cálculo mental é mais uma estratégia para facilitar nosso dia a dia, mas que é preciso pensar em estratégias, como a decomposição por exemplo, para facilitar os cálculos. Deve frisar que, no cálculo mental, o importante é chegar ao resultado correto e que a agilidade pode ser um fator importante nesses casos, principalmente se você estiver por exemplo em um estabelecimento comercial, fazendo uma compra, e precisa validar o valor a ser parcelado ou a ser recebido de troco, situações que exigem raciocínio imediato. Professor, você pode projetar, imprimir ou até passar na lousa o conteúdo deste slide.

Propósito: Socializar a importância do cálculo mental e da necessidade de saber utilizá-los adequadamente no dia a dia.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos na aula de hoje?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade e a realizem individualmente. Circule pela sala e questione alguns alunos para saber como estão pensando durante a realização da atividade proposta. Em seguida, socialize a resolução com os alunos. Professor, neste momento é interessante pedir que alguns alunos (escolhidos por você enquanto circulava pela sala e os observava na realização da proposta), expliquem aos colegas como pensaram ao fazer a atividade. Muitas vezes, as dúvidas de algumas crianças são sanadas em correções coletivas como essa.

O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um para possíveis ajustes de uma próxima aula.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em um situação diferente da vivenciada na atividade principal, demonstrando ter se apropriado dos conhecimento sobre cálculo mental.

Discuta com a turma:

  • De onde deve partir meu raciocínio para calcular essas operações mentalmente?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam..

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Paula Gilves

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

Complemento da habilidade (EF05MA07) - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.



Objetivos específicos

Desenvolver estratégias de cálculo mental com operações do campo multiplicativo.

Conhecimento Prévio

Sistema de numeração decimal e tabuada.

Conceito-chave

Cálculo Mental

Recursos necessários

  • Lousa e giz
  • Cópia das atividades





Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que na aula de hoje não terão apenas que realizar cálculos mentalmente, terão que compartilhar como pensaram para a realização dos mesmos.

Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias utilizadas pelos mesmos.

Discuta com a turma:

  • É possível fazer conta sem utilizar lápis e papel? Como? (Aqui certamente dirão que pode-se utilizar calculadoras e outros materiais concretos)
  • E se não pudermos utilizar nada disso, dá pra fazer conta? Como?
  • Alguém quer nos contar como resolveria uma conta sem utilizar esses materiais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que na aula de hoje não terão apenas que realizar cálculos mentalmente, terão que compartilhar como pensaram para a realização dos mesmos.

Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Alguém já precisou fazer um cálculo mental?
  • Qual era a situação?
  • Como você pensou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que nas atividades não terão apenas que realizar cálculos mentalmente, terão que compartilhar como pensaram para a realização dos mesmos. Professor, durante a realização desse plano, será muito importante que o aluno compartilhe, em todos as propostas, como pensou e que estratégias utilizou.

Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com o raciocínio de Daniel?
  • Como vocês pensaram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (6 - 10) = 25 minutos.

Orientação: Professor, para a realização deste jogo é interessante o agrupamento considerando crianças com saberes próximos, ou o jogo não irá apresentar desafios, principalmente para aquelas crianças que apresentam maiores dificuldades, pois estando elas agrupadas com crianças com saberes muito superiores, não terão como “competir” com elas, sendo assim, procure preparar antecipadamente os trios considerando essas possibilidades.

Faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.

É interessante ir mostrando aos alunos os materiais a medida que for falando sobre eles para que os alunos se interem com os mesmos.

Professor, a cada regra lida e discutida, questione com os alunos se ficou alguma dúvida ou os mesmos terão dificuldades para trabalharem autonomamente.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim, consigam realizá-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (6 - 10) = 25 minutos.

Orientação: Professor, nos materiais complementares você irá encontrar os desafios que deverão ser impressos preferencialmente em um papel cartonado pois terá maior durabilidade.

Faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.

É interessante ir mostrando aos alunos os materiais a medida que for falando sobre eles para que os alunos se interem com o mesmo.

Professor, a cada regra lida e discutida, questione com os alunos se ficou alguma dúvida, ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim, consigam realizá-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (6 - 10) = 25 minutos.

Orientação: Professor, nos materiais complementares você irá encontrar os desafios que deverão ser impressos preferencialmente em um papel cartonado pois terá maior durabilidade.

Faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.

É interessante ir mostrando aos alunos, os materiais, à medida que for falando sobre eles para que os alunos se interem com o mesmo.

Professor, a cada regra lida e discutida, questione com os alunos se ficou alguma dúvida, ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim, consigam realizá-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (6 - 10) = 25 minutos.

Orientação: Professor, nos materiais complementares você irá encontrar os desafios que deverão ser impressos preferencialmente em um papel cartonado pois terá maior durabilidade.

Faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.

É interessante ir mostrando aos alunos os materiais a medida que for falando sobre eles para que os alunos se interem com o mesmo.

Professor, a cada regra lida e discutida, questione com os alunos se ficou alguma dúvida, ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.

Professor, para uma próxima aula é interessante retomar o quadro de validação do juiz, realizando os cálculos coletivamente com os alunos e validando o que os próprios alunos fizeram durante o jogo. Neste momento muitas dúvidas também poderão ser sanadas e poderá ser o momento dos alunos socializarem o modo como pensaram para a realização do cálculo mental. Esse compartilhamento pode ocorrer através do registro escrito para certificar-se que todos alunos estão conseguindo acompanhar o raciocínio.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim, consigam realizá-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (6 -10) = 25 minutos.

Orientação: Professor, nos materiais complementares você irá encontrar os desafios que deverão ser impressos preferencialmente em um papel cartonado pois terá maior durabilidade.

Faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.

É interessante ir mostrando aos alunos os materiais a medida que for falando sobre eles para que os alunos se interem com o mesmo.

Professor, a cada regra lida e discutida, questione com os alunos se ficou alguma dúvida, ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.

Professor, para uma próxima aula é interessante retomar o quadro de validação do juiz, realizando os cálculos coletivamente com os alunos e validando o que os próprios alunos fizeram durante o jogo. Neste momento muitas dúvidas também poderão ser sanadas e poderá ser o momento dos alunos socializarem o modo como pensaram para a realização do cálculo mental. Esse compartilhamento pode ocorrer através do registro escrito para certificar-se que todos alunos estão conseguindo acompanhar o raciocínio.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim, consigam realizá-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 11 - 15) = 10 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo semelhante a que fizeram.

Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.

Discuta com a turma:

  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
  • Alguém, durante o jogo, sorteou esse desafio? E ai, você quer contar pra gente a resposta que você deu? Qual foi? Você acertou?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 11 - 15) = 10 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo semelhante às vivenciadas pelos mesmos.

Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.

alunos estão compreendendo o que está sendo discutido, bem como o tabuleiro e as disposição das fichas escolhidas pelas crianças.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.

Discuta com a turma:

  • Quem acha que a Mariana acertou?
  • E quem concorda com o resultado dado pela Roberta?
  • Quem gostaria de tentar nos contar como acredita que a Mariana ou a Roberta pensaram para realizar essa operação?
  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 11 - 15) = 10 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana utilizada na resolução do desafio apresentado.

Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou como a Mariana para calcular essa operação?
  • O Guilherme nos explicou como provavelmente a Mariana pensou, quem gostaria de explicar como a Roberta deve ter pensado?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 11 - 15) = 10 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana na resolução do mesmo desafio.

Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.

Discuta com a turma:

  • Alguém gostaria de explicar essas estratégias?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 11 - 15) = 10 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana na resolução do mesmo desafio.

Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com estratégias diferentes.

Discuta com a turma:

  • Alguém se viu nessa mesma situação da Mariana?
  • O que podemos aprender com isso?
  • Esse aprendizado só serve para as aulas de matemática?
  • Onde mais podemos utilizá-lo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que após a discussão pode-se concluir que o cálculo mental é mais uma estratégia para facilitar nosso dia a dia, mas que é preciso pensar em estratégias, como a decomposição por exemplo, para facilitar os cálculos. Deve frisar que, no cálculo mental, o importante é chegar ao resultado correto e que a agilidade pode ser um fator importante nesses casos, principalmente se você estiver por exemplo em um estabelecimento comercial, fazendo uma compra, e precisa validar o valor a ser parcelado ou a ser recebido de troco, situações que exigem raciocínio imediato. Professor, você pode projetar, imprimir ou até passar na lousa o conteúdo deste slide.

Propósito: Socializar a importância do cálculo mental e da necessidade de saber utilizá-los adequadamente no dia a dia.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos na aula de hoje?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade e a realizem individualmente. Circule pela sala e questione alguns alunos para saber como estão pensando durante a realização da atividade proposta. Em seguida, socialize a resolução com os alunos. Professor, neste momento é interessante pedir que alguns alunos (escolhidos por você enquanto circulava pela sala e os observava na realização da proposta), expliquem aos colegas como pensaram ao fazer a atividade. Muitas vezes, as dúvidas de algumas crianças são sanadas em correções coletivas como essa.

O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um para possíveis ajustes de uma próxima aula.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em um situação diferente da vivenciada na atividade principal, demonstrando ter se apropriado dos conhecimento sobre cálculo mental.

Discuta com a turma:

  • De onde deve partir meu raciocínio para calcular essas operações mentalmente?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA07 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano