Plano de Aula

Plano de aula: Volume e capacidade do cilindro reto

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Volumes e Capacidades

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fenando César Escobar

Mentor: Emiliano Chagas
Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista da área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF08MA17) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes;

(EF08MA18) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de recipiente cujo formato é o de um bloco retangular.

Objetivos específicos

1. Compreender conceitualmente o cálculo do volume do cilindro reto;

2. Descrever as dimensões e características do?  Cilindro Reto;

3. Efetuar cálculos? iniciais ?de volume do Cilindro Reto.

Conceito-chave

Volume do Cilindro Reto

Recursos necessários

Lápis, borracha, papel,  .

Objetos cilíndricos: Latas de ervilhas, latas de goiabada, rolos de papel higiênico ou de papel toalha.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo da aula
Objetivo da aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Apresente a turma o que será feito, dando destaque ao fato de que o volume é o “espaço” que o cilindro reto ocupa e a capacidade é seu espaço interno.

Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula