Plano de Aula

Plano de aula: Volume e Capacidade

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Volumes e Capacidades

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernando César Escobar

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista da área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF08MA17) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes;

(EF08MA18) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de recipiente cujo formato é o de um bloco retangular.

Objetivos Específicos

  1. Efetuar cálculos de volume e capacidade do Paralelepípedo Retângulo;
  2. Estabelecer relações entre unidades de medida de volume e de capacidade.

Conceito-chave

Volume e capacidade do Paralelepípedo Retângulo

Recursos Necessários

- Lápis, borracha, papel,

- Isopor, papelão ou qualquer material manipulável (que sirva para montar cubos) cuja espessura não seja desprezível como a de uma folha de papel.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernando César Escobar

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista da área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF08MA17) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes;

(EF08MA18) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de recipiente cujo formato é o de um bloco retangular.

Objetivos Específicos

  1. Efetuar cálculos de volume e capacidade do Paralelepípedo Retângulo;
  2. Estabelecer relações entre unidades de medida de volume e de capacidade.

Conceito-chave

Volume e capacidade do Paralelepípedo Retângulo

Recursos Necessários

- Lápis, borracha, papel,

- Isopor, papelão ou qualquer material manipulável (que sirva para montar cubos) cuja espessura não seja desprezível como a de uma folha de papel.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Apenas apresente a turma o que será feito. Dando destaque à diferença entre volume (espaço que o cilindro/paralelepípedo ocupa) e capacidade (o “volume interno”, o quanto pode caber dentro do cilindro/paralelepípedo)

Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula