Plano de Aula

Plano de aula: Cálculo de pequenos volumes muito pequenos

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Volumes e Capacidades

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Emiliano Augusto Chagas

Mentor: Emiliano Augusto Chagas
Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF08MA17;)  Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes cujo formato é o de um bloco retangular ou de um cilindro reto.

(EF08MA18) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de um cilindro reto ou a capacidade de um recipiente cujo formato é o de um cilindro reto.

Objetivos específicos

Utilizar as expressões para o cálculo do volume de um cilindro ou de um paralelepípedo retângulo na resolução de problemas contextualizados que envolvem volumes muito pequenos.

Conceito-chave

Cálculo de volume de paralelepípedo retângulo e cilindro. Transformações de unidades volumétricas.

Recursos necessários

- Calculadora;

- Fichas de atividades;

- Folhas de papel.



Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Utilizar as expressões para o cálculo do volume de um cilindro ou de um paralelepípedo retângulo na resolução de problemas contextualizados que envolvem volumes muito pequenos.

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo da aula para os alunos, deixando claro o que é esperado que eles consigam aprender com as atividades que serão desenvolvidas. Converse rapidamente com eles sobre a importância do cálculo de volumes para resolver problemas que envolvem a capacidade de armazenamento de objetos no cotidiano e onde volumes muito pequenos são encontrados.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Assim como o milímetro existe para fazer medidas muito precisas, já que o metro pode não dar conta, será que existe alguma outra medida volumétrica além do litro que pode lidar com volumes muito pequenos?

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO