10860
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - CRIANDO NOVOS PROBLEMAS COM DADOS EM EXCESSO

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Elaboração de problemas com excesso de dados

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Wasley Antonio Ronchetti

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Wasley Antonio Ronchetti

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva



Habilidade da BNCC

Selecionar e aplicar estratégias de resolução de problemas com uma variedade de representações  de ideias matemáticas. Elaborar problemas de textos.



Objetivos específicos

  • Discutir sobre um problema com excesso de dados, destacando quais elementos devem ser utilizados de acordo com o comando proposto.
  • Elaborar problemas com excesso de dados.
  • Discutir sobre a elaboração de problema com excesso de dados e compartilhar estratégias particulares de resolução.



Conceito-chave

Elaboração de problemas com excesso de dados



Recursos necessários

  • Lápis,
  • Papel,
  • Borracha
  • Materiais impressos
  • Revistas e Jornais
  • Tesoura e cola (opcionais)

Tempo Sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresentar o problema para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientação: Inicie a aula promovendo discussões com os alunos sobre problemas com excesso de dados, destacando quais elementos devem ser utilizados de acordo com o comando proposto.

Propósito: Destacar as características dos problemas com excesso de dados.

Discuta com a turma:

  • Quais tipos de problemas matemáticos você conhece?
  • Quais características podem ser atribuídas aos problemas que você conhece?
  • Você já elaborou algum problema alguma vez? Como foi?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Sides 4 e 5)

Orientação: Apresente a atividade para seus alunos e depois faça a leitura com eles. Depois oriente os mesmos a resolverem a atividade de forma individual, para que cada um possa expor suas ideias e pensamentos, que depois serão discutidas e apresentadas para toda a turma.

Propósito: Elaborar um problema com excesso de dados a partir do tema dado.

Discuta com a turma:

  • O que você entende por elaborar um problema?
  • Você já elaborou problema alguma vez? Que tipo de problema?
  • Como você pensa em começar a elaborar este problema?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Sides 4 e 5)

Orientação: Apresente a atividade para seus alunos e depois faça a leitura com eles. Depois oriente os mesmos a resolverem a atividade de forma individual, para que cada um possa expor suas ideias e pensamentos, que depois serão discutidas e apresentadas para toda a turma.

Propósito: Elaborar um problema com excesso de dados a partir do tema dado.

Discuta com a turma:

  • O que você entende por elaborar um problema?
  • Você já elaborou problema alguma vez? Que tipo de problema?
  • Como você pensa em começar a elaborar este problema?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 13)

Orientação: Destine esse momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que eles apresentem os problemas elaborados e as estratégias utilizadas para obter a solução.

Propósito: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como foi a elaboração do problema?
  • O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
  • O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com excesso de dados?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 13)

Orientação: Destine esse momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que eles apresentem os problemas elaborados e as estratégias utilizadas para obter a solução.

Propósito: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como foi a elaboração do problema?
  • O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
  • O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com excesso de dados?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 13)

Orientação: Destine esse momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que eles apresentem os problemas elaborados e as estratégias utilizadas para obter a solução.

Propósito: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como foi a elaboração do problema?
  • O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
  • O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com excesso de dados?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 13)

Orientação: Destine esse momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que eles apresentem os problemas elaborados e as estratégias utilizadas para obter a solução.

Propósito: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como foi a elaboração do problema?
  • O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
  • O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com excesso de dados?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 13)

Orientação: Destine esse momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que eles apresentem os problemas elaborados e as estratégias utilizadas para obter a solução.

Propósito: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 13)

Orientação: Destine esse momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que eles apresentem os problemas elaborados e as estratégias utilizadas para obter a solução.

Propósito: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Na hora de elaborar suas estratégias de resolução, você procede da mesma forma que as duas crianças do slide, ou faz diferente? Explique.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 13)

Orientação: Destine esse momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que eles apresentem os problemas elaborados e as estratégias utilizadas para obter a solução.

Propósito: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 13)

Orientação: Destine esse momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que eles apresentem os problemas elaborados e as estratégias utilizadas para obter a solução.

Propósito: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Você teve alguma dificuldade em elaborar um problema com excesso de dados?
  • Teve alguma etapa entre elaborar e resolver o problema que foi mais trabalhoso?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientação: Escreva no quadro “problemas com dados em excesso” e peça aos alunos que citem características desse tipo de problema. Escreva essas características ao redor da expressão e depois pergunte aos alunos o que eles acharam de elaborar problemas, elencando no quadro algumas especificidades desse processo criativo.

Propósito: Destacar as aprendizagens ocorridas na elaboração de problemas com mais de uma operação.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 15 e 16)

Orientação: Faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um elabore individualmente o problema proposto e que apresente suas estratégias de resolução.

Propósito: Apontar as aprendizagens ocorridas na aula.

Discuta com a turma:

  • Você já realizou alguma atividade semelhante a esta de hoje? Indique alguma diferença entre essas atividades.
  • O que você destacaria de mais importante ao se elaborar um problema?
  • Que estratégia você utiliza para elaborar seus problemas?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 15 e 16)

Orientação: Faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um elabore individualmente o problema proposto e que apresente suas estratégias de resolução.

Propósito: Apontar as aprendizagens ocorridas na aula.

Discuta com a turma:

  • Você já realizou alguma atividade semelhante a esta de hoje? Indique alguma diferença entre essas atividades.
  • O que você destacaria de mais importante ao se elaborar um problema?
  • Que estratégia você utiliza para elaborar seus problemas?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo Sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresentar o problema para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Wasley Antonio Ronchetti

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva



Habilidade da BNCC

Selecionar e aplicar estratégias de resolução de problemas com uma variedade de representações  de ideias matemáticas. Elaborar problemas de textos.



Objetivos específicos

  • Discutir sobre um problema com excesso de dados, destacando quais elementos devem ser utilizados de acordo com o comando proposto.
  • Elaborar problemas com excesso de dados.
  • Discutir sobre a elaboração de problema com excesso de dados e compartilhar estratégias particulares de resolução.



Conceito-chave

Elaboração de problemas com excesso de dados



Recursos necessários

  • Lápis,
  • Papel,
  • Borracha
  • Materiais impressos
  • Revistas e Jornais
  • Tesoura e cola (opcionais)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientação: Inicie a aula promovendo discussões com os alunos sobre problemas com excesso de dados, destacando quais elementos devem ser utilizados de acordo com o comando proposto.

Propósito: Destacar as características dos problemas com excesso de dados.

Discuta com a turma:

  • Quais tipos de problemas matemáticos você conhece?
  • Quais características podem ser atribuídas aos problemas que você conhece?
  • Você já elaborou algum problema alguma vez? Como foi?
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Sides 4 e 5)

Orientação: Apresente a atividade para seus alunos e depois faça a leitura com eles. Depois oriente os mesmos a resolverem a atividade de forma individual, para que cada um possa expor suas ideias e pensamentos, que depois serão discutidas e apresentadas para toda a turma.

Propósito: Elaborar um problema com excesso de dados a partir do tema dado.

Discuta com a turma:

  • O que você entende por elaborar um problema?
  • Você já elaborou problema alguma vez? Que tipo de problema?
  • Como você pensa em começar a elaborar este problema?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Sides 4 e 5)

Orientação: Apresente a atividade para seus alunos e depois faça a leitura com eles. Depois oriente os mesmos a resolverem a atividade de forma individual, para que cada um possa expor suas ideias e pensamentos, que depois serão discutidas e apresentadas para toda a turma.

Propósito: Elaborar um problema com excesso de dados a partir do tema dado.

Discuta com a turma:

  • O que você entende por elaborar um problema?
  • Você já elaborou problema alguma vez? Que tipo de problema?
  • Como você pensa em começar a elaborar este problema?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 13)

Orientação: Destine esse momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que eles apresentem os problemas elaborados e as estratégias utilizadas para obter a solução.

Propósito: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como foi a elaboração do problema?
  • O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
  • O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com excesso de dados?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 13)

Orientação: Destine esse momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que eles apresentem os problemas elaborados e as estratégias utilizadas para obter a solução.

Propósito: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como foi a elaboração do problema?
  • O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
  • O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com excesso de dados?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 13)

Orientação: Destine esse momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que eles apresentem os problemas elaborados e as estratégias utilizadas para obter a solução.

Propósito: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como foi a elaboração do problema?
  • O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
  • O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com excesso de dados?
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 13)

Orientação: Destine esse momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que eles apresentem os problemas elaborados e as estratégias utilizadas para obter a solução.

Propósito: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como foi a elaboração do problema?
  • O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
  • O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com excesso de dados?
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 13)

Orientação: Destine esse momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que eles apresentem os problemas elaborados e as estratégias utilizadas para obter a solução.

Propósito: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 13)

Orientação: Destine esse momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que eles apresentem os problemas elaborados e as estratégias utilizadas para obter a solução.

Propósito: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Na hora de elaborar suas estratégias de resolução, você procede da mesma forma que as duas crianças do slide, ou faz diferente? Explique.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 13)

Orientação: Destine esse momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que eles apresentem os problemas elaborados e as estratégias utilizadas para obter a solução.

Propósito: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6 ao 13)

Orientação: Destine esse momento para a apresentação das atividades dos alunos. Permita que eles apresentem os problemas elaborados e as estratégias utilizadas para obter a solução.

Propósito: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Você teve alguma dificuldade em elaborar um problema com excesso de dados?
  • Teve alguma etapa entre elaborar e resolver o problema que foi mais trabalhoso?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientação: Escreva no quadro “problemas com dados em excesso” e peça aos alunos que citem características desse tipo de problema. Escreva essas características ao redor da expressão e depois pergunte aos alunos o que eles acharam de elaborar problemas, elencando no quadro algumas especificidades desse processo criativo.

Propósito: Destacar as aprendizagens ocorridas na elaboração de problemas com mais de uma operação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 15 e 16)

Orientação: Faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um elabore individualmente o problema proposto e que apresente suas estratégias de resolução.

Propósito: Apontar as aprendizagens ocorridas na aula.

Discuta com a turma:

  • Você já realizou alguma atividade semelhante a esta de hoje? Indique alguma diferença entre essas atividades.
  • O que você destacaria de mais importante ao se elaborar um problema?
  • Que estratégia você utiliza para elaborar seus problemas?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 15 e 16)

Orientação: Faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um elabore individualmente o problema proposto e que apresente suas estratégias de resolução.

Propósito: Apontar as aprendizagens ocorridas na aula.

Discuta com a turma:

  • Você já realizou alguma atividade semelhante a esta de hoje? Indique alguma diferença entre essas atividades.
  • O que você destacaria de mais importante ao se elaborar um problema?
  • Que estratégia você utiliza para elaborar seus problemas?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 5º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolução e elaboração de problemas numéricos e não numéricos com uma, nenhuma, várias ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano