Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_19GRM05
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP (https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL
Aquecimento
Use como apoio às orientações da Atividade principal
Atividade principal
Caso seja o primeiro contato dos alunos com volume do cilindro, talvez você tenha que gravar um vídeo com orientações e exemplos, utilizando, inclusive informações do Encerramento e Aquecimento. Você pode gravar um vídeo curto (https://myhomestudio.com.br/) para encaminhar juntamente com a versão impressa da atividade, via WhatsApp. Se não for o primeiro contato, basta um áudio com orientações ou mesmo um registro escrito. Mantenha um canal de comunicação com a turma e solicite que encaminhem para você as respostas e dúvidas. Esse é um tema que exige idas e vindas, logo sugerimos que, posteriormente, encaminhe também o Raio X e as atividades complementares para os alunos resolverem. Se achar conveniente pode encaminhar as atividades em simultâneo.
Se for possível, faça as orientações e discussões em tempo real (plataformas sugeridas nas discussões).
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de volume. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-volume-sa/volume-cones/v/cylinder-volume-and-surface-area
https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-volume-sa/volume-rect-prism/e/volume_1
Discussão das soluções
Verifique as respostas dos alunos e principais dúvidas para produzir um áudio ou vídeo dando um feedback aos alunos. Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, dê preferência para realizar as discussões em tempo real, através de uma das plataformas sugeridas abaixo. Se não tiver, use o WhatsApp que tem um alcance maior. Você também ainda pode gravar um vídeo de feedback em (https://myhomestudio.com.br/) ou registro escrito, sistematizando as principais informações do tema e esclarecendo dúvidas. Solicite, posteriormente que os alunos resolvam o Raio X e as atividades complementares como forma de revisão das aprendizagens.
Para discussão em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/
Sistematização
xxxx
Encerramento
Use nas orientações e retome nas discussões
Raio X
Solicite a realização juntamente com as atividades complementares e não esqueça de retomá-las.
Convite às famílias
Pode ser discutido com as famílias sobre volumes (a situação proposta na Atividade principal pode ser uma boa discussão).