Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Trabalhar em problemas que envolvem simultaneamente volumes de cilindros e de paralelepípedos retângulos
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Volumes e Capacidades
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Emiliano Augusto Chagas
Mentor: Emiliano Augusto Chagas
Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF08MA17;) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes cujo formato é o de um bloco retangular ou de um cilindro reto.
(EF08MA18) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de um cilindro reto ou a capacidade de um recipiente cujo formato é o de um cilindro reto.
Objetivos específicos
Utilizar as expressões, na resolução de problemas contextualizados, para o cálculo do volume de um cilindro e de um paralelepípedo retângulo.
Conceito-chave
Cálculo de volume de paralelepípedo retângulo e cilindro. Transformações de unidades volumétricas.
Recursos necessários
- Calculadora;
- Fichas de atividades;
- Folhas de papel.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Utilizar as expressões, na resolução de problemas contextualizados, para o cálculo do volume de um cilindro e de um paralelepípedo retângulo.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo da aula para os alunos, deixando claro o que é esperado que eles consigam aprender com as atividades que serão desenvolvidas. Converse rapidamente com eles sobre a importância do cálculo de volumes para resolver problemas que envolvem a capacidade de armazenamento de objetos no cotidiano que envolvam blocos retangulares e cilindros.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Onde encontramos objetos cilíndricos e bloco retangulares?
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO