Plano de Aula

Plano de aula: Explorando Triângulos Semelhantes

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Semelhança de figuras planas e transformações no espaço.

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Eduardo Post

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

Relacionada a EF09MA12 - Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.

Objetivos específicos

  1. Compreender o que é semelhança de triângulos.
  2. Identificar/calcular a razão de semelhança.
  3. Relacionar a semelhança entre triângulos e movimentos de transformações no espaço.

Conceito-chave

Razão de semelhança em triângulos.

Recursos necessários

Triângulos e tabelas impressos, Régua, Transferidor e Calculadora.

Vocabulário que será adquirido nesta aula

Semelhança entre triângulos, razão de semelhança, ampliação, redução, homotetia.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Compreender o que é semelhança de triângulos.
  2. Identificar/calcular a razão de semelhança.
  3. Relacionar a semelhança entre triângulos e movimentos de transformações no espaço.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
<br />Objetivo
<br />Objetivo

Título:

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.