Plano de aula: Bens de consumo: duráveis ou não? Como escolher?

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode ser explorado de forma interdisciplinar. Nele discutiremos como a escolha de um produto está presente em qualquer tipo de aquisição: desde uma simples borracha ao tão sonhado primeiro automóvel. Mas como esta escolha pode se configurar como algo feito com consciência e de forma bem fundamentada? Esta será a pergunta que norteará o trabalho proposto para este plano de aula, que contempla os componentes curriculares Ciência e Geografia.

Objeto de conhecimento

• Consumo consciente.
  • Plano de vida.
  • Bens duráveis e não duráveis.

Objetivos de aprendizagem

• Criar ações de intervenção para melhorar a qualidade de vida individual, coletiva e socioambiental.
  • Identificar as vantagens e as dificuldades de planejar o consumo.
  • Conhecer as estratégias e as técnicas de vendas utilizadas pelos comerciantes para conquistar o consumidor e as atitudes que podem ser adotadas pelo consumidor para evitar o consumo por impulso.
  • Relacionar o consumo consciente com práticas sustentáveis, mesmo no que se refere ao uso e à conservação do dinheiro.

Competências gerais

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

5. Cultura digital