Plano de aula: Bens de consumo: duráveis ou não? Como escolher?

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode ser explorado de forma interdisciplinar. Nele discutiremos como a escolha de um produto está presente em qualquer tipo de aquisição: desde uma simples borracha ao tão sonhado primeiro automóvel. Mas como esta escolha pode se configurar como algo feito com consciência e de forma bem fundamentada? Esta será a pergunta que norteará o trabalho proposto para este plano de aula, que contempla os componentes curriculares Ciência e Geografia.

Objeto de conhecimento

• Consumo consciente.
  • Plano de vida.
  • Bens duráveis e não duráveis.

Objetivos de aprendizagem

• Criar ações de intervenção para melhorar a qualidade de vida individual, coletiva e socioambiental.
  • Identificar as vantagens e as dificuldades de planejar o consumo.
  • Conhecer as estratégias e as técnicas de vendas utilizadas pelos comerciantes para conquistar o consumidor e as atitudes que podem ser adotadas pelo consumidor para evitar o consumo por impulso.
  • Relacionar o consumo consciente com práticas sustentáveis, mesmo no que se refere ao uso e à conservação do dinheiro.

Competências gerais

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

5. Cultura digital

7. Argumentação

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Baixe e assista com antecedência ao vídeo abaixo.

Peça aos estudantes que selecionem folhetos diversos, de supermercados ou hipermercados. Se houver dificuldade de encontrar esse material, faça uma busca na internet e reproduza para a turma.

Para se aprofundar

É importante termos a consciência de que nossas decisões de consumo afetam os recursos naturais disponíveis no planeta. Considerando que os recursos naturais são imprescindíveis para a manutenção da vida na Terra, as consequências das decisões de consumo se ampliam, afetando a sobrevivência das presentes e futuras gerações. Consumir tendo em conta as consequências desse consumo, em médio e longo prazo, para as populações do planeta, é usualmente chamado de “consumo consciente”. O consumo consciente propicia, além das vantagens ambientais, benefícios sociais e econômicos para a sociedade como um todo, e individuais para aquele que consome conscientemente. Desse modo, consumo consciente amplia o conceito de educação financeira, ao incorporar às nossas escolhas de consumo considerações sociais e ambientais, tais como modo de produção, quantidade e qualidade das matérias-primas, tipo e qualidade de mão de obra, produção de resíduos e outros aspectos relevantes para o meio ambiente e para a sociedade. Enfim, consumir conscientemente pode contribuir para o consumo sustentável nas dimensões ambiental, social e econômica, ou seja, adquirir produtos e serviços ambientalmente corretos, com o mínimo de impacto sobre o meio ambiente, que possam ajudar a construir uma sociedade mais justa e, claro, que sejam economicamente compatíveis com a situação financeira do consumidor.

Para ajudar a trabalhar o vídeo, você pode usar o Guia de Discussão do episódio “Duas vezes Judite”, acessível no link

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

• Retroprojetor.
  • Notebook.f
  • Folhetos de supermercado.
  • Folhas de papel A4.
  • Lápis de cor ou canetas coloridas.
  • Quadro branco e pincel.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA