10941
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Álgebra

Plano de aula - Futebol da divisão por 10, 100, e 1 000

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º do Fundamental sobre padrão e regularidade das divisões por 10, 100 e 1 000

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Kaminski,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Márcia Regina Kaminski

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

Identificar a regularidade presente nas multiplicações ou divisões por 10, 100 e 1000 e expressar a regularidade observada por escrito.

Objetivos específicos

Utilizar o padrão e regularidade das divisões por 10, 100, 1 000 para calcular.

Conceito-chave

Padrão e regularidade das divisões por 10, 100 e 1 000.

Recursos necessários

  • Um tabuleiro do jogo impresso para cada dupla.
  • Um dado das cores e um dado dos divisores impresso e montado para cada dupla.
  • Um folha com as regras e uma ficha de registros para cada jogador.
  • Um marcador por jogador (pode ser um grão de feijão branco para um dos jogadores e um grão de feijão preto para o outro jogador.
  • Atividade Raio X impressa para cada aluno.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia ou projete o objetivo para a classe.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e questione se eles recordam o que acontece quando dividimos um número por 10? E por 100? E por

1 000? Após ouvir os alunos, apresente os exemplos do slide 4 e ajude-os a lembrar que ao dividir um número por esses divisores, estamos tornando o valor 10, 100 ou 1000 vezes menor, respectivamente. Por isso podemos deslocar a vírgula para a esquerda o número de posições correspondente à quantidade de algarismos zero presentes no divisor.

Propósito: Recordar a aplicação do padrão e regularidade em divisões por 10, 100 e 1000 para calcular.

Discuta com a turma:

  • Vocês lembrar o que acontece quando dividimos um número por 10? E por 100? E por 1 000?
  • Como podemos fazer cálculos assim?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e questione se eles recordam o que acontece quando dividimos um número por 10? E por 100? E por

1 000? Após ouvir os alunos, apresente os exemplos do slide 4 e ajude-os a lembrar que ao dividir um número por esses divisores, estamos tornando o valor 10, 100 ou 1000 vezes menor, respectivamente. Por isso podemos deslocar a vírgula para a esquerda o número de posições correspondente à quantidade de algarismos zero presentes no divisor.

Propósito: Recordar a aplicação do padrão e regularidade em divisões por 10, 100 e 1000 para calcular.

Discuta com a turma:

  • Vocês lembrar o que acontece quando dividimos um número por 10? E por 100? E por 1 000?
  • Como podemos fazer cálculos assim?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Leia as regras com os alunos. Organize em duplas para jogar e distribua o material da seguinte forma: um tabuleiro do jogo, um dado para sorteio das cores e um dado para sorteio dos divisores para cada dupla. Você precisará de algo para usar como marcador para cada jogador, pode ser um grão de feijão outro elemento. Uma ficha de registro para cada jogador. Após explicar todas as regras, deixe que os alunos pratiquem as operações através do jogo e caminhe pela sala observando as dificuldades e auxiliando quando necessário. Explique que os dois jogadores devem registrar a operação e o resultado na ficha, pois um jogador conferirá a operação do outro. Deixe que joguem quantas rodadas forem possíveis, fazendo o registro das operações e do número de gols.

Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em divisões por 10, 100 e 1000 para calcular.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando para calcular?

Materiais complementares para impressão

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Leia as regras com os alunos. Organize em duplas para jogar e distribua o material da seguinte forma: um tabuleiro do jogo, um dado para sorteio das cores e um dado para sorteio dos divisores para cada dupla. Você precisará de algo para usar como marcador para cada jogador, pode ser um grão de feijão outro elemento. Uma ficha de registro para cada jogador. Após explicar todas as regras, deixe que os alunos pratiquem as operações através do jogo e caminhe pela sala observando as dificuldades e auxiliando quando necessário. Explique que os dois jogadores devem registrar a operação e o resultado na ficha, pois um jogador conferirá a operação do outro. Deixe que joguem quantas rodadas forem possíveis, fazendo o registro das operações e do número de gols.

Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em divisões por 10, 100 e 1000 para calcular.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando para calcular?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Leia as regras com os alunos. Organize em duplas para jogar e distribua o material da seguinte forma: um tabuleiro do jogo, um dado para sorteio das cores e um dado para sorteio dos divisores para cada dupla. Você precisará de algo para usar como marcador para cada jogador, pode ser um grão de feijão outro elemento. Uma ficha de registro para cada jogador. Após explicar todas as regras, deixe que os alunos pratiquem as operações através do jogo e caminhe pela sala observando as dificuldades e auxiliando quando necessário. Explique que os dois jogadores devem registrar a operação e o resultado na ficha, pois um jogador conferirá a operação do outro. Deixe que joguem quantas rodadas forem possíveis, fazendo o registro das operações e do número de gols.

Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em divisões por 10, 100 e 1000 para calcular.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando para calcular?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Leia as regras com os alunos. Organize em duplas para jogar e distribua o material da seguinte forma: um tabuleiro do jogo, um dado para sorteio das cores e um dado para sorteio dos divisores para cada dupla. Você precisará de algo para usar como marcador para cada jogador, pode ser um grão de feijão outro elemento. Uma ficha de registro para cada jogador. Após explicar todas as regras, deixe que os alunos pratiquem as operações através do jogo e caminhe pela sala observando as dificuldades e auxiliando quando necessário. Explique que os dois jogadores devem registrar a operação e o resultado na ficha, pois um jogador conferirá a operação do outro. Deixe que joguem quantas rodadas forem possíveis, fazendo o registro das operações e do número de gols.

Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em divisões por 10, 100 e 1000 para calcular.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando para calcular?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Leia as regras com os alunos. Organize em duplas para jogar e distribua o material da seguinte forma: um tabuleiro do jogo, um dado para sorteio das cores e um dado para sorteio dos divisores para cada dupla. Você precisará de algo para usar como marcador para cada jogador, pode ser um grão de feijão outro elemento. Uma ficha de registro para cada jogador. Após explicar todas as regras, deixe que os alunos pratiquem as operações através do jogo e caminhe pela sala observando as dificuldades e auxiliando quando necessário. Explique que os dois jogadores devem registrar a operação e o resultado na ficha, pois um jogador conferirá a operação do outro. Deixe que joguem quantas rodadas forem possíveis, fazendo o registro das operações e do número de gols.

Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em divisões por 10, 100 e 1000 para calcular.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando para calcular?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 10 e 11)

Orientação: Discuta com os alunos o resultado do jogo. Deixe que eles comentem como resolveram as operações. Depois apresente os slides 10 e 11 com as possíveis operações do jogo e peça que eles comparem o resultado dos slides com a ficha de registros deles. Peça que verifiquem se todos os resultados das operações que eles fizeram estão adequados. Caso houver algum diferente, peça que o aluno explique o que pensou e junto com a turma discuta onde está o equívoco.

Propósito: Discutir os resultados encontrados pelos alunos durante o jogo.

Discuta com a turma:

  • Que operações vocês tiveram que fazer durante o jogo?
  • Como vocês resolveram?
  • Conseguiram marcar quantos gols?
  • Quem venceu o jogo?
  • Que estratégias vocês utilizaram para calcular?
  • Vamos verificar quais são os cálculos possíveis nesse jogo?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 10 e 11)

Orientação: Discuta com os alunos o resultado do jogo. Deixe que eles comentem como resolveram as operações. Depois, apresente os slides 10 e 11 com as possíveis operações do jogo e peça que eles comparem o resultado dos slides com a ficha de registros deles. Peça que verifiquem se todos os resultados das operações que eles fizeram estão adequados. Caso houver algum diferente, peça que o aluno explique o que pensou e junto com a turma discuta onde está o equívoco.

Propósito: Discutir os resultados encontrados pelos alunos durante o jogo.

Discuta com a turma:

  • Que operações vocês tiveram que fazer durante o jogo?
  • Como vocês resolveram?
  • Conseguiram marcar quantos gols?
  • Quem venceu o jogo?
  • Que estratégias vocês utilizaram para calcular?
  • Vamos verificar quais são os cálculos possíveis nesse jogo?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o conteúdo do balão com os alunos e destaque que aplicar o padrão e regularidade presentes nas divisões por 10, 100 e 1 000 é uma estratégia interessante principalmente quando queremos calcular mentalmente ou fazer cálculos com valores elevados.

Propósito: Finalizar a aula resumindo o que foi estudado.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia o conteúdo do slide com os alunos e peça que tentem decifrar os enigmas aplicando o que foi estudado durante a aula. Reserve três minutos para a discussão dos resultados. Peça que alguns alunos apresentem a forma de solução que encontraram e expliquem como pensaram. Se houver alguma solução equivocada traga para a discussão coletiva também.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar o conceito estudado

Materiais complementares para impressão

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Material complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia ou projete o objetivo para a classe.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Márcia Regina Kaminski

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

Identificar a regularidade presente nas multiplicações ou divisões por 10, 100 e 1000 e expressar a regularidade observada por escrito.

Objetivos específicos

Utilizar o padrão e regularidade das divisões por 10, 100, 1 000 para calcular.

Conceito-chave

Padrão e regularidade das divisões por 10, 100 e 1 000.

Recursos necessários

  • Um tabuleiro do jogo impresso para cada dupla.
  • Um dado das cores e um dado dos divisores impresso e montado para cada dupla.
  • Um folha com as regras e uma ficha de registros para cada jogador.
  • Um marcador por jogador (pode ser um grão de feijão branco para um dos jogadores e um grão de feijão preto para o outro jogador.
  • Atividade Raio X impressa para cada aluno.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e questione se eles recordam o que acontece quando dividimos um número por 10? E por 100? E por

1 000? Após ouvir os alunos, apresente os exemplos do slide 4 e ajude-os a lembrar que ao dividir um número por esses divisores, estamos tornando o valor 10, 100 ou 1000 vezes menor, respectivamente. Por isso podemos deslocar a vírgula para a esquerda o número de posições correspondente à quantidade de algarismos zero presentes no divisor.

Propósito: Recordar a aplicação do padrão e regularidade em divisões por 10, 100 e 1000 para calcular.

Discuta com a turma:

  • Vocês lembrar o que acontece quando dividimos um número por 10? E por 100? E por 1 000?
  • Como podemos fazer cálculos assim?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e questione se eles recordam o que acontece quando dividimos um número por 10? E por 100? E por

1 000? Após ouvir os alunos, apresente os exemplos do slide 4 e ajude-os a lembrar que ao dividir um número por esses divisores, estamos tornando o valor 10, 100 ou 1000 vezes menor, respectivamente. Por isso podemos deslocar a vírgula para a esquerda o número de posições correspondente à quantidade de algarismos zero presentes no divisor.

Propósito: Recordar a aplicação do padrão e regularidade em divisões por 10, 100 e 1000 para calcular.

Discuta com a turma:

  • Vocês lembrar o que acontece quando dividimos um número por 10? E por 100? E por 1 000?
  • Como podemos fazer cálculos assim?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Leia as regras com os alunos. Organize em duplas para jogar e distribua o material da seguinte forma: um tabuleiro do jogo, um dado para sorteio das cores e um dado para sorteio dos divisores para cada dupla. Você precisará de algo para usar como marcador para cada jogador, pode ser um grão de feijão outro elemento. Uma ficha de registro para cada jogador. Após explicar todas as regras, deixe que os alunos pratiquem as operações através do jogo e caminhe pela sala observando as dificuldades e auxiliando quando necessário. Explique que os dois jogadores devem registrar a operação e o resultado na ficha, pois um jogador conferirá a operação do outro. Deixe que joguem quantas rodadas forem possíveis, fazendo o registro das operações e do número de gols.

Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em divisões por 10, 100 e 1000 para calcular.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando para calcular?

Materiais complementares para impressão

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Leia as regras com os alunos. Organize em duplas para jogar e distribua o material da seguinte forma: um tabuleiro do jogo, um dado para sorteio das cores e um dado para sorteio dos divisores para cada dupla. Você precisará de algo para usar como marcador para cada jogador, pode ser um grão de feijão outro elemento. Uma ficha de registro para cada jogador. Após explicar todas as regras, deixe que os alunos pratiquem as operações através do jogo e caminhe pela sala observando as dificuldades e auxiliando quando necessário. Explique que os dois jogadores devem registrar a operação e o resultado na ficha, pois um jogador conferirá a operação do outro. Deixe que joguem quantas rodadas forem possíveis, fazendo o registro das operações e do número de gols.

Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em divisões por 10, 100 e 1000 para calcular.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando para calcular?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Leia as regras com os alunos. Organize em duplas para jogar e distribua o material da seguinte forma: um tabuleiro do jogo, um dado para sorteio das cores e um dado para sorteio dos divisores para cada dupla. Você precisará de algo para usar como marcador para cada jogador, pode ser um grão de feijão outro elemento. Uma ficha de registro para cada jogador. Após explicar todas as regras, deixe que os alunos pratiquem as operações através do jogo e caminhe pela sala observando as dificuldades e auxiliando quando necessário. Explique que os dois jogadores devem registrar a operação e o resultado na ficha, pois um jogador conferirá a operação do outro. Deixe que joguem quantas rodadas forem possíveis, fazendo o registro das operações e do número de gols.

Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em divisões por 10, 100 e 1000 para calcular.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando para calcular?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Leia as regras com os alunos. Organize em duplas para jogar e distribua o material da seguinte forma: um tabuleiro do jogo, um dado para sorteio das cores e um dado para sorteio dos divisores para cada dupla. Você precisará de algo para usar como marcador para cada jogador, pode ser um grão de feijão outro elemento. Uma ficha de registro para cada jogador. Após explicar todas as regras, deixe que os alunos pratiquem as operações através do jogo e caminhe pela sala observando as dificuldades e auxiliando quando necessário. Explique que os dois jogadores devem registrar a operação e o resultado na ficha, pois um jogador conferirá a operação do outro. Deixe que joguem quantas rodadas forem possíveis, fazendo o registro das operações e do número de gols.

Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em divisões por 10, 100 e 1000 para calcular.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando para calcular?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Leia as regras com os alunos. Organize em duplas para jogar e distribua o material da seguinte forma: um tabuleiro do jogo, um dado para sorteio das cores e um dado para sorteio dos divisores para cada dupla. Você precisará de algo para usar como marcador para cada jogador, pode ser um grão de feijão outro elemento. Uma ficha de registro para cada jogador. Após explicar todas as regras, deixe que os alunos pratiquem as operações através do jogo e caminhe pela sala observando as dificuldades e auxiliando quando necessário. Explique que os dois jogadores devem registrar a operação e o resultado na ficha, pois um jogador conferirá a operação do outro. Deixe que joguem quantas rodadas forem possíveis, fazendo o registro das operações e do número de gols.

Propósito: Exercitar a aplicação do padrão e regularidade em divisões por 10, 100 e 1000 para calcular.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando para calcular?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 10 e 11)

Orientação: Discuta com os alunos o resultado do jogo. Deixe que eles comentem como resolveram as operações. Depois apresente os slides 10 e 11 com as possíveis operações do jogo e peça que eles comparem o resultado dos slides com a ficha de registros deles. Peça que verifiquem se todos os resultados das operações que eles fizeram estão adequados. Caso houver algum diferente, peça que o aluno explique o que pensou e junto com a turma discuta onde está o equívoco.

Propósito: Discutir os resultados encontrados pelos alunos durante o jogo.

Discuta com a turma:

  • Que operações vocês tiveram que fazer durante o jogo?
  • Como vocês resolveram?
  • Conseguiram marcar quantos gols?
  • Quem venceu o jogo?
  • Que estratégias vocês utilizaram para calcular?
  • Vamos verificar quais são os cálculos possíveis nesse jogo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 10 e 11)

Orientação: Discuta com os alunos o resultado do jogo. Deixe que eles comentem como resolveram as operações. Depois, apresente os slides 10 e 11 com as possíveis operações do jogo e peça que eles comparem o resultado dos slides com a ficha de registros deles. Peça que verifiquem se todos os resultados das operações que eles fizeram estão adequados. Caso houver algum diferente, peça que o aluno explique o que pensou e junto com a turma discuta onde está o equívoco.

Propósito: Discutir os resultados encontrados pelos alunos durante o jogo.

Discuta com a turma:

  • Que operações vocês tiveram que fazer durante o jogo?
  • Como vocês resolveram?
  • Conseguiram marcar quantos gols?
  • Quem venceu o jogo?
  • Que estratégias vocês utilizaram para calcular?
  • Vamos verificar quais são os cálculos possíveis nesse jogo?

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o conteúdo do balão com os alunos e destaque que aplicar o padrão e regularidade presentes nas divisões por 10, 100 e 1 000 é uma estratégia interessante principalmente quando queremos calcular mentalmente ou fazer cálculos com valores elevados.

Propósito: Finalizar a aula resumindo o que foi estudado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia o conteúdo do slide com os alunos e peça que tentem decifrar os enigmas aplicando o que foi estudado durante a aula. Reserve três minutos para a discussão dos resultados. Peça que alguns alunos apresentem a forma de solução que encontraram e expliquem como pensaram. Se houver alguma solução equivocada traga para a discussão coletiva também.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar o conceito estudado

Materiais complementares para impressão

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Material complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 5º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem propriedades da igualdade e noção de equivalência, Investigação de padrões e expressão da regularidade observada em sequências numéricas ou geométricas, Investigação e expressão de regularidades na multiplicação e divisão de números decimais por 10, 100, 1000 e análise de grandezas diretamente proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano