Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Retomando o Paralelepípedo
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Volumes e Capacidades
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
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Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernando César Escobar
Mentor: Emiliano Augusto Chagas
Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista da área: Fernando Barnabé
Habilidades da BNCC
(EF08MA17) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes;
(EF08MA18) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de recipiente cujo formato é o de um bloco retangular.
Objetivos Específicos
- Relembrar o cálculo do volume do Paralelepípedo Retângulo;
- Descrever as dimensões e características do Paralelepípedo Retângulo;
- Efetuar cálculos de volume e capacidade do Paralelepípedo Retângulo;
- Diferenciar volume e capacidade.
Conceito-chave
Volume e capacidade do Paralelepípedo Retângulo
Recursos Necessários
- Lápis, borracha, papel,
- Caixas de sapato (de preferência sem tampa, caixas que tem forma de paralelepípedo) ou caixas de outros produtos como cereais, ou sucos ou leite. Na falta de caixas, uma folha de A4 (podendo ser rascunho) para cada par de alunos.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernando César Escobar
Mentor: Emiliano Augusto Chagas
Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista da área: Fernando Barnabé
Habilidades da BNCC
(EF08MA17) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes;
(EF08MA18) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de recipiente cujo formato é o de um bloco retangular.
Objetivos Específicos
- Relembrar o cálculo do volume do Paralelepípedo Retângulo;
- Descrever as dimensões e características do Paralelepípedo Retângulo;
- Efetuar cálculos de volume e capacidade do Paralelepípedo Retângulo;
- Diferenciar volume e capacidade.
Conceito-chave
Volume e capacidade do Paralelepípedo Retângulo
Recursos Necessários
- Lápis, borracha, papel,
- Caixas de sapato (de preferência sem tampa, caixas que tem forma de paralelepípedo) ou caixas de outros produtos como cereais, ou sucos ou leite. Na falta de caixas, uma folha de A4 (podendo ser rascunho) para cada par de alunos.
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Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos o que será discutido nesta aula, dando destaque ao conceito de volume, ou seja, o “espaço” que paralelepípedo ocupa. Se desejar, introduza a discussão sobre se o espaço que ele ocupa é igual a seu espaço interno. Isso será o princípio da conceituação da diferença entre volume e capacidade.
Propósito: Indicar para a turma o que será apresentado na aula
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