Este plano contempla uma aula de 50 minutos e trata das questões relacionadas à necessidade real de compra de produtos, pesquisa de preço, organização dos dados em tabelas, se possível, eletrônicas. Ao organizar os dados de uma pesquisa de preço, o comprador fica munido de informações que auxiliam na tomada de decisão de compra, considerando diferentes fatores, como qualidade do produto, preço, forma de pagamento, juros, possíveis descontos e outros encargos que convergem no preço final do produto. Outro destaque deste plano é a organização das informações em forma de texto, justificando a escolha. Nele, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com habilidades do componente curricular Matemática, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes.
Pesquisar preços para a compra de determinado produto.
Organizar dados em tabelas (eletrônicas ou não).
Organizar dados em forma de texto síntese.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
5. Cultura digital
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
No decorrer do plano há adaptações para as escolas que possuem acesso aos notebooks e/ou internet, como a utilização de planilhas eletrônicas e sites de pesquisa.
Para a aplicação deste plano, os estudantes já devem ter sido apresentados às ideias de valor de produto e consumo consciente. Abaixo, seguem sugestões de planos de aula que tratam dessas temáticas.
No site do Banco Central do Brasil encontramos materiais sobre educação financeira. Para discutir sobre cuidado com o dinheiro, decisões de compra e consumismo, segue sugestão da história em quadrinhos “Sabendo usar não vai faltar”, disponível em: https://www.bcb.gov.br/Pre/PEF/PORT/publicacoes_DinheiroCustaDinheiro.pdf. Acesso em 30 Nov. 2021.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
Dispositivo eletrônico com acesso à internet, se possível.
Atividade 1, disponível nos materiais complementares deste plano (uma cópia para cada grupo).
Atividade 2, disponível nos materiais complementares deste plano (uma cópia para cada estudante).
Planilha eletrônica, se possível.
Contexto
Tempo sugerido
10 minutos.
Orientações
Organize a turma em grupos com quatro integrantes. Garanta que pelo menos um membro de cada grupo possua as capacidades de leitura e escrita fluentes.
O que propor?
Para iniciar a discussão, pergunte se os estudantes participam ou já participaram da decisão de compra de produtos em sua casa. Em seguida, peça que relatem como a família se organiza para fazer uma compra (de modo informal). Neste momento, é importante que se sintam à vontade para falar sobre sua vida familiar, como fazem e se fazem pesquisa de preço, sem um julgamento de certo ou errado. Utilize o vídeo “Sicredi e a Turma da Mônica - Formas de Economizar” para contextualizar uma situação de pesquisa de preço.
Ao final do vídeo, peça que os estudantes levantem pontos que chamaram sua atenção e anote no quadro, por exemplo:
Pesquisa de preço.
Validade do produto.
Real necessidade de compra.
Promoções e falsas promoções.
Sugestões de adequação
Caso não seja possível apresentar o vídeo em aula, uma das propostas é enviar previamente o link do vídeo nos canais de comunicação da turma, como grupos de WhatsApp, na perspectiva da sala de aula invertida.
Problematização
Tempo sugerido
15 minutos
Orientações
Distribua para cada grupo uma cópia da Atividade 1, disponível nos materiais complementares deste plano.
O que propor?
Antes de iniciar a proposta, peça que os membros do grupo definam os papéis de trabalho:
Pesquisador: responsável pela leitura do material, seleção dos itens mais importantes e partilha com o grupo.
Escritor/redator: responsável pelo registro de toda a discussão do grupo, e preenchimento da tabela necessária.
Apresentador/repórter: responsável por partilhar as ideias discutidas no grupo com toda a turma.
Controlador do tempo e dos materiais:responsável por selecionar os materiais a serem usados e controlar o tempo de realização da atividade e de suas etapas.
Faça a leitura da situação com a turma. Em seguida, peça que observem os pontos destacados no texto: pesquisar e comparar preços. Discuta com os estudantes a ideia de “a melhor escolha”. Para tal, você pode perguntar:
O que precisamos considerar para fazer a “melhor escolha”, na hora de comprar produtos?
Anote no quadro as respostas e, caso os estudantes não levantem muitos pontos para essa análise, sugira os seguintes tópicos:
Preço.
Forma de pagamento.
Juros.
Qualidade e/ou durabilidade do produto.
Em seguida, peça que retomem as propagandas, localizem os dados para que o escritor/redator preencha a tabela, e escolham o produto que melhor atenda ao contexto da proposta. Durante o preenchimento, circule entre os grupos e problematize situações do tipo: atenção ao preço final, juros, formas de pagamento e qualidade/durabilidade do produto. Durante o preenchimento, outra problematização importante se refere aos conhecimentos matemáticos para cálculo de parcelas, e a diferença entre o preço à vista e o preço parcelado.
Sugestões de adequação
A atividade apresenta uma sugestão de situação, mas, caso a escola esteja em processo de construção de um espaço, ou a compra de notebooks não faça sentido para a comunidade escolar, a proposta pode ser adaptada a outros tipos de produto. No entanto, o contexto e os pontos de atenção podem continuar os mesmos.
Na impossibilidade de reproduzir cópia da atividade, organize previamente a pesquisa de propagandas de notebook para a construção da tabela. Caso tenham acesso a notebooks, a tabela pode ser reproduzida em uma planilha eletrônica. Em outro momento, os estudos podem ser aprofundados para que os cálculos sejam feitos com as fórmulas disponíveis no aplicativo.
Sistematização
Tempo sugerido
15 minutos.
Orientações
O objetivo desta etapa é sistematizar na tabela os dados encontrados nas propagandas. Assim, os estudantes podem ter uma visão mais clara dos preços, da qualidade dos produtos e das formas de pagamento, para realizar a “melhor escolha” naquele contexto.
O que propor?
Converse com a turma que, para decidir sobre a compra, é importante considerar os pontos trabalhados durante o plano por meio da pesquisa de preço. Para isso, retome a ideia de “melhor escolha” e o que é necessário para essa tomada de decisão (preço, formas de pagamento, qualidade e durabilidade do produto). Solicite que o repórter de cada grupo destaque as principais descobertas relacionadas à escolha de compra de um dos anúncios e justifique.
Pontos de discussão da sistematização:
Qualidade e durabilidade do produto: este é um tema importante a ser considerado, pois, por exemplo, um produto frágil que será manipulado por muitos estudantes pode ser mais barato, mas o tempo de durabilidade poderá ser menor.
Preço inicial X preço final: em certas propagandas, o item de parcelamento ganha um destaque visual, mas os juros embutidos nas parcelas não ficam tão visíveis, induzindo o consumidor a comprar o produto sem analisar os pormenores da compra.
O que aprendemos?
Tempo sugerido
10 minutos.
Orientações
A Atividade 2, disponível nos materiais complementares deste plano, pretende avaliar as descobertas feitas pelos estudantes.
O que propor?
Explique à turma que, para decidir sobre a compra, é importante considerar os pontos trabalhados durante o plano, por meio da pesquisa de preço. Para isso, retome a ideia “melhor escolha”. Em seguida, realize a leitura da atividade 2, e peça para que preencham individualmente as questões. Espera-se que os estudantes destaquem os pontos trabalhados no decorrer da proposta como:
Juros no parcelamento: juros “implícitos” em uma propaganda.
Qualidade e durabilidade do produto.
Hábito de fazer pesquisa de preço.
Outro ponto a ser observado é a construção das aprendizagens relacionadas à argumentação. Os pontos de vista relacionados à “melhor escolha” entre os membros do grupo podem divergir, então é importante explorar o poder de argumentação nas discussões propostas aos estudantes. Para tal, incentive que observem os dados levantados e os tomem como base para defender suas ideias e tomar decisões, de modo que a opinião de cada um (o “eu acho”) deve se basear nas informações. Lembre-se de que essa é uma aprendizagem construída ao longo da vida.
Sugestões de adequação
Caso seja inviável a reprodução das cópias da Atividade 2, as questões podem ser descritas no quadro e cada estudante responde de forma individual no caderno.
Para adaptar o plano de aula para o ensino remoto, compartilhe no grupo dos estudantes (WhatsApp) ou outro canal de comunicação o link do vídeo disponível na etapa Contextualização e peça que escrevam no grupo o que sabem sobre:
Pesquisa de preço.
Ideia de “melhor escolha”.
Na etapa Problematização, disponibilize a Atividade 1, peça que os estudantes montem grupos no WhatsApp para discutir a proposta de organização dos dados das pesquisas de preços em tabelas e a “melhor escolha” de compra. Se possível, combine uma videochamada para discutir as respostas. Caso não seja possível, peça que os grupos disponibilizem para a turma as suas escolhas.
Este plano de atividade foi elaborado pelo time de autores NOVA ESCOLA.