Contexto 1 - Imagem Queremismo
Plano de Aula
Plano de aula: O período varguista e suas contradições: avanços e retrocessos
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Trabalhismo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09HI06) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: projetor (caso este não esteja disponível, você poderá imprimir as imagens e os textos, podendo imprimir, dimensionando-os ao tamanho da folha, para que todos os estudantes possam visualizá-las sem muita dificuldade). No caso dos textos, além da impressão eles poderão ser transcritos no quadro. Você também poderá fazer mais cópias dessas fontes para serem entregues aos estudantes, dependendo da sua disponibilidade em relação ao número de fotocópias.
Material complementar:
Contexto 1 - Imagem Queremismo para impressão:
Contexto 2 - Imagem Manifestação anti-getulista para impressão:
Problematização 1 - Resumo Avanços do Período Varguista para impressão:
Problematização 2 - Resumo Retrocessos do Período Varguista para impressão:
Problematização 3 - Trecho do Texto O Mito Vargas para impressão:
Para você saber mais:
Caso queira aprofundar-se ainda mais no contexto histórico-social da Era Vargas, é possível consultar os planos do 9° do Ensino Fundamental, Unidade 06, Plano 01 - HIS9_06UND01 e Plano 02 - HIS9_06UND02 que tratam de outras temáticas deste período histórico.
A ERA VARGAS: DOS ANOS 20 A 1945. FGV CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/apresentacao>. Acesso em: 21 mar. 2019.
E ELE VOLTOU… O BRASIL NO SEGUNDO GOVERNO VARGAS. FGV CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos>. Acesso em: 11 abr. 2019.
O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SOB GETÚLIO VARGAS. FÁBIO SÁ EARP, GEORGE KORNIS. Disponível em: <https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/11914/2/F%C3%A1bio%20S%C3%A1%20Earp%20e%20George%20Kornis%20-%20O%20desenvolvimento%20econ%C3%B4mico%20sob%20Getulio%20Vargas_P.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2019.
BERCITO, Sonia. Nos tempos de Getúlio: da Revolução de 30 ao fim do Estado Novo. São Paulo: 1990.
O QUE É MAPA MENTAL? MAPA MENTAL. Disponível em: <https://www.mapamental.org/dicas/o-que-e-mapa-mental/>. Acesso em: 03 abr. 2019.
COMO FAZER UM MAPA MENTAL PASSO A PASSO. YOUTUBE. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=m1qW0wPJV1M>. Acesso em: 03 abr. 2019.
QUEREMISMO. FGV/CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/QuedaDeVargas/Queremismo>. Acesso em: 19 abr. 2019.
O MITO VARGAS. FGV/CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos/AlemDaVida/MitoVargas>. Acesso em: 19 abr. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
O objetivo da aula é que ao final da mesma os alunos percebam que durante a Era Vargas houve muitos avanços e retrocessos, pois ao passo que se consolidaram direitos, como os trabalhistas advindos da CLT, ao mesmo tempo nesse segmento, os sindicatos passaram a receber um maior controle estatal; nesse sentido, o período varguista foi marcado por progresso e desenvolvimento, mas em contrapartida foram criados mecanismos de controle e repressão da população. Por isso a figura de Getúlio Vargas é emblemática até os dias de hoje, pois muitos lhe consideram um presidente amigo das massas, pai dos pobres como era geralmente conhecido e outros lhe consideram amigo das elites oligárquicas e que governou a serviço delas.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. As fontes a serem apresentadas são duas imagens, de Queremistas, que pediam a volta de Vargas ao poder e de opositores ao governo de Getúlio Vargas. Você pode projetar as imagens ou entregar cópias impressas delas aos alunos.
Comente que Getúlio Vargas foi presidente primeiramente durante os anos de 1930 a 1945 (1930 a 1934 como chefe do Governo Provisório, de 1934 a 1937 como Presidente da República, de 1937 a 1945 como Ditador, durante o Estado Novo), então entre 1951 e 1954, como Presidente da República, tendo findo seu mandato com seu suicídio em 24 de agosto. É essencial que os estudantes percebam a dualidade que a figura de Getúlio Vargas representa para a sociedade brasileira, pois havia uma clara divisão entre os que eram favoráveis a ele, e os contrários.
Apresente a primeira imagem e lance os questionamentos:
- Que tipo de manifestação social a imagem representa?
- O que aparece escrito em seus cartazes?
- Por que será as pessoas da manifestação desejam Getúlio Vargas?
- Por que num dos cartazes há a menção de que Vargas era o candidato dos operários?
Na primeira pergunta é esperado que os estudantes respondam que se trata de uma passeata ou de um grupo de pessoas. Na segunda pergunta é esperado que respondam que, na frente da esquerda para a direita: “Queremos Getúlio porque ele nos deu aposentadoria; queremos Getúlio”; ao fundo da esquerda para a direita: “Queremos Getúlio; Getúlio Vargas candidato dos operários”. Na terceira pergunta, espera-se que os alunos respondam que devido a criação da Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, que unificou as leis trabalhistas do país, muitos direitos passaram a ser contemplados para os trabalhadores, principalmente os urbanos, que sentiam-se amparados durante o governo varguista.
Em seguida, apresente a segunda imagem e questione:
- Que tipo de manifestação social a imagem representa?
- O que aparece escrito na faixa?
- Por que será as pessoas da manifestação desejam o fim do período getulista?
Na primeira pergunta espera-se que os estudantes respondam que se trata também de uma passeata. Na segunda, que aparece escrito “Fora o Getulismo”. E na terceira que assim como havia pessoas que sentiam-se amparadas pelo governo durante este período, havia pessoas insatisfeitas com a política estatal e desejavam que Getúlio Vargas deixasse o poder.
Material complementar:
Contexto 1 - Imagem Queremismo para impressão:
Contexto 2 - Imagem Manifestação anti-getulista para impressão:
Como adequar à sua realidade:
Caso em sua região tenha havido manifestações a favor ou contra o governo de Getúlio Vargas, poderá utilizar outras fontes do período, acrescentando-lhes neste plano, ou ainda, poderá utilizá-las numa outra aula sobre a temática.
Para você saber mais:
QUEREMISMO. CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/QuedaDeVargas/Queremismo>. Acesso em: 19 abr. 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. As fontes a serem apresentadas são duas imagens, de Queremistas, que pediam a volta de Vargas ao poder e de opositores ao governo de Getúlio Vargas. Você pode projetar as imagens ou entregar cópias impressas delas aos alunos.
Comente que Getúlio Vargas foi presidente primeiramente durante os anos de 1930 a 1945 (1930 a 1934 como chefe do Governo Provisório, de 1934 a 1937 como Presidente da República, de 1937 a 1945 como Ditador, durante o Estado Novo), então entre 1951 e 1954, como Presidente da República, tendo findo seu mandato com seu suicídio em 24 de agosto. É essencial que os estudantes percebam a dualidade que a figura de Getúlio Vargas representa para a sociedade brasileira, pois havia uma clara divisão entre os que eram favoráveis a ele, e os contrários.
Apresente a primeira imagem e lance os questionamentos:
- Que tipo de manifestação social a imagem representa?
- O que aparece escrito em seus cartazes?
- Por que será as pessoas da manifestação desejam Getúlio Vargas?
- Por que num dos cartazes há a menção de que Vargas era o candidato dos operários?
Na primeira pergunta é esperado que os estudantes respondam que se trata de uma passeata ou de um grupo de pessoas. Na segunda pergunta é esperado que respondam que, na frente da esquerda para a direita: “Queremos Getúlio porque ele nos deu aposentadoria; queremos Getúlio”; ao fundo da esquerda para a direita: “Queremos Getúlio; Getúlio Vargas candidato dos operários”. Na terceira pergunta, espera-se que os alunos respondam que devido a criação da Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, que unificou as leis trabalhistas do país, muitos direitos passaram a ser contemplados para os trabalhadores, principalmente os urbanos, que sentiam-se amparados durante o governo varguista.
Em seguida, apresente a segunda imagem e questione:
- Que tipo de manifestação social a imagem representa?
- O que aparece escrito na faixa?
- Por que será as pessoas da manifestação desejam o fim do período getulista?
Na primeira pergunta espera-se que os estudantes respondam que se trata também de uma passeata. Na segunda, que aparece escrito “Fora o Getulismo”. E na terceira que assim como havia pessoas que sentiam-se amparadas pelo governo durante este período, havia pessoas insatisfeitas com a política estatal e desejavam que Getúlio Vargas deixasse o poder.
Material complementar:
Contexto 1 - Imagem Queremismo para impressão:
Contexto 2 - Imagem Manifestação anti-getulista para impressão:
Como adequar à sua realidade:
Caso em sua região tenha havido manifestações a favor ou contra o governo de Getúlio Vargas, poderá utilizar outras fontes do período, acrescentando-lhes neste plano, ou ainda, poderá utilizá-las numa outra aula sobre a temática.
Para você saber mais:
QUEREMISMO. CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/QuedaDeVargas/Queremismo>. Acesso em: 19 abr. 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. As fontes a serem apresentadas são duas imagens, de Queremistas, que pediam a volta de Vargas ao poder e de opositores ao governo de Getúlio Vargas. Você pode projetar as imagens ou entregar cópias impressas delas aos alunos.
Comente que Getúlio Vargas foi presidente primeiramente durante os anos de 1930 a 1945 (1930 a 1934 como chefe do Governo Provisório, de 1934 a 1937 como Presidente da República, de 1937 a 1945 como Ditador, durante o Estado Novo), então entre 1951 e 1954, como Presidente da República, tendo findo seu mandato com seu suicídio em 24 de agosto. É essencial que os estudantes percebam a dualidade que a figura de Getúlio Vargas representa para a sociedade brasileira, pois havia uma clara divisão entre os que eram favoráveis a ele, e os contrários.
Apresente a primeira imagem e lance os questionamentos:
- Que tipo de manifestação social a imagem representa?
- O que aparece escrito em seus cartazes?
- Por que será as pessoas da manifestação desejam Getúlio Vargas?
- Por que num dos cartazes há a menção de que Vargas era o candidato dos operários?
Na primeira pergunta é esperado que os estudantes respondam que se trata de uma passeata ou de um grupo de pessoas. Na segunda pergunta é esperado que respondam que, na frente da esquerda para a direita: “Queremos Getúlio porque ele nos deu aposentadoria; queremos Getúlio”; ao fundo da esquerda para a direita: “Queremos Getúlio; Getúlio Vargas candidato dos operários”. Na terceira pergunta, espera-se que os alunos respondam que devido a criação da Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, que unificou as leis trabalhistas do país, muitos direitos passaram a ser contemplados para os trabalhadores, principalmente os urbanos, que sentiam-se amparados durante o governo varguista.
Em seguida, apresente a segunda imagem e questione:
- Que tipo de manifestação social a imagem representa?
- O que aparece escrito na faixa?
- Por que será as pessoas da manifestação desejam o fim do período getulista?
Na primeira pergunta espera-se que os estudantes respondam que se trata também de uma passeata. Na segunda, que aparece escrito “Fora o Getulismo”. E na terceira que assim como havia pessoas que sentiam-se amparadas pelo governo durante este período, havia pessoas insatisfeitas com a política estatal e desejavam que Getúlio Vargas deixasse o poder.
Material complementar:
Contexto 1 - Imagem Queremismo para impressão:
Contexto 2 - Imagem Manifestação anti-getulista para impressão:
Como adequar à sua realidade:
Caso em sua região tenha havido manifestações a favor ou contra o governo de Getúlio Vargas, poderá utilizar outras fontes do período, acrescentando-lhes neste plano, ou ainda, poderá utilizá-las numa outra aula sobre a temática.
Para você saber mais:
QUEREMISMO. CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/QuedaDeVargas/Queremismo>. Acesso em: 19 abr. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. As fontes a serem apresentadas são dois resumos, que contemplam alguns dos avanços e retrocessos do período varguista, além de uma outra fonte textual que traz essa visão dialética de Getúlio Vargas. Você pode projetar os textos ou entregar cópias impressas deles aos estudantes.
Apresente o texto sobre os avanços do período varguista e em seguida, questione:
- Por que esses fatores são considerados avanços do período varguista?
- Qual a relação entre este texto e a primeira imagem?
É esperado que os alunos apontem para a criação da CLT, de empresas estatais, garantia de voto feminino e do ensino primário gratuito como fatores positivos que teriam beneficiado os trabalhadores. E que as pessoas poderiam estar pedindo a volta do presidente por considerarem que ele fez um bom governo. Comente que a criação da CLT unificou as legislações trabalhistas que existiam, pois cada estado e município poderia legislar sobre essa temática, conforme suas necessidades, outro elemento que merece destaque é que ela trouxe benefícios inéditos aos trabalhadores (fixação de um salário mínimo, jornada diária de 8 horas, licença-maternidade de 6 semanas etc.), por isso é considerada como um marco do governo varguista; a criação de empresas estatais permitiu impulsionar a industrialização, dando ares de nacional-desenvolvimentismo ao período; a criação do SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) demonstrou a preocupação do governo em proteger e identificar o patrimônio histórico como elementos formadores da identidade nacional; o voto feminino (apesar de haver regras: mulheres casadas com autorização do marido, viúvas e solteiras apenas se comprovassem renda) permitiu que as mulheres pudessem participar da política nacional; o ensino primário gratuito como forma de elevar a base educacional do país; o crescimento da indústria como consequência de diversos fatores: urbanização e modernização das cidades, criação das estatais, entre outros.
Apresente o texto sobre os retrocessos da Era Vargas e questione:
- Por que esses fatores são considerados retrocessos do período varguista?
- Qual a relação entre este texto e a segunda imagem?
É esperado que os estudantes respondam que a censura dos meios de comunicação, a proibição do direito à greve, a dissolução do Congresso Nacional, a extinção dos partidos políticos, a perseguição de opositores e a suspensão de direitos políticos e liberdades individuais são fatores ruins, que prejudicaram as pessoas e o país e que poderiam ter levado as pessoas a protestarem contra Getúlio Vargas. Comente que apesar da CLT trazer inúmeros benefícios, algumas pessoas não foram contempladas neste documento, deixando estas relações de trabalho entre patrões e empregados da mesma forma como ocorriam, ocasionando perdas para os trabalhadores; a criação da Lei de Sindicalização fez com que os sindicatos se subordinassem ao Estado, tirando sua autonomia e permitindo o controle do governo sobre eles, desmobilizando os trabalhadores; o DIP controlava e censurava os meios de comunicação, fazendo com que a propaganda que circulasse relativa ao governo demonstrasse todas as benesses concedidas à população, sem mostrar os excessos, ou seja, o lado obscuro de algumas ações tomadas, além de aproximar a figura do presidente da população; a dissolução do Congresso Nacional, a extinção dos partidos políticos e a suspensão dos direitos políticos e das liberdades individuais em 1937, instauraram o período ditatorial, de repressão e controle sobre todos os segmentos sociais. A Criação da DESPS em 1933, com o objetivo de prevenir comportamentos políticos divergentes do oficial, também chamada de Polícia Política, levou muitos brasileiros a serem perseguidos, extraditados ou até mesmo mortos por este órgão oficial do governo brasileiro.
Então, apresente o trecho do texto O Mito Vargas e pergunte o que é possível perceber através do texto. É esperado que os alunos respondam que apesar de a figura de Vargas ser vista como o “pai dos pobres” ou como excelente estadista, ela também é vista como alguém prendeu, torturou e matou muitos trabalhadores. O trecho apresentado nos mostra claramente a visão dual sobre a figura de Getúlio Vargas, que trouxe progresso para o Brasil, ao passo que também cerceou direitos e liberdades individuais, fato que lhe coloca como um dos personagens históricos mais lembrados em nosso país.
Material complementar:
Problematização 1 - Resumo Avanços do Período Varguista para impressão:
Problematização 2 - Resumo Retrocessos do Período Varguista para impressão:
Problematização 3 - Trecho do Texto O Mito Vargas para impressão:
Para você saber mais:
Caso deseje realizar a leitura na íntegra da fonte apresentada durante a aula ou apenas aprofundar seus conhecimentos, poderá acessar abaixo:
O MITO VARGAS. FGV/CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos/AlemDaVida/MitoVargas>. Acesso em: 19 abr. 2019.
O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SOB GETÚLIO VARGAS. FÁBIO SÁ EARP, GEORGE KORNIS. Disponível em: <https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/11914/2/F%C3%A1bio%20S%C3%A1%20Earp%20e%20George%20Kornis%20-%20O%20desenvolvimento%20econ%C3%B4mico%20sob%20Getulio%20Vargas_P.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. As fontes a serem apresentadas são dois resumos, que contemplam alguns dos avanços e retrocessos do período varguista, além de uma outra fonte textual que traz essa visão dialética de Getúlio Vargas. Você pode projetar os textos ou entregar cópias impressas deles aos estudantes.
Apresente o texto sobre os avanços do período varguista e em seguida, questione:
- Por que esses fatores são considerados avanços do período varguista?
- Qual a relação entre este texto e a primeira imagem?
É esperado que os alunos apontem para a criação da CLT, de empresas estatais, garantia de voto feminino e do ensino primário gratuito como fatores positivos que teriam beneficiado os trabalhadores. E que as pessoas poderiam estar pedindo a volta do presidente por considerarem que ele fez um bom governo. Comente que a criação da CLT unificou as legislações trabalhistas que existiam, pois cada estado e município poderia legislar sobre essa temática, conforme suas necessidades, outro elemento que merece destaque é que ela trouxe benefícios inéditos aos trabalhadores (fixação de um salário mínimo, jornada diária de 8 horas, licença-maternidade de 6 semanas etc.), por isso é considerada como um marco do governo varguista; a criação de empresas estatais permitiu impulsionar a industrialização, dando ares de nacional-desenvolvimentismo ao período; a criação do SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) demonstrou a preocupação do governo em proteger e identificar o patrimônio histórico como elementos formadores da identidade nacional; o voto feminino (apesar de haver regras: mulheres casadas com autorização do marido, viúvas e solteiras apenas se comprovassem renda) permitiu que as mulheres pudessem participar da política nacional; o ensino primário gratuito como forma de elevar a base educacional do país; o crescimento da indústria como consequência de diversos fatores: urbanização e modernização das cidades, criação das estatais, entre outros.
Apresente o texto sobre os retrocessos da Era Vargas e questione:
- Por que esses fatores são considerados retrocessos do período varguista?
- Qual a relação entre este texto e a segunda imagem?
É esperado que os estudantes respondam que a censura dos meios de comunicação, a proibição do direito à greve, a dissolução do Congresso Nacional, a extinção dos partidos políticos, a perseguição de opositores e a suspensão de direitos políticos e liberdades individuais são fatores ruins, que prejudicaram as pessoas e o país e que poderiam ter levado as pessoas a protestarem contra Getúlio Vargas. Comente que apesar da CLT trazer inúmeros benefícios, algumas pessoas não foram contempladas neste documento, deixando estas relações de trabalho entre patrões e empregados da mesma forma como ocorriam, ocasionando perdas para os trabalhadores; a criação da Lei de Sindicalização fez com que os sindicatos se subordinassem ao Estado, tirando sua autonomia e permitindo o controle do governo sobre eles, desmobilizando os trabalhadores; o DIP controlava e censurava os meios de comunicação, fazendo com que a propaganda que circulasse relativa ao governo demonstrasse todas as benesses concedidas à população, sem mostrar os excessos, ou seja, o lado obscuro de algumas ações tomadas, além de aproximar a figura do presidente da população; a dissolução do Congresso Nacional, a extinção dos partidos políticos e a suspensão dos direitos políticos e das liberdades individuais em 1937, instauraram o período ditatorial, de repressão e controle sobre todos os segmentos sociais. A Criação da DESPS em 1933, com o objetivo de prevenir comportamentos políticos divergentes do oficial, também chamada de Polícia Política, levou muitos brasileiros a serem perseguidos, extraditados ou até mesmo mortos por este órgão oficial do governo brasileiro.
Então, apresente o trecho do texto O Mito Vargas e pergunte o que é possível perceber através do texto. É esperado que os alunos respondam que apesar de a figura de Vargas ser vista como o “pai dos pobres” ou como excelente estadista, ela também é vista como alguém prendeu, torturou e matou muitos trabalhadores. O trecho apresentado nos mostra claramente a visão dual sobre a figura de Getúlio Vargas, que trouxe progresso para o Brasil, ao passo que também cerceou direitos e liberdades individuais, fato que lhe coloca como um dos personagens históricos mais lembrados em nosso país.
Material complementar:
Problematização 1 - Resumo Avanços do Período Varguista para impressão:
Problematização 2 - Resumo Retrocessos do Período Varguista para impressão:
Problematização 3 - Trecho do Texto O Mito Vargas para impressão:
Para você saber mais:
Caso deseje realizar a leitura na íntegra da fonte apresentada durante a aula ou apenas aprofundar seus conhecimentos, poderá acessar abaixo:
O MITO VARGAS. FGV/CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos/AlemDaVida/MitoVargas>. Acesso em: 19 abr. 2019.
O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SOB GETÚLIO VARGAS. FÁBIO SÁ EARP, GEORGE KORNIS. Disponível em: <https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/11914/2/F%C3%A1bio%20S%C3%A1%20Earp%20e%20George%20Kornis%20-%20O%20desenvolvimento%20econ%C3%B4mico%20sob%20Getulio%20Vargas_P.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. As fontes a serem apresentadas são dois resumos, que contemplam alguns dos avanços e retrocessos do período varguista, além de uma outra fonte textual que traz essa visão dialética de Getúlio Vargas. Você pode projetar os textos ou entregar cópias impressas deles aos estudantes.
Apresente o texto sobre os avanços do período varguista e em seguida, questione:
- Por que esses fatores são considerados avanços do período varguista?
- Qual a relação entre este texto e a primeira imagem?
É esperado que os alunos apontem para a criação da CLT, de empresas estatais, garantia de voto feminino e do ensino primário gratuito como fatores positivos que teriam beneficiado os trabalhadores. E que as pessoas poderiam estar pedindo a volta do presidente por considerarem que ele fez um bom governo. Comente que a criação da CLT unificou as legislações trabalhistas que existiam, pois cada estado e município poderia legislar sobre essa temática, conforme suas necessidades, outro elemento que merece destaque é que ela trouxe benefícios inéditos aos trabalhadores (fixação de um salário mínimo, jornada diária de 8 horas, licença-maternidade de 6 semanas etc.), por isso é considerada como um marco do governo varguista; a criação de empresas estatais permitiu impulsionar a industrialização, dando ares de nacional-desenvolvimentismo ao período; a criação do SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) demonstrou a preocupação do governo em proteger e identificar o patrimônio histórico como elementos formadores da identidade nacional; o voto feminino (apesar de haver regras: mulheres casadas com autorização do marido, viúvas e solteiras apenas se comprovassem renda) permitiu que as mulheres pudessem participar da política nacional; o ensino primário gratuito como forma de elevar a base educacional do país; o crescimento da indústria como consequência de diversos fatores: urbanização e modernização das cidades, criação das estatais, entre outros.
Apresente o texto sobre os retrocessos da Era Vargas e questione:
- Por que esses fatores são considerados retrocessos do período varguista?
- Qual a relação entre este texto e a segunda imagem?
É esperado que os estudantes respondam que a censura dos meios de comunicação, a proibição do direito à greve, a dissolução do Congresso Nacional, a extinção dos partidos políticos, a perseguição de opositores e a suspensão de direitos políticos e liberdades individuais são fatores ruins, que prejudicaram as pessoas e o país e que poderiam ter levado as pessoas a protestarem contra Getúlio Vargas. Comente que apesar da CLT trazer inúmeros benefícios, algumas pessoas não foram contempladas neste documento, deixando estas relações de trabalho entre patrões e empregados da mesma forma como ocorriam, ocasionando perdas para os trabalhadores; a criação da Lei de Sindicalização fez com que os sindicatos se subordinassem ao Estado, tirando sua autonomia e permitindo o controle do governo sobre eles, desmobilizando os trabalhadores; o DIP controlava e censurava os meios de comunicação, fazendo com que a propaganda que circulasse relativa ao governo demonstrasse todas as benesses concedidas à população, sem mostrar os excessos, ou seja, o lado obscuro de algumas ações tomadas, além de aproximar a figura do presidente da população; a dissolução do Congresso Nacional, a extinção dos partidos políticos e a suspensão dos direitos políticos e das liberdades individuais em 1937, instauraram o período ditatorial, de repressão e controle sobre todos os segmentos sociais. A Criação da DESPS em 1933, com o objetivo de prevenir comportamentos políticos divergentes do oficial, também chamada de Polícia Política, levou muitos brasileiros a serem perseguidos, extraditados ou até mesmo mortos por este órgão oficial do governo brasileiro.
Então, apresente o trecho do texto O Mito Vargas e pergunte o que é possível perceber através do texto. É esperado que os alunos respondam que apesar de a figura de Vargas ser vista como o “pai dos pobres” ou como excelente estadista, ela também é vista como alguém prendeu, torturou e matou muitos trabalhadores. O trecho apresentado nos mostra claramente a visão dual sobre a figura de Getúlio Vargas, que trouxe progresso para o Brasil, ao passo que também cerceou direitos e liberdades individuais, fato que lhe coloca como um dos personagens históricos mais lembrados em nosso país.
Material complementar:
Problematização 1 - Resumo Avanços do Período Varguista para impressão:
Problematização 2 - Resumo Retrocessos do Período Varguista para impressão:
Problematização 3 - Trecho do Texto O Mito Vargas para impressão:
Para você saber mais:
Caso deseje realizar a leitura na íntegra da fonte apresentada durante a aula ou apenas aprofundar seus conhecimentos, poderá acessar abaixo:
O MITO VARGAS. FGV/CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos/AlemDaVida/MitoVargas>. Acesso em: 19 abr. 2019.
O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SOB GETÚLIO VARGAS. FÁBIO SÁ EARP, GEORGE KORNIS. Disponível em: <https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/11914/2/F%C3%A1bio%20S%C3%A1%20Earp%20e%20George%20Kornis%20-%20O%20desenvolvimento%20econ%C3%B4mico%20sob%20Getulio%20Vargas_P.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. As fontes a serem apresentadas são dois resumos, que contemplam alguns dos avanços e retrocessos do período varguista, além de uma outra fonte textual que traz essa visão dialética de Getúlio Vargas. Você pode projetar os textos ou entregar cópias impressas deles aos estudantes.
Apresente o texto sobre os avanços do período varguista e em seguida, questione:
- Por que esses fatores são considerados avanços do período varguista?
- Qual a relação entre este texto e a primeira imagem?
É esperado que os alunos apontem para a criação da CLT, de empresas estatais, garantia de voto feminino e do ensino primário gratuito como fatores positivos que teriam beneficiado os trabalhadores. E que as pessoas poderiam estar pedindo a volta do presidente por considerarem que ele fez um bom governo. Comente que a criação da CLT unificou as legislações trabalhistas que existiam, pois cada estado e município poderia legislar sobre essa temática, conforme suas necessidades, outro elemento que merece destaque é que ela trouxe benefícios inéditos aos trabalhadores (fixação de um salário mínimo, jornada diária de 8 horas, licença-maternidade de 6 semanas etc.), por isso é considerada como um marco do governo varguista; a criação de empresas estatais permitiu impulsionar a industrialização, dando ares de nacional-desenvolvimentismo ao período; a criação do SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) demonstrou a preocupação do governo em proteger e identificar o patrimônio histórico como elementos formadores da identidade nacional; o voto feminino (apesar de haver regras: mulheres casadas com autorização do marido, viúvas e solteiras apenas se comprovassem renda) permitiu que as mulheres pudessem participar da política nacional; o ensino primário gratuito como forma de elevar a base educacional do país; o crescimento da indústria como consequência de diversos fatores: urbanização e modernização das cidades, criação das estatais, entre outros.
Apresente o texto sobre os retrocessos da Era Vargas e questione:
- Por que esses fatores são considerados retrocessos do período varguista?
- Qual a relação entre este texto e a segunda imagem?
É esperado que os estudantes respondam que a censura dos meios de comunicação, a proibição do direito à greve, a dissolução do Congresso Nacional, a extinção dos partidos políticos, a perseguição de opositores e a suspensão de direitos políticos e liberdades individuais são fatores ruins, que prejudicaram as pessoas e o país e que poderiam ter levado as pessoas a protestarem contra Getúlio Vargas. Comente que apesar da CLT trazer inúmeros benefícios, algumas pessoas não foram contempladas neste documento, deixando estas relações de trabalho entre patrões e empregados da mesma forma como ocorriam, ocasionando perdas para os trabalhadores; a criação da Lei de Sindicalização fez com que os sindicatos se subordinassem ao Estado, tirando sua autonomia e permitindo o controle do governo sobre eles, desmobilizando os trabalhadores; o DIP controlava e censurava os meios de comunicação, fazendo com que a propaganda que circulasse relativa ao governo demonstrasse todas as benesses concedidas à população, sem mostrar os excessos, ou seja, o lado obscuro de algumas ações tomadas, além de aproximar a figura do presidente da população; a dissolução do Congresso Nacional, a extinção dos partidos políticos e a suspensão dos direitos políticos e das liberdades individuais em 1937, instauraram o período ditatorial, de repressão e controle sobre todos os segmentos sociais. A Criação da DESPS em 1933, com o objetivo de prevenir comportamentos políticos divergentes do oficial, também chamada de Polícia Política, levou muitos brasileiros a serem perseguidos, extraditados ou até mesmo mortos por este órgão oficial do governo brasileiro.
Então, apresente o trecho do texto O Mito Vargas e pergunte o que é possível perceber através do texto. É esperado que os alunos respondam que apesar de a figura de Vargas ser vista como o “pai dos pobres” ou como excelente estadista, ela também é vista como alguém prendeu, torturou e matou muitos trabalhadores. O trecho apresentado nos mostra claramente a visão dual sobre a figura de Getúlio Vargas, que trouxe progresso para o Brasil, ao passo que também cerceou direitos e liberdades individuais, fato que lhe coloca como um dos personagens históricos mais lembrados em nosso país.
Material complementar:
Problematização 1 - Resumo Avanços do Período Varguista para impressão:
Problematização 2 - Resumo Retrocessos do Período Varguista para impressão:
Problematização 3 - Trecho do Texto O Mito Vargas para impressão:
Para você saber mais:
Caso deseje realizar a leitura na íntegra da fonte apresentada durante a aula ou apenas aprofundar seus conhecimentos, poderá acessar abaixo:
O MITO VARGAS. FGV/CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos/AlemDaVida/MitoVargas>. Acesso em: 19 abr. 2019.
O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SOB GETÚLIO VARGAS. FÁBIO SÁ EARP, GEORGE KORNIS. Disponível em: <https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/11914/2/F%C3%A1bio%20S%C3%A1%20Earp%20e%20George%20Kornis%20-%20O%20desenvolvimento%20econ%C3%B4mico%20sob%20Getulio%20Vargas_P.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
Nesse momento você deve fomentar a discussão sobre a temática, tendo as questões apresentadas no Contexto e durante a Problematização como ponto de partida. Mas é essencial que eles desenvolvam a reflexão de que houve inúmeros avanços e retrocessos durante o governo de Vargas, que ao passo que trouxe progresso para o Brasil, também cerceou direitos e liberdades individuais, fato que demonstra a ambiguidade desse período.
Projete, imprima ou leia a proposta de atividade: produção coletiva de um quadro comparativo com as principais características, positivas e negativas do período varguista e as suas consequências para o país. Divida o quadro em 2 colunas, uma para características positivas e outra para características negativas e duas linhas, uma para escreverem quais são as características e outra para as suas consequências. Você pode ir escrevendo as sugestões dos estudantes no quadro ou solicitar que alguns deles escrevam as suas reflexões. Ao final, é esperado que os alunos apontem que fatores como a criação da CLT, de empresas estatais, voto feminino etc. foram pontos positivos do governo que tiveram como consequência o desenvolvimento do país e geraram apoio de parte da população ao presidente. E que apontem fatores como a censura dos meios de comunicação, a cassação de direitos políticos e liberdades individuais, extinção dos partidos políticos entre outros, como fatores negativos, que tiveram como consequência o retrocesso político e prejudicaram a população e o país, levando a que parte da população se opusesse ao seu governo e protestasse contra Vargas. Caso perceba que seja necessário para a realização da atividade, retome alguns dos comentários dados pelos estudantes nas etapas anteriores.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo, com orientações do professor.
- Optativas: Google Formulários, Google Sala de Aula, Padlet.
Contexto
Para despertar a curiosidade dos alunos sobre o tema da aula, você pode encaminhar as duas imagens do contexto no grupo de Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula da turma, questionando:
- O que está acontecendo nas imagens?
- Quando será que estas fotografias foram tiradas?
- O que aparece escrito nos cartazes da primeira foto? E na faixa da segunda foto?
- Qual a diferença entre as frases dos cartazes e da faixa?
Dê um tempo para que os alunos possam discutir as percepções a respeito da foto e, então, encaminhe o objetivo da aula. Questione se, com esta informação, eles conseguem responder melhor as questões propostas anteriormente.
Problematização
Encaminhe as fontes da problematização junto com perguntas para ajudar os estudantes nas análises. Eles podem trabalhar individualmente ou agrupados.
Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise do texto. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Se preferir, você pode encaminhar o primeiro texto da problematização (sobre os avanços do período varguista) para alguns alunos, e o segundo texto (sobre os retrocessos do período) para outros, cada qual acompanhado das questões. Depois que os alunos tiverem tempo para falarem sobre as fontes para os colegas, e vice e versa, você pode encaminhar o terceiro texto da problematização.
Avanços no período varguista
- Por que o fatores citados são considerados avanços deste período?
- Qual a relação entre este texto e a primeira imagem?
Retrocessos no período varguista
- Por que o fatores citados são considerados retrocessos deste período?
- Qual a relação entre este texto e a segunda imagem?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas aos questionamentos. Elas podem ser enviadas por escrito ou através de áudios ou vídeos. Incentive-os a trocarem impressões sobre as fontes com os colegas. Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para características das fontes que podem ter passado despercebidas pelos estudantes.
Se houver a possibilidade, marque um momento síncrono para que os alunos possam dividir as respostas e para que você possa fazer correções, pontuar informações e apresentar o terceiro texto proposto nesta etapa da aula.
Sistematização
Para a produção do quadro comparativo, você pode criar um documento no Google Drive com a estrutura do quadro e compartilhá-lo com a turma, para que possam construí-lo coletivamente.
Você também pode construir este quadro junto com os estudantes em um momento síncrono após a problematização.
Outra possibilidade é propor que cada estudante faça o próprio quadro comparativo e encaminhe-o para você através da plataforma que estiverem utilizando para se comunicar.
Convite às famílias
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
O documentário “Getúlio do Brasil” da Tv Senado, conta a história deste grande político e está disponível online (disponível aqui).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Talita Seniuk
Mentor: Chayene Santana
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX.
Objeto (s) de conhecimento: O período varguista e suas contradiçõesA emergência da vida urbana e a segregação espacialO trabalhismo e seu protagonismo político.
Habilidade(s) da BNCC: (EF09HI06) Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade).
Palavras-Chave: Era Vargas; avanços; retrocessos.