Planejamento Entenda como planejar brincadeiras com intencionalidade pedagógica Partir da observação das crianças e ter objetivos definidos são pontos importantes
PARA REPENSAR O ANO O que considerar para projetar o retorno das crianças bem pequenas à escola NOVA ESCOLA conversou com o professor Evandro Tortora e a consultora Ana Teresa Gavião para mapear os principais pontos de atenção
PARA REPLANEJAR O ANO PDF para baixar: O que priorizar com as crianças bem pequenas no retorno à escola Tabela elaborada por especialistas de NOVA ESCOLA traz atividades e objetivos prioritários para a volta, com destaque para aqueles que valorizam aspectos socioemocionais
PARA USAR COM AS CRIANÇAS Atividade 2: Em tempo de rostos cobertos por máscaras, monte um álbum de expressões O uso dessa proteção, tão importante na pandemia, podem ter um efeito colateral sobre as crianças: elas têm menos acesso à expressão facial como forma de comunicação. Saiba driblar esse inconveniente
Planos de aula Leitura na escola: 20 planos de aula para trabalhar a distância Textos, brincadeiras, quadrinhos e fotos da família podem ser usados para desenvolver a leitura e compreensão
Reflexões sobre a docência “Professora sim, tia não”: o contexto da pandemia e o papel dos docentes na Educação Infantil A diferença entre ser “tio” e ser “professor” fica ainda mais evidente na situação atual, quando se percebe a importância da escola no desenvolvimento das crianças
Educação Infantil Brincadeiras para bebês: 10 planos de atividade para uso a distância na Educação Infantil Seja na creche ou em casa, professores e pais podem estimular a curiosidade e o desenvolvimento da criança com uso de objetos do cotidiano
PARA REPENSAR O ANO 5 perguntas e respostas para projetar a volta dos bebês aos berçários e creches Apesar das incertezas sobre quando o retorno será possível e em quais condições, é importante começar a refletir sobre as prioridades e os cuidados a serem adotados
Para formar a equipe 4º Roteiro do gestor: As interações e a brincadeira e os direitos de aprendizagem Organize uma reunião com os educadores sobre os eixos estruturantes da BNCC de Educação Infantil e sua relação com os direitos das crianças indicados no documento