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Competência 3: Repertório Cultural

Proposta prevê produção artística autoral dos estudantes

Autor: Rosi Rico

O que a BNCC diz 
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Esclarecendo a competência 
Estabelece como fundamental que os alunos conheçam, compreendam e reconheçam a importância das mais diversas manifestações artísticas e culturais. E acrescenta que eles devem ser participativos, sendo capazes de se expressar e atuar por meio das artes. Para saber mais, veja o vídeo abaixo com o trabalho do professor Fernando Ricardo Canindé Ribeiro Rufino, um dos professores nota 10 de 2015: 

Áreas que mais contribuem para seu aprendizado 
Linguagens e Ciências Humanas.

O que os alunos precisam desenvolver (até o fim do Fundamental) 
- Fruição: vivenciar sua identidade, comunidade e cultura e demonstrar sentimento de pertencimento, por meio de experiências artísticas e explorando relações entre culturas, sociedades e as artes.

- Expressão: expressar sentimentos, ideias, histórias e experiências por meio das artes. Documentar, compartilhar e analisar obras criativas.

- Investigação e identidade cultural: reconhecer e discutir o significado de eventos e manifestações culturais e da influência da cultura na formação de grupos e identidades.

- Consciência multicultural: desenvolver senso de identidade individual e cultural e demonstrar curiosidade, compreensão e respeito com diferentes culturas e visões de mundo. 

- Respeito à diversidade cultural: experimentar diferentes vivências culturais e compreender a importância de valorizar identidades, tradições, manifestações, trocas e colaborações culturais diversas.

Mediação da diversidade cultural: reconhecer os desafios e benefícios de se viver e trabalhar em sociedades culturalmente diversas e explorar novas formas de reconciliar valores e perspectivas culturais diferentes ao abordar desafios em comum.

Saiba mais sobre como ocorre a progressão dessas habilidades ao longo do Ensino Fundamental

“É essencial ler com atenção e comparar o que dizem os enunciados das competências gerais com o das competências específicas das áreas de conhecimento e dos componentes curriculares. Ao fazer isso, é possível perceber conexões diretas, que facilitam o planejamento.”


Como relacionar essa competência às habilidades para planejar aulas?
Dentro de Linguagens, o professor de Artes vai colaborar para a turma dar conta dessa competência ao possibilitar a fruição de manifestações plurais e estimular os alunos a se expressarem artisticamente por meio dos diversos ramos das artes. Ao docente de Educação Física, cabe apresentar o repertório cultural que passa pelo corpo. Isso pode ser feito ao contextualizar a origem cultural das atividades trabalhadas, como nos eixos da dança e das lutas, por exemplo. Ao estudar Línguas (Portuguesa e Inglesa), crianças e jovens necessitam entender quanto uma língua carrega e transmite características da cultura local. Esta reportagem mostra como trabalhar as variações do português nos diversos países onde ele é falado, ressaltando a questão do respeito às diferenças. 

Em Ciências Humanas, o caminho é mostrar, a partir da História e da Geografia, como a identidade dos estudantes, enquanto brasileiros e em suas particularidades regionais é influenciada pela cultura. E também apresentar e valorizar a diversidade cultural de outros povos. Sobre isso, veja as brincadeiras mais comuns de cada região do Brasil

A competência na prática

Ano: 3º ao 5º ano

Componente Curricular: Educação Física

Habilidade da BNCC: Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis. (EF35EF04)

Como abordar: Peça às crianças que façam pesquisas na internet ou em outros canais. Depois, incentive-as a recriarem as práticas descobertas, adaptando-as ao ambiente da escola. Aqui, exemplo de como levar a versão indígena do futebol para a aula.

Navegue pelas competências da BNCC: 

1- Conhecimento

2- Pensamento científico, crítico e criativo

3- Repertório cultural

4- Comunicação

5- Cultura digital

6- Trabalho e projeto de vida

7- Argumentação

8- Autoconhecimento e autocuidado

9- Empatia e cooperação

10- Responsabilidade e cidadania

Para saber mais sobre a BNCC, leia nossa edição especial (só para assinantes):

Imagem de capa da revista Nova Escola número 309