Plano de Aula

Plano de aula: Volume do cilindro

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Volumes e Capacidades

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernando César Escobar

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista da área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF08MA17) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes;

(EF08MA18) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de recipiente cujo formato é o de um bloco retangular.

Objetivos Específicos

  1. Relembrar o cálculo do volume do Paralelepípedo Retângulo aplicado em situações cotidianas, compreendendo-o como o produto entre a área da base e a altura.
  2. Conceituar o volume do cilindro reto como sendo o produto entre a área da base e a altura.

Conceito-chave

Volume e capacidade do cilindro

Recursos Necessários

- Lápis, borracha, papel



Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernando César Escobar

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista da área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF08MA17) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes;

(EF08MA18) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de recipiente cujo formato é o de um bloco retangular.

Objetivos Específicos

  1. Relembrar o cálculo do volume do Paralelepípedo Retângulo aplicado em situações cotidianas, compreendendo-o como o produto entre a área da base e a altura.
  2. Conceituar o volume do cilindro reto como sendo o produto entre a área da base e a altura.

Conceito-chave

Volume e capacidade do cilindro

Recursos Necessários

- Lápis, borracha, papel



Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Apenas apresente a turma o que será feito, verificando se todos sabem o que é um cilindro.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO