Competência 4: Comunicação

Proposta presente na BNCC vai além da linguagem verbal

Autor: Rosi Rico

É importante que a comunicação ocorra por meio da escuta e do diálogo. Ilustração: Rita Mayumi/Nova Escola

O que a BNCC diz
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. De acordo com a competência, para se comunicar bem, crianças e jovens necessitam entender, analisar criticamente e saber se expressar utilizando uma variedade de linguagens e plataformas. Enfatiza a importância de que a comunicação ocorra por meio da escuta e do diálogo.

Áreas que mais contribuem para seu aprendizado
Linguagens e Ciências Humanas.

O que os alunos precisam desenvolver (até o fim do Fundamental)

1. Escuta: necessitam ser capazes de ouvir outras pessoas com atenção, interesse e respeito por suas ideias e sentimentos.

2. Expressão: expressar ideias, opiniões, emoções e sentimentos com clareza. Ser capaz de desenvolver aspectos retóricos de comunicação verbal.

3. Discussão: apresentar ideias originais com clareza e as conectar com as colocações de outras pessoas para buscar o entendimento mútuo. Conseguir formular perguntas e respostas para avançar em discussões coletivas.

4. Multiletramento: comunicar-se por meio de linguagens verbais, textuais, corporais, artísticas e científicas, utilizando plataformas multimídia analógicas e digitais.

5. Contextualização sociocultural do conhecimento: compartilhar informações e construir coletivamente o conhecimento. Compreender e respeitar o contexto sociocultural em que os saberes são constituídos.

Como relacionar essa competência às habilidades para planejar aulas?Aqui a conexão com Linguagens é óbvia. Todas as habilidades previstas nos componentes curriculares da área (Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Língua Inglesa) promovem o desenvolvimento da escrita, leitura, da expressão corporal e artística e podem ajudar o aluno a entender e utilizar as várias linguagens, mídias e plataformas para se comunicar. Não dá para deixar a tecnologia de fora, pois às maneiras tradicionais de comunicação somam-se as do mundo digital: redes sociais, blog, youtube etc. Tudo isso já está na vida de crianças e jovens, cabe à escola qualificar o uso.

A competência abrange a capacidade de escuta e diálogo para promover entendimento mútuo. Por isso necessita estar em Ciências Humanas também. Ao abordar os grandes conflitos históricos, por exemplo, o professor pode debater com os estudantes o quanto esses fatos estão relacionados com problemas de comunicação, da incapacidade de interagir e compreender o outro. Mas, para além das discussões em aula, crianças e jovens necessitam exercer essa capacidade no cotidiano. Por isso, a promoção da escuta e do diálogo deve estar entre os princípios que regem a prática da escola.

A competência na prática

Ano: 3º ao 5º ano
Componente Curricular: Língua Portuguesa

Habilidade da BNCC: (EF35LP25) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.

Como abordar: Leia e analise bons textos com a turma e depois convide os alunos a planejar, escrever e revisar criações literárias próprias em diferentes plataformas. Clique aqui para conhecer o professor que utilizou a obra de Clarice Lispector com as crianças do 5º ano.