Plano de Aula
Plano de aula: Bens de consumo: duráveis ou não? Como escolher?
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
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Descrição
Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode ser explorado de forma interdisciplinar. Nele discutiremos como a escolha de um produto está presente em qualquer tipo de aquisição: desde uma simples borracha ao tão sonhado primeiro automóvel. Mas como esta escolha pode se configurar como algo feito com consciência e de forma bem fundamentada? Esta será a pergunta que norteará o trabalho proposto para este plano de aula, que contempla os componentes curriculares Ciência e Geografia.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Consumo consciente.
- Plano de vida.
- Bens duráveis e não duráveis.
Objetivos de aprendizagem
- Criar ações de intervenção para melhorar a qualidade de vida individual, coletiva e socioambiental.
- Identificar as vantagens e as dificuldades de planejar o consumo.
- Conhecer as estratégias e as técnicas de vendas utilizadas pelos comerciantes para conquistar o consumidor e as atitudes que podem ser adotadas pelo consumidor para evitar o consumo por impulso.
- Relacionar o consumo consciente com práticas sustentáveis, mesmo no que se refere ao uso e à conservação do dinheiro.
Competências gerais
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
5. Cultura digital
7. Argumentação
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Qualidade com economia de tempo
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Baixe e assista com antecedência ao vídeo abaixo.
Peça aos estudantes que selecionem folhetos diversos, de supermercados ou hipermercados. Se houver dificuldade de encontrar esse material, faça uma busca na internet e reproduza para a turma.
Para se aprofundar
É importante termos a consciência de que nossas decisões de consumo afetam os recursos naturais disponíveis no planeta. Considerando que os recursos naturais são imprescindíveis para a manutenção da vida na Terra, as consequências das decisões de consumo se ampliam, afetando a sobrevivência das presentes e futuras gerações. Consumir tendo em conta as consequências desse consumo, em médio e longo prazo, para as populações do planeta, é usualmente chamado de “consumo consciente”. O consumo consciente propicia, além das vantagens ambientais, benefícios sociais e econômicos para a sociedade como um todo, e individuais para aquele que consome conscientemente. Desse modo, consumo consciente amplia o conceito de educação financeira, ao incorporar às nossas escolhas de consumo considerações sociais e ambientais, tais como modo de produção, quantidade e qualidade das matérias-primas, tipo e qualidade de mão de obra, produção de resíduos e outros aspectos relevantes para o meio ambiente e para a sociedade. Enfim, consumir conscientemente pode contribuir para o consumo sustentável nas dimensões ambiental, social e econômica, ou seja, adquirir produtos e serviços ambientalmente corretos, com o mínimo de impacto sobre o meio ambiente, que possam ajudar a construir uma sociedade mais justa e, claro, que sejam economicamente compatíveis com a situação financeira do consumidor.
Para ajudar a trabalhar o vídeo, você pode usar o Guia de Discussão do episódio “Duas vezes Judite”, acessível no link
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Retroprojetor.
- Notebook.f
- Folhetos de supermercado.
- Folhas de papel A4.
- Lápis de cor ou canetas coloridas.
- Quadro branco e pincel.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
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