Plano de Aula

Plano de aula: Explorando Triângulos Semelhantes

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Semelhança de figuras planas e transformações no espaço.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Eduardo Post

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

Relacionada a EF09MA12 - Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.

Objetivos específicos

  1. Compreender o que é semelhança de triângulos.
  2. Identificar/calcular a razão de semelhança.
  3. Relacionar a semelhança entre triângulos e movimentos de transformações no espaço.

Conceito-chave

Razão de semelhança em triângulos.

Recursos necessários

Triângulos e tabelas impressos, Régua, Transferidor e Calculadora.

Vocabulário que será adquirido nesta aula

Semelhança entre triângulos, razão de semelhança, ampliação, redução, homotetia.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Compreender o que é semelhança de triângulos.
  2. Identificar/calcular a razão de semelhança.
  3. Relacionar a semelhança entre triângulos e movimentos de transformações no espaço.