Plano de Aula

Plano de aula: Pesquisa de preço: o que é importante saber!

mais ações

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos e trata das questões relacionadas à necessidade real de compra de produtos, pesquisa de preço, organização dos dados em tabelas, se possível, eletrônicas. Ao organizar os dados de uma pesquisa de preço, o comprador fica munido de informações que auxiliam na tomada de decisão de compra, considerando diferentes fatores, como qualidade do produto, preço, forma de pagamento, juros, possíveis descontos e outros encargos que convergem no preço final do produto. Outro destaque deste plano é a organização das informações em forma de texto, justificando a escolha. Nele, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com habilidades do componente curricular Matemática, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Organização de dados em tabelas.
  • Análise de dados.
  • Comparação de preços.
  • Texto síntese.

Objetivos de aprendizagem

  • Pesquisar preços para a compra de determinado produto.
  • Organizar dados em tabelas (eletrônicas ou não).
  • Organizar dados em forma de texto síntese.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

No decorrer do plano há adaptações para as escolas que possuem acesso aos notebooks e/ou internet, como a utilização de planilhas eletrônicas e sites de pesquisa.

Para a aplicação deste plano, os estudantes já devem ter sido apresentados às ideias de valor de produto e consumo consciente. Abaixo, seguem sugestões de planos de aula que tratam dessas temáticas.


Planejamento Financeiro na Escola: Em busca de Melhorias

O valor das coisas. Precificando produtos e serviços  

Para se aprofundar

No site do Banco Central do Brasil encontramos materiais sobre educação financeira. Para discutir sobre cuidado com o dinheiro, decisões de compra e consumismo, segue sugestão da história em quadrinhos “Sabendo usar não vai faltar”, disponível em: https://www.bcb.gov.br/Pre/PEF/PORT/publicacoes_DinheiroCustaDinheiro.pdf. Acesso em 30 Nov. 2021.

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Dispositivo eletrônico com acesso à internet, se possível.
  • Atividade 1, disponível nos materiais complementares deste plano (uma cópia para cada grupo).
  • Atividade 2, disponível nos materiais complementares deste plano (uma cópia para cada estudante).
  • Planilha eletrônica, se possível.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

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