Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Calculando o Inacessível por meio da Semelhança de Triângulos
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Condições suficientes para a semelhança entre triângulos
Por: Eduardo Post
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Eduardo Post
Mentor: Lara Martins Barbosa
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF09MA12 - Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.
Objetivos específicos
- Visualizar o conceito de semelhança de triângulos em diversas situações.
- Medir distâncias inacessíveis.
- Utilizar os critérios de semelhança de triângulos para a resolução de problemas.
Conceito-chave
Semelhança de triângulos.
Conhecimentos prévios
Razão de semelhança e critérios de semelhança de triângulos.
Recursos necessários
Atividades impressas, Lápis, Borracha e Fita métrica (ou trena de medição).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Visualizar o conceito de semelhança de triângulos em diversas situações.
- Medir distâncias inacessíveis.
- Utilizar os critérios de semelhança de triângulos para a resolução de problemas.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO