Planejamento Entenda como planejar brincadeiras com intencionalidade pedagógica Partir da observação das crianças e ter objetivos definidos são pontos importantes
Educação Infantil Educação Infantil: como organizar o espaço escolar com intencionalidade pedagógica Conheça sugestões e dicas de especialistas para que a sala de referência da criançada seja um lugar de experiências que contribui para o desenvolvimento e a aprendizagem de todos
Planejamento Educação Infantil: como utilizar a observação para pensar experiências de aprendizagem? O ato de observar consiste em uma prática importante para os professores dessa etapa e requer empatia, planejamento e a utilização de instrumentos adequados
Educação Infantil Educação Infantil: como organizar portfólios Confira sugestões para documentar e guardar as aprendizagens e as memórias afetivas da turma, refletir sobre a prática e se comunicar com as famílias
Educação Infantil Interações: seis sugestões de propostas para desenvolver linguagem e expressão Saiba como criar condições para que as crianças possam se expressar por meio de diferentes formas de linguagem
Campos de experiência Educação Infantil: o papel do professor como mediador das aprendizagens Compreender as concepções de criança e de escola são pontos de partida para planejar boas intervenções
Família e escola Educação Infantil: como fortalecer os laços com pais e responsáveis no retorno às atividades presenciais Conheça estratégias para cuidar desse vínculo tão importante
Valorização docente Educador Nota 10: atividades de investigação permitem desenvolver aprendizagens significativas Três dos projetos vencedores da 24ª edição do Prêmio Educador Nota 10 propõem o trabalho com o levantamento de hipóteses e a realização de pesquisas e entrevistas, estimulando a autonomia e o protagonismo dos estudantes
Prática pedagógica Replanejamento na Educação Infantil: como analisar evidências e repensar propostas? Nesses primeiros meses, já podemos visualizar os impactos causados pela pandemia no desenvolvimento das crianças – e por isso conseguimos reordenar nossas ações com foco total na aprendizagem