Resumo da aula
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia ou projete o objetivo para a classe.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e questione se eles recordam o que acontece quando dividimos um número por 10? E por 100? E por
1 000? Após ouvir os alunos, apresente os exemplos do slide 4 e ajude-os a lembrar que ao dividir um número por esses divisores, estamos tornando o valor 10, 100 ou 1000 vezes menor, respectivamente. Por isso podemos deslocar a vírgula para a esquerda o número de posições correspondente à quantidade de algarismos zero presentes no divisor.
Propósito: Recordar a aplicação do padrão e regularidade em divisões por 10, 100 e 1000 para calcular.
Discuta com a turma:
- Vocês lembrar o que acontece quando dividimos um número por 10? E por 100? E por 1 000?
- Como podemos fazer cálculos assim?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e questione se eles recordam o que acontece quando dividimos um número por 10? E por 100? E por
1 000? Após ouvir os alunos, apresente os exemplos do slide 4 e ajude-os a lembrar que ao dividir um número por esses divisores, estamos tornando o valor 10, 100 ou 1000 vezes menor, respectivamente. Por isso podemos deslocar a vírgula para a esquerda o número de posições correspondente à quantidade de algarismos zero presentes no divisor.
Propósito: Recordar a aplicação do padrão e regularidade em divisões por 10, 100 e 1000 para calcular.
Discuta com a turma:
- Vocês lembrar o que acontece quando dividimos um número por 10? E por 100? E por 1 000?
- Como podemos fazer cálculos assim?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Leia as regras com os alunos. Organize em duplas para jogar e distribua o material da seguinte forma: um tabuleiro do jogo, um dado para sorteio das cores e um dado para sorteio dos divisores para cada dupla. Você precisará de algo para usar como marcador para cada jogador, pode ser um grão de feijão outro elemento. Uma ficha de registro para cada jogador. Após explicar todas as regras, deixe que os alunos pratiquem as operações através do jogo e caminhe pela sala observando as dificuldades e auxiliando quando necessário. Explique que os dois jogadores devem registrar a operação e o resultado na ficha, pois um jogador conferirá a operação do outro. Deixe que joguem quantas rodadas forem possíveis, fazendo o registro das operações e do número de gols.
Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em divisões por 10, 100 e 1000 para calcular.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando para calcular?
Materiais complementares para impressão
Atividade principal
Resolução da Atividade principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Leia as regras com os alunos. Organize em duplas para jogar e distribua o material da seguinte forma: um tabuleiro do jogo, um dado para sorteio das cores e um dado para sorteio dos divisores para cada dupla. Você precisará de algo para usar como marcador para cada jogador, pode ser um grão de feijão outro elemento. Uma ficha de registro para cada jogador. Após explicar todas as regras, deixe que os alunos pratiquem as operações através do jogo e caminhe pela sala observando as dificuldades e auxiliando quando necessário. Explique que os dois jogadores devem registrar a operação e o resultado na ficha, pois um jogador conferirá a operação do outro. Deixe que joguem quantas rodadas forem possíveis, fazendo o registro das operações e do número de gols.
Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em divisões por 10, 100 e 1000 para calcular.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando para calcular?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Leia as regras com os alunos. Organize em duplas para jogar e distribua o material da seguinte forma: um tabuleiro do jogo, um dado para sorteio das cores e um dado para sorteio dos divisores para cada dupla. Você precisará de algo para usar como marcador para cada jogador, pode ser um grão de feijão outro elemento. Uma ficha de registro para cada jogador. Após explicar todas as regras, deixe que os alunos pratiquem as operações através do jogo e caminhe pela sala observando as dificuldades e auxiliando quando necessário. Explique que os dois jogadores devem registrar a operação e o resultado na ficha, pois um jogador conferirá a operação do outro. Deixe que joguem quantas rodadas forem possíveis, fazendo o registro das operações e do número de gols.
Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em divisões por 10, 100 e 1000 para calcular.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando para calcular?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Leia as regras com os alunos. Organize em duplas para jogar e distribua o material da seguinte forma: um tabuleiro do jogo, um dado para sorteio das cores e um dado para sorteio dos divisores para cada dupla. Você precisará de algo para usar como marcador para cada jogador, pode ser um grão de feijão outro elemento. Uma ficha de registro para cada jogador. Após explicar todas as regras, deixe que os alunos pratiquem as operações através do jogo e caminhe pela sala observando as dificuldades e auxiliando quando necessário. Explique que os dois jogadores devem registrar a operação e o resultado na ficha, pois um jogador conferirá a operação do outro. Deixe que joguem quantas rodadas forem possíveis, fazendo o registro das operações e do número de gols.
Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em divisões por 10, 100 e 1000 para calcular.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando para calcular?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Leia as regras com os alunos. Organize em duplas para jogar e distribua o material da seguinte forma: um tabuleiro do jogo, um dado para sorteio das cores e um dado para sorteio dos divisores para cada dupla. Você precisará de algo para usar como marcador para cada jogador, pode ser um grão de feijão outro elemento. Uma ficha de registro para cada jogador. Após explicar todas as regras, deixe que os alunos pratiquem as operações através do jogo e caminhe pela sala observando as dificuldades e auxiliando quando necessário. Explique que os dois jogadores devem registrar a operação e o resultado na ficha, pois um jogador conferirá a operação do outro. Deixe que joguem quantas rodadas forem possíveis, fazendo o registro das operações e do número de gols.
Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em divisões por 10, 100 e 1000 para calcular.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando para calcular?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 10 e 11)
Orientação: Discuta com os alunos o resultado do jogo. Deixe que eles comentem como resolveram as operações. Depois apresente os slides 10 e 11 com as possíveis operações do jogo e peça que eles comparem o resultado dos slides com a ficha de registros deles. Peça que verifiquem se todos os resultados das operações que eles fizeram estão adequados. Caso houver algum diferente, peça que o aluno explique o que pensou e junto com a turma discuta onde está o equívoco.
Propósito: Discutir os resultados encontrados pelos alunos durante o jogo.
Discuta com a turma:
- Que operações vocês tiveram que fazer durante o jogo?
- Como vocês resolveram?
- Conseguiram marcar quantos gols?
- Quem venceu o jogo?
- Que estratégias vocês utilizaram para calcular?
- Vamos verificar quais são os cálculos possíveis nesse jogo?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 10 e 11)
Orientação: Discuta com os alunos o resultado do jogo. Deixe que eles comentem como resolveram as operações. Depois, apresente os slides 10 e 11 com as possíveis operações do jogo e peça que eles comparem o resultado dos slides com a ficha de registros deles. Peça que verifiquem se todos os resultados das operações que eles fizeram estão adequados. Caso houver algum diferente, peça que o aluno explique o que pensou e junto com a turma discuta onde está o equívoco.
Propósito: Discutir os resultados encontrados pelos alunos durante o jogo.
Discuta com a turma:
- Que operações vocês tiveram que fazer durante o jogo?
- Como vocês resolveram?
- Conseguiram marcar quantos gols?
- Quem venceu o jogo?
- Que estratégias vocês utilizaram para calcular?
- Vamos verificar quais são os cálculos possíveis nesse jogo?
Encerramento
Orientações: Leia o conteúdo do balão com os alunos e destaque que aplicar o padrão e regularidade presentes nas divisões por 10, 100 e 1 000 é uma estratégia interessante principalmente quando queremos calcular mentalmente ou fazer cálculos com valores elevados.
Propósito: Finalizar a aula resumindo o que foi estudado.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Leia o conteúdo do slide com os alunos e peça que tentem decifrar os enigmas aplicando o que foi estudado durante a aula. Reserve três minutos para a discussão dos resultados. Peça que alguns alunos apresentem a forma de solução que encontraram e expliquem como pensaram. Se houver alguma solução equivocada traga para a discussão coletiva também.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar o conceito estudado
Materiais complementares para impressão
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar
Material complementar