7

Competência 3: Repertório Cultural

Proposta prevê produção artística autoral dos estudantes

Autor: Rosi Rico

Para a BNCC, é fundamental que os alunos conheçam as diversas manifestações artísticas e culturais. Ilustração: Rita Mayumi/Nova Escola

O que a BNCC diz 
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-culturral. Essa competência estabelece como fundamental que os alunos conheçam, compreendam e reconheçam a importância das mais diversas manifestações artísticas e culturais. E acrescenta que eles devem ser participativos, sendo capazes de se expressar e atuar por meio das artes. 

Áreas que mais contribuem para seu aprendizado 
Linguagens e Ciências Humanas.

O que os alunos precisam desenvolver (até o fim do Fundamental) 

1. Fruição:

vivenciar sua identidade, comunidade e cultura e demonstrar sentimento de pertencimento, por meio de experiências artísticas e explorando relações entre culturas, sociedades e as artes.

2. Expressão: expressar sentimentos, ideias, histórias e experiências por meio das artes. Documentar, compartilhar e analisar obras criativas.

3. Investigação e identidade cultural: reconhecer e discutir o significado de eventos e manifestações culturais e da influência da cultura na formação de grupos e identidades.

4. Consciência multicultural: desenvolver senso de identidade individual e cultural e demonstrar curiosidade, compreensão e respeito com diferentes culturas e visões de mundo. 

5. Respeito à diversidade cultural: experimentar diferentes vivências culturais e compreender a importância de valorizar identidades, tradições, manifestações, trocas e colaborações culturais diversas.

6. Mediação da diversidade cultural: reconhecer os desafios e benefícios de se viver e trabalhar em sociedades culturalmente diversas e explorar novas formas de reconciliar valores e perspectivas culturais diferentes ao abordar desafios em comum.

Como relacionar essa competência às habilidades para planejar aulas?
Dentro de Linguagens, o professor de Artes vai colaborar para a turma dar conta dessa competência ao possibilitar a fruição de manifestações plurais e estimular os alunos a se expressarem artisticamente por meio dos diversos ramos das artes. Ao docente de Educação Física, cabe apresentar o repertório cultural que passa pelo corpo. Isso pode ser feito ao contextualizar a origem cultural das atividades trabalhadas, como nos eixos da dança e das lutas, por exemplo. Ao estudar Línguas (Portuguesa e Inglesa), crianças e jovens necessitam entender quanto uma língua carrega e transmite características da cultura local. Clique aqui para saber como trabalhar as variações do português, ressaltando a questão do respeito às diferenças. 

Em Ciências Humanas, o caminho é mostrar, a partir da História e da Geografia, como a identidade dos estudantes, enquanto brasileiros e em suas particularidades regionais é influenciada pela cultura. E também apresentar e valorizar a diversidade cultural de outros povos. Sobre isso, veja aqui as brincadeiras mais comuns de cada região do Brasil. 

A competência na prática

Ano: 3º ao 5º ano
Componente Curricular: Educação Física

Habilidade da BNCC: (EF35EF04) Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis. 

Como abordar: Peça às crianças que façam pesquisas na internet ou em outros canais. Depois, incentive-as a recriarem as práticas descobertas, adaptando-as ao ambiente da escola. Clique aqui para ver um exemplo de como levar a versão indígena do futebol para a aula. Clique aqui para ver um exemplo de como levar a versão indígena do futebol para a aula.