Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_19GRM07
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, calculadora, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP (https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)
Para este plano, foque na etapa AQUECIMENTO + ATIVIDADE PRINCIPAL
Aquecimento
Use juntamente com a Atividade principal
Atividade principal
Sugerimos encaminhar o Aquecimento (que revisa conceitos) juntamente com a Atividade principal, pois eles se complementam. A atividade principal explora o conceito de cilindrada e está bem explicitada, mas ainda assim é importante que você grave um áudio ou vídeo orientando a atividade (WhatsApp). Encaminhe a versão impressa para os alunos e solicite que eles deem um retorno quando resolverem a atividade. Incentive o uso da calculadora. Se sua turma já tiver familiaridade com o assunto, você pode encaminhar também o Raio X para os alunos fazerem. Disponibilize um canal de comunicação e solicite que os alunos usem para esclarecer dúvidas. Esse é um tema que exige idas e vindas, assim é possível que você tenha que retomar conceitos e discussões quando realizar as demais atividades, como as complementares, por exemplo.
Se for possível, faça as orientações e discussões em tempo real (plataformas sugeridas nas discussões).
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de volume. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-volume-sa/volume-cones/v/cylinder-volume-and-surface-area
https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-volume-sa/volume-rect-prism/e/volume_1
Discussão das soluções
Você pode gravar um vídeo curto dando um feedback aos alunos e encaminhar via WhatsApp. Pode utilizar https://myhomestudio.com.br/, que é gratuito por um tempo. Considere dados obtidos por meio das respostas dos alunos, nas dúvidas e informações centrais sobre os conceitos trabalhados para compor a discussão. Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, faça a discussão em tempo real (ver sugestões de plataformas abaixo). Solicite posteriormente, que os alunos resolvam o Raio X e as atividades complementares para ampliação das aprendizagens.
Para discussão em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/
Sistematização
xxxx
Encerramento
Use nas orientações e retome nas discussões
Raio X
Solicite a realização do Raio X juntamente com as atividades complementares e não esqueça de retomá-las. Você pode encaminhá-la também com a Atividade principal.
Convite às famílias
Pode ser discutido com as famílias sobre volumes de cilindros e paralelepípedos.