Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Explorando Triângulos Semelhantes
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Semelhança de figuras planas e transformações no espaço.
Por: Eduardo Post
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Eduardo Post
Mentor: Lara Martins Barbosa
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
Relacionada a EF09MA12 - Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.
Objetivos específicos
- Compreender o que é semelhança de triângulos.
- Identificar/calcular a razão de semelhança.
- Relacionar a semelhança entre triângulos e movimentos de transformações no espaço.
Conceito-chave
Razão de semelhança em triângulos.
Recursos necessários
Triângulos e tabelas impressos, Régua, Transferidor e Calculadora.
Vocabulário que será adquirido nesta aula
Semelhança entre triângulos, razão de semelhança, ampliação, redução, homotetia.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Compreender o que é semelhança de triângulos.
- Identificar/calcular a razão de semelhança.
- Relacionar a semelhança entre triângulos e movimentos de transformações no espaço.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
<br />Objetivo
Título:
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO