Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Trabalhar com volumes muito grandes em cilindros retos ou em paralelepípedos retângulos
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Volumes e Capacidades
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Emiliano Augusto Chagas
Mentor: Emiliano Augusto Chagas
Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF08MA17;) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes cujo formato é o de um bloco retangular ou de um cilindro reto.
(EF08MA18) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de um cilindro reto ou a capacidade de um recipiente cujo formato é o de um cilindro reto.
Objetivos específicos
Utilizar as expressões para o cálculo do volume de um cilindro ou de um paralelepípedo retângulo na resolução de problemas contextualizados que envolvem volumes muito grandes.
Conceito-chave
Cálculo de volume de paralelepípedo retângulo e cilindro. Transformações de unidades volumétricas.
Recursos necessários
- Calculadora;
- Fichas de atividades;
- Folhas de papel.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Utilizar as expressões para o cálculo do volume de um cilindro ou de um paralelepípedo retângulo na resolução de problemas contextualizados que envolvem volumes muito grandes.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo da aula para os alunos, deixando claro o que é esperado que eles consigam aprender com as atividades que serão desenvolvidas. Converse rapidamente com eles sobre a importância do cálculo de volumes para resolver problemas que envolvem a capacidade de armazenamento de objetos no cotidiano e onde volumes muito grandes são encontrados.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Assim como o quilômetro existe para medir distâncias grandes, já que o metro pode não dar conta, será que existe alguma outra medida volumétrica além do litro que pode lidar com volumes muito grandes?
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO