Contexto - Imagem Desfile no Estado Novo
Plano de Aula
Plano de aula: Trabalhismo como força motriz na Era Vargas
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Trabalhismo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09HI06) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: projetor (caso este não esteja disponível, você poderá imprimir as imagens e os textos, podendo imprimir, dimensionando-os ao tamanho da folha, para que todos os estudantes possam visualizá-las sem muita dificuldade). No caso dos textos, além da impressão eles poderão ser transcritos no quadro. Você também poderá fazer mais cópias dessas fontes para serem entregues aos estudantes, dependendo da sua disponibilidade em relação ao número de fotocópias.
Material complementar:
Sugestão de materiais para a Sistematização: folhas de A4 (uma para cada aluno), lápis de cor, canetinhas, para a produção de um mapa mental.
Contexto 1 - Imagem Desfile no Estado Novo para impressão:
Problematização 1 - Imagem Cartaz 1° de Maio para impressão:
Problematização 2 - Imagem Cartaz Leis Sociais para impressão:
Problematização 3 - Texto Trabalhismo x Populismo para impressão:
Problematização 4 - Trecho Texto A invenção do Trabalhismo para impressão:
Para você saber mais:
Caso queira aprofundar-se ainda mais no contexto histórico-social da Era Vargas, consulte os planos do 9° do Ensino Fundamental, Unidade 06, Plano 02 - HIS9_06UND02 e Plano 03 - HIS9_UND03 que tratam de outras temáticas deste período histórico.
CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHISTAS, CRIADA POR VARGAS, COMPLETA 70 ANOS. FIOCRUZ. Disponível em: <https://agencia.fiocruz.br/consolida%C3%A7%C3%A3o-das-leis-trabalhistas-criada-por-vargas-completa-70-anos>. Acesso em: 20 mar. 2019.
A ERA VARGAS: DOS ANOS 20 A 1945. FGV CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/apresentacao>. Acesso em: 21 mar. 2019.
E ELE VOLTOU… O BRASIL NO SEGUNDO GOVERNO VARGAS. FGV CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos>. Acesso em: 11 abr. 2019.
GETÚLIO VARGAS E O POPULISMO. TÁLITA JACY RASOTO. Disponível em: <https://www.acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/38873/R%20-%20E%20-%20TALITA%20JACY%20RASOTO.pdf?sequence=1>. Acesso em: 21 mar. 2019.
“TRABALHADORES DO BRASIL!”: AS COMEMORAÇÕES DO 1° DE MAIO EM TEMPOS DE ESTADO NOVO VARGUISTA. ISABEL BILHÃO. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbh/v31n62/a06v31n62.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2019.
O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA CLT: HISTÓRICO DA CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS TRABALHISTAS BRASILEIRAS EM 1943. FREDERICO GONÇALVES CEZAR. Disponível em: <http://institutoprocessus.com.br/2012/wp-content/uploads/2012/07/3%C2%BA-artigo-Frederico-Gon%C3%A7alves.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2019.
GOMES, Angela de Castro. A invenção do Trabalhismo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.
BERCITO, Sonia. Nos tempos de Getúlio: da Revolução de 30 ao fim do Estado Novo. São Paulo: 1990.
O POPULISMO DE PERÓN NA ARGENTINA E DE VARGAS NO BRASIL. CINARA ISOLDE KOCH LEWINSKI. Disponível em: <http://seer.upf.br/index.php/ph/article/view/6228>. Acesso em: 03. abr. 2019.
POPULISMO E PARTICIPAÇÃO POPULAR NA POLÍTICA MEXICANA DURANTE O GOVERNO CÁRDENAS (1934-1940). IVAL DE ASSIS CRIPA. Disponível em: <https://www.rbhcs.com/rbhcs/article/view/30>. Acesso em: 03 abr. 2019.
O QUE É MAPA MENTAL? MAPA MENTAL. Disponível em: <https://www.mapamental.org/dicas/o-que-e-mapa-mental/>. Acesso em: 03 abr. 2019.
COMO FAZER UM MAPA MENTAL PASSO A PASSO. YOUTUBE. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=m1qW0wPJV1M>. Acesso em: 03 abr. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Sugere-se a disposição dos alunos em semicírculo, para uma melhor sistematização ao final.
O objetivo da aula é que ao final da mesma os alunos percebam que a ideologia do trabalhismo foi fundamental para atender aos desejos do Estado no que tangem o desenvolvimento e o progresso nacional, numa onda de urbanização e industrialização que se instalava; do outro lado, havia uma população que se apoiava no trabalho para satisfazer suas necessidades básicas: moradia, alimentação, vestuário, entre outros. Ao enaltecer o trabalho e o trabalhador, seja através de propagandas ou com a efetivação de políticas sociais que mediavam as relações de trabalho, o governo se aproximou da população dessa forma, que se sentia amparada e parcialmente satisfeita com um um Estado que diminuía suas mazelas.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. A fonte a ser apresentada é uma imagem de um desfile de trabalhadores no período varguista. Você pode projetar a imagem ou entregar cópias impressas dela aos estudantes. É essencial que os estudantes percebam os elementos que a compõem e para tanto, solicite que descrevam a imagem, apontando os elementos que a compõe.
A imagem do desfile dos trabalhadores durante o Estado Novo demonstra que essa classe social era valorizada pelo governo, fato que pode ser percebido, por exemplo, na participação deste evento por trabalhadores e no texto da faixa em que eles carregam.
Para facilitar a compreensão da imagem pelos estudantes você poderá lançar as questões a seguir, para que possam perceber alguns elementos presentes na imagem e que podem passar despercebidos:
- Com o que se parece esta manifestação social?
- Como são suas roupas, o modelo remete à atualidade ou a tempos passados?
- O que está escrito na faixa?
- Quem são estas pessoas?
Na primeira pergunta é esperado que os alunos respondam que se trata de um desfile ou passeata. Na segunda pergunta é esperado que respondam que as roupas remetem a tempos passados, pois as pessoas do desfile e as que assistem o mesmo estão vestindo trajes mais formais, no caso ternos, chapéus, o que não é muito comum em tempos atuais. Na terceira pergunta é esperado que respondam que está escrito “O trabalhador também tem o seu lugar no Estado Novo”. Na quarta pergunta é esperado que respondam que são prováveis trabalhadores durante o período do Estado Novo.
Material complementar:
Contexto 1 - Imagem Desfile no Estado Novo para impressão:
Como adequar à sua realidade:
Caso em sua região haja acervos em museus ou outras instituições que possuam documentos históricos deste período, poderá realizar diversas atividades: com a permissão da coordenação escolar e dos responsáveis pelos estudantes poderá propor uma aula extraclasse nesses locais; poderá convidar pessoas que trabalham com o acervo para participarem desta ou outra aula, aproximando ainda mais o conteúdo com a realidade circundante dos alunos ou ainda, poderá utilizar documentos do acervo durante as aulas.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. A fonte a ser apresentada é uma imagem de um desfile de trabalhadores no período varguista. Você pode projetar a imagem ou entregar cópias impressas dela aos estudantes. É essencial que os estudantes percebam os elementos que a compõem e para tanto, solicite que descrevam a imagem, apontando os elementos que a compõe.
A imagem do desfile dos trabalhadores durante o Estado Novo demonstra que essa classe social era valorizada pelo governo, fato que pode ser percebido, por exemplo, na participação deste evento por trabalhadores e no texto da faixa em que eles carregam.
Para facilitar a compreensão da imagem pelos estudantes você poderá lançar as questões a seguir, para que possam perceber alguns elementos presentes na imagem e que podem passar despercebidos:
- Com o que se parece esta manifestação social?
- Como são suas roupas, o modelo remete à atualidade ou a tempos passados?
- O que está escrito na faixa?
- Quem são estas pessoas?
Na primeira pergunta é esperado que os alunos respondam que se trata de um desfile ou passeata. Na segunda pergunta é esperado que respondam que as roupas remetem a tempos passados, pois as pessoas do desfile e as que assistem o mesmo estão vestindo trajes mais formais, no caso ternos, chapéus, o que não é muito comum em tempos atuais. Na terceira pergunta é esperado que respondam que está escrito “O trabalhador também tem o seu lugar no Estado Novo”. Na quarta pergunta é esperado que respondam que são prováveis trabalhadores durante o período do Estado Novo.
Material complementar:
Contexto 1 - Imagem Desfile no Estado Novo para impressão:
Como adequar à sua realidade:
Caso em sua região haja acervos em museus ou outras instituições que possuam documentos históricos deste período, poderá realizar diversas atividades: com a permissão da coordenação escolar e dos responsáveis pelos estudantes poderá propor uma aula extraclasse nesses locais; poderá convidar pessoas que trabalham com o acervo para participarem desta ou outra aula, aproximando ainda mais o conteúdo com a realidade circundante dos alunos ou ainda, poderá utilizar documentos do acervo durante as aulas.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. As fontes a serem apresentadas são duas imagens, dois cartazes do período varguista, retratando sobre o 1° de maio e as leis sociais, ambos enaltecendo a figura do presidente Vargas e a sua relação com os trabalhadores. Além disso serão apresentados três textos curtos sobre Trabalhismo e Populismo. Você pode projetar os textos ou entregar cópias impressas deles aos estudantes.
Após a exibição das primeira imagem você poderá lançar as seguintes questões para os estudantes, para que possam perceber alguns elementos presentes nas imagens:
- Reconhecem quem é o personagem histórico da imagem?
- Por que há a menção da data 1° de maio e o que é comemorado neste dia?
- O que está escrito no cartaz?
- Por que utiliza-se a palavra benemérito para o presidente no texto?
- Qual classe social as pessoas que aparecem no cartaz, logo abaixo da figura do presidente, representam?
Na primeira pergunta é esperado que os alunos respondam que se trata do ex presidente Getúlio Vargas. Caso não reconheçam a figura de Vargas, questione “qual presidente do Brasil ficou conhecido como o pai dos trabalhadores?” ou “quem foi o presidente do Brasil durante o período do Estado Novo?”. Na segunda pergunta é esperado que respondam que nesta data é comemorado o Dia do Trabalhador ou dos Trabalhadores. Informe que a data foi escolhida devido a comemorações internacionais de mesmo nome e também devido ao fato de Getúlio Vargas ter escolhido esta data para colocar em vigor legislações de amparo aos trabalhadores. Na terceira pergunta é esperado que os estudantes respondam que está escrito “Concentração trabalhista na Esplanada do Castelo em homenagem ao benemérito presidente Vargas”. Na quarta pergunta é esperado que respondam que a palavra benemérito significa alguém que é digno de honrarias e homenagens. Caso os estudantes não estejam familiarizados com o termo, informe o seu significado e comente que essa palavra serve para enaltecer o governo e as ações do presidente Vargas, que criou vários benefícios trabalhistas e através de seu Departamento de Imprensa e Propaganda, buscava reafirmar essa postura de proximidade com os trabalhadores, que em troca, deveriam louvá-lo e reconhecer o seu mérito perante os avanços que propunha. Na quinta pergunta é esperado que os estudantes respondam que representam pessoas trabalhando em atividades industriais. Caso os estudantes apresentem dificuldades para responder a essa questão, chame a atenção para as ferramentas tradicionais da indústria que aparecem junto às pessoas: um carrinho ou carriola carregado, uma bigorna, pás e picaretas.
Vale ressaltar que a figura do presidente Getúlio Vargas estava atrelada a todo momento nas propagandas que enalteciam seu governo e principalmente àquelas em que o público era os trabalhadores, numa tentativa de relacionar a ideia do trabalho (oferta, mediação das relações, melhorias, leis, desenvolvimento) com a sua pessoa, pois era trabalhando que os cidadãos conseguiam atender suas necessidades e as de sua família, crescendo individualmente e auxiliando no progresso do país com isso.
Após a exibição da segunda imagem, você poderá lançar as seguintes questões para os estudantes:
- Quem aparece novamente no cartaz?
- O que a frase traz de mensagem para quem a lê?
- Há novamente trabalhadores atuando na imagem?
Na primeira pergunta é esperado que os estudantes respondam que se trata novamente de Getúlio Vargas. Na segunda pergunta é esperado que respondam que o cartaz traz a frase “As leis sociais com que o atual governo, por iniciativa própria, tem procurado amparar as classes trabalhadoras, devem constituir motivo de orgulho para os brasileiros”. Comente que dessa forma, a frase incita os trabalhadores a reconhecerem os esforços do governo em proporcionar melhoria nas condições de trabalho, como se adiantasse possíveis reivindicações, demonstrando a importância do trabalho e do trabalhador nesse período. Na terceira pergunta é esperado que respondam que sim, há pessoas exercendo diversas atividades, representando os trabalhadores.
É importante ressaltar que todos os elementos que compunham as propagandas imagéticas do governo varguista, eram pensados para dar a ideia da proximidade do presidente em relação às necessidades da população, e que com isso, poderia intervir para uma melhora nas condições de vida dos trabalhadores.
Após a análise das imagens, apresente os textos. Comente que o Trabalhismo enalteceu o trabalho nas esferas política e econômica, destacando-se a questão dos direitos trabalhistas; o que agradou muitos trabalhadores e as elites também, trazendo grande admiração para a figura de Vargas; porém essa medida fez com que o Estado aumentasse sua intervenção nas atividades políticas dos trabalhadores, restringindo sua autonomia, pois ao passo que legalizou direitos importantes, por outro dificultou a formação de sindicatos autônomos. Você também poderá comentar que através do Departamento de Imprensa e Propaganda, DIP, o governo buscou construir uma imagem de proximidade e harmonia entre o Estado e o povo, reafirmando a ideia de pátria, de uma unidade nacional, onde todos estavam à serviço do progresso do Brasil; sendo que o governo chancelaria esse desenvolvimento ao promover leis de amparo ao trabalhador e o trabalhador cabia contribuir com seu trabalho. Comente que no Populismo, além do líder ser uma figura carismática, seu discurso defendia que governavam em nome do povo e para o povo, utilizavam discursos calorosos, nacionalistas, fazendo promessas para os trabalhadores como melhores salários e também para as elites contemplando elementos como desenvolvimento econômico; dessa forma atraíram inúmeras pessoas para suas ideias e seu movimento. No Populismo o governo concede benefícios aos trabalhadores, como direitos trabalhistas, em troca de apoio político; no entanto, apenas as necessidades superficiais são atendidas, manipulando as massas e atendendo aos interesses de grupos dominantes.
Vale ressaltar que a prática do Populismo não foi uma exclusividade brasileira, países como Argentina e México também tiveram líderes populistas.
Após a leitura dos três textos lance os seguintes questionamentos aos estudantes:
- O que é Trabalhismo?
- O que é Populismo?
- Qual a relação do presidente Getúlio Vargas com estes dois termos?
Na primeira pergunta é esperado que os estudantes respondam que o Trabalhismo é uma ideologia centrada no trabalhador, que busca atrelar o desenvolvimento econômico e político de uma nação aos do trabalhadores deste país, procurando agradá-los para garantir seu apoio, conforme os trechos “através do Departamento de Imprensa e Propaganda buscou se aproximar dos trabalhadores, seja através do seu discurso acolhedor e carismático ou da adoção de novas políticas sociais em relação ao trabalho” ou “A figura do trabalhador e do trabalho recebeu destaque nesse período, indo ao encontro dos anseios de urbanização, industrialização e desenvolvimento nacional almejados pelo Estado: o trabalhador era a esperança do país”.
Na segunda pergunta é esperado que os estudantes respondam que o Populismo é uma ideologia baseada no uso dos anseios da população para o domínio político de um país, baseando-se no governo de um líder carismático que busca de aproximar dos mais pobres, conforme o trecho “de um lado há a população, insatisfeita e politicamente impotente para resolução de seus problemas e do outro lado há a ação do Estado que se apoia nessa situação de desconforto social, dirigindo esta massa para um determinado objetivo político que é definido sem a participação popular, apesar deste se sentir amparado”.
Na terceira pergunta é esperado que os estudantes respondam que Getúlio Vargas relaciona-se ao Trabalhismo e Populismo porque utilizou destas duas ideologias em seu governo conforme o trecho “Trata-se de uma ideologia centrada na figura do presidente Getúlio Vargas” ou de acordo com os cartazes analisados anteriormente. Caso os alunos apresentem dificuldades para responder a estes questionamentos, retome os trechos destacados anteriormente e as respostas dadas por eles nas análises das imagens.
Material complementar:
Problematização 1 - Imagem Cartaz 1° de Maio para impressão:
Problematização 2 - Imagem Cartaz Leis Sociais para impressão:
Problematização 3 - Texto Trabalhismo x Populismo para impressão:
Problematização 4 - Trecho Texto A invenção do Trabalhismo para impressão:
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. As fontes a serem apresentadas são duas imagens, dois cartazes do período varguista, retratando sobre o 1° de maio e as leis sociais, ambos enaltecendo a figura do presidente Vargas e a sua relação com os trabalhadores. Além disso serão apresentados três textos curtos sobre Trabalhismo e Populismo. Você pode projetar os textos ou entregar cópias impressas deles aos estudantes.
Após a exibição das primeira imagem você poderá lançar as seguintes questões para os estudantes, para que possam perceber alguns elementos presentes nas imagens:
- Reconhecem quem é o personagem histórico da imagem?
- Por que há a menção da data 1° de maio e o que é comemorado neste dia?
- O que está escrito no cartaz?
- Por que utiliza-se a palavra benemérito para o presidente no texto?
- Qual classe social as pessoas que aparecem no cartaz, logo abaixo da figura do presidente, representam?
Na primeira pergunta é esperado que os alunos respondam que se trata do ex presidente Getúlio Vargas. Caso não reconheçam a figura de Vargas, questione “qual presidente do Brasil ficou conhecido como o pai dos trabalhadores?” ou “quem foi o presidente do Brasil durante o período do Estado Novo?”. Na segunda pergunta é esperado que respondam que nesta data é comemorado o Dia do Trabalhador ou dos Trabalhadores. Informe que a data foi escolhida devido a comemorações internacionais de mesmo nome e também devido ao fato de Getúlio Vargas ter escolhido esta data para colocar em vigor legislações de amparo aos trabalhadores. Na terceira pergunta é esperado que os estudantes respondam que está escrito “Concentração trabalhista na Esplanada do Castelo em homenagem ao benemérito presidente Vargas”. Na quarta pergunta é esperado que respondam que a palavra benemérito significa alguém que é digno de honrarias e homenagens. Caso os estudantes não estejam familiarizados com o termo, informe o seu significado e comente que essa palavra serve para enaltecer o governo e as ações do presidente Vargas, que criou vários benefícios trabalhistas e através de seu Departamento de Imprensa e Propaganda, buscava reafirmar essa postura de proximidade com os trabalhadores, que em troca, deveriam louvá-lo e reconhecer o seu mérito perante os avanços que propunha. Na quinta pergunta é esperado que os estudantes respondam que representam pessoas trabalhando em atividades industriais. Caso os estudantes apresentem dificuldades para responder a essa questão, chame a atenção para as ferramentas tradicionais da indústria que aparecem junto às pessoas: um carrinho ou carriola carregado, uma bigorna, pás e picaretas.
Vale ressaltar que a figura do presidente Getúlio Vargas estava atrelada a todo momento nas propagandas que enalteciam seu governo e principalmente àquelas em que o público era os trabalhadores, numa tentativa de relacionar a ideia do trabalho (oferta, mediação das relações, melhorias, leis, desenvolvimento) com a sua pessoa, pois era trabalhando que os cidadãos conseguiam atender suas necessidades e as de sua família, crescendo individualmente e auxiliando no progresso do país com isso.
Após a exibição da segunda imagem, você poderá lançar as seguintes questões para os estudantes:
- Quem aparece novamente no cartaz?
- O que a frase traz de mensagem para quem a lê?
- Há novamente trabalhadores atuando na imagem?
Na primeira pergunta é esperado que os estudantes respondam que se trata novamente de Getúlio Vargas. Na segunda pergunta é esperado que respondam que o cartaz traz a frase “As leis sociais com que o atual governo, por iniciativa própria, tem procurado amparar as classes trabalhadoras, devem constituir motivo de orgulho para os brasileiros”. Comente que dessa forma, a frase incita os trabalhadores a reconhecerem os esforços do governo em proporcionar melhoria nas condições de trabalho, como se adiantasse possíveis reivindicações, demonstrando a importância do trabalho e do trabalhador nesse período. Na terceira pergunta é esperado que respondam que sim, há pessoas exercendo diversas atividades, representando os trabalhadores.
É importante ressaltar que todos os elementos que compunham as propagandas imagéticas do governo varguista, eram pensados para dar a ideia da proximidade do presidente em relação às necessidades da população, e que com isso, poderia intervir para uma melhora nas condições de vida dos trabalhadores.
Após a análise das imagens, apresente os textos. Comente que o Trabalhismo enalteceu o trabalho nas esferas política e econômica, destacando-se a questão dos direitos trabalhistas; o que agradou muitos trabalhadores e as elites também, trazendo grande admiração para a figura de Vargas; porém essa medida fez com que o Estado aumentasse sua intervenção nas atividades políticas dos trabalhadores, restringindo sua autonomia, pois ao passo que legalizou direitos importantes, por outro dificultou a formação de sindicatos autônomos. Você também poderá comentar que através do Departamento de Imprensa e Propaganda, DIP, o governo buscou construir uma imagem de proximidade e harmonia entre o Estado e o povo, reafirmando a ideia de pátria, de uma unidade nacional, onde todos estavam à serviço do progresso do Brasil; sendo que o governo chancelaria esse desenvolvimento ao promover leis de amparo ao trabalhador e o trabalhador cabia contribuir com seu trabalho. Comente que no Populismo, além do líder ser uma figura carismática, seu discurso defendia que governavam em nome do povo e para o povo, utilizavam discursos calorosos, nacionalistas, fazendo promessas para os trabalhadores como melhores salários e também para as elites contemplando elementos como desenvolvimento econômico; dessa forma atraíram inúmeras pessoas para suas ideias e seu movimento. No Populismo o governo concede benefícios aos trabalhadores, como direitos trabalhistas, em troca de apoio político; no entanto, apenas as necessidades superficiais são atendidas, manipulando as massas e atendendo aos interesses de grupos dominantes.
Vale ressaltar que a prática do Populismo não foi uma exclusividade brasileira, países como Argentina e México também tiveram líderes populistas.
Após a leitura dos três textos lance os seguintes questionamentos aos estudantes:
- O que é Trabalhismo?
- O que é Populismo?
- Qual a relação do presidente Getúlio Vargas com estes dois termos?
Na primeira pergunta é esperado que os estudantes respondam que o Trabalhismo é uma ideologia centrada no trabalhador, que busca atrelar o desenvolvimento econômico e político de uma nação aos do trabalhadores deste país, procurando agradá-los para garantir seu apoio, conforme os trechos “através do Departamento de Imprensa e Propaganda buscou se aproximar dos trabalhadores, seja através do seu discurso acolhedor e carismático ou da adoção de novas políticas sociais em relação ao trabalho” ou “A figura do trabalhador e do trabalho recebeu destaque nesse período, indo ao encontro dos anseios de urbanização, industrialização e desenvolvimento nacional almejados pelo Estado: o trabalhador era a esperança do país”.
Na segunda pergunta é esperado que os estudantes respondam que o Populismo é uma ideologia baseada no uso dos anseios da população para o domínio político de um país, baseando-se no governo de um líder carismático que busca de aproximar dos mais pobres, conforme o trecho “de um lado há a população, insatisfeita e politicamente impotente para resolução de seus problemas e do outro lado há a ação do Estado que se apoia nessa situação de desconforto social, dirigindo esta massa para um determinado objetivo político que é definido sem a participação popular, apesar deste se sentir amparado”.
Na terceira pergunta é esperado que os estudantes respondam que Getúlio Vargas relaciona-se ao Trabalhismo e Populismo porque utilizou destas duas ideologias em seu governo conforme o trecho “Trata-se de uma ideologia centrada na figura do presidente Getúlio Vargas” ou de acordo com os cartazes analisados anteriormente. Caso os alunos apresentem dificuldades para responder a estes questionamentos, retome os trechos destacados anteriormente e as respostas dadas por eles nas análises das imagens.
Material complementar:
Problematização 1 - Imagem Cartaz 1° de Maio para impressão:
Problematização 2 - Imagem Cartaz Leis Sociais para impressão:
Problematização 3 - Texto Trabalhismo x Populismo para impressão:
Problematização 4 - Trecho Texto A invenção do Trabalhismo para impressão:
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. As fontes a serem apresentadas são duas imagens, dois cartazes do período varguista, retratando sobre o 1° de maio e as leis sociais, ambos enaltecendo a figura do presidente Vargas e a sua relação com os trabalhadores. Além disso serão apresentados três textos curtos sobre Trabalhismo e Populismo. Você pode projetar os textos ou entregar cópias impressas deles aos estudantes.
Após a exibição das primeira imagem você poderá lançar as seguintes questões para os estudantes, para que possam perceber alguns elementos presentes nas imagens:
- Reconhecem quem é o personagem histórico da imagem?
- Por que há a menção da data 1° de maio e o que é comemorado neste dia?
- O que está escrito no cartaz?
- Por que utiliza-se a palavra benemérito para o presidente no texto?
- Qual classe social as pessoas que aparecem no cartaz, logo abaixo da figura do presidente, representam?
Na primeira pergunta é esperado que os alunos respondam que se trata do ex presidente Getúlio Vargas. Caso não reconheçam a figura de Vargas, questione “qual presidente do Brasil ficou conhecido como o pai dos trabalhadores?” ou “quem foi o presidente do Brasil durante o período do Estado Novo?”. Na segunda pergunta é esperado que respondam que nesta data é comemorado o Dia do Trabalhador ou dos Trabalhadores. Informe que a data foi escolhida devido a comemorações internacionais de mesmo nome e também devido ao fato de Getúlio Vargas ter escolhido esta data para colocar em vigor legislações de amparo aos trabalhadores. Na terceira pergunta é esperado que os estudantes respondam que está escrito “Concentração trabalhista na Esplanada do Castelo em homenagem ao benemérito presidente Vargas”. Na quarta pergunta é esperado que respondam que a palavra benemérito significa alguém que é digno de honrarias e homenagens. Caso os estudantes não estejam familiarizados com o termo, informe o seu significado e comente que essa palavra serve para enaltecer o governo e as ações do presidente Vargas, que criou vários benefícios trabalhistas e através de seu Departamento de Imprensa e Propaganda, buscava reafirmar essa postura de proximidade com os trabalhadores, que em troca, deveriam louvá-lo e reconhecer o seu mérito perante os avanços que propunha. Na quinta pergunta é esperado que os estudantes respondam que representam pessoas trabalhando em atividades industriais. Caso os estudantes apresentem dificuldades para responder a essa questão, chame a atenção para as ferramentas tradicionais da indústria que aparecem junto às pessoas: um carrinho ou carriola carregado, uma bigorna, pás e picaretas.
Vale ressaltar que a figura do presidente Getúlio Vargas estava atrelada a todo momento nas propagandas que enalteciam seu governo e principalmente àquelas em que o público era os trabalhadores, numa tentativa de relacionar a ideia do trabalho (oferta, mediação das relações, melhorias, leis, desenvolvimento) com a sua pessoa, pois era trabalhando que os cidadãos conseguiam atender suas necessidades e as de sua família, crescendo individualmente e auxiliando no progresso do país com isso.
Após a exibição da segunda imagem, você poderá lançar as seguintes questões para os estudantes:
- Quem aparece novamente no cartaz?
- O que a frase traz de mensagem para quem a lê?
- Há novamente trabalhadores atuando na imagem?
Na primeira pergunta é esperado que os estudantes respondam que se trata novamente de Getúlio Vargas. Na segunda pergunta é esperado que respondam que o cartaz traz a frase “As leis sociais com que o atual governo, por iniciativa própria, tem procurado amparar as classes trabalhadoras, devem constituir motivo de orgulho para os brasileiros”. Comente que dessa forma, a frase incita os trabalhadores a reconhecerem os esforços do governo em proporcionar melhoria nas condições de trabalho, como se adiantasse possíveis reivindicações, demonstrando a importância do trabalho e do trabalhador nesse período. Na terceira pergunta é esperado que respondam que sim, há pessoas exercendo diversas atividades, representando os trabalhadores.
É importante ressaltar que todos os elementos que compunham as propagandas imagéticas do governo varguista, eram pensados para dar a ideia da proximidade do presidente em relação às necessidades da população, e que com isso, poderia intervir para uma melhora nas condições de vida dos trabalhadores.
Após a análise das imagens, apresente os textos. Comente que o Trabalhismo enalteceu o trabalho nas esferas política e econômica, destacando-se a questão dos direitos trabalhistas; o que agradou muitos trabalhadores e as elites também, trazendo grande admiração para a figura de Vargas; porém essa medida fez com que o Estado aumentasse sua intervenção nas atividades políticas dos trabalhadores, restringindo sua autonomia, pois ao passo que legalizou direitos importantes, por outro dificultou a formação de sindicatos autônomos. Você também poderá comentar que através do Departamento de Imprensa e Propaganda, DIP, o governo buscou construir uma imagem de proximidade e harmonia entre o Estado e o povo, reafirmando a ideia de pátria, de uma unidade nacional, onde todos estavam à serviço do progresso do Brasil; sendo que o governo chancelaria esse desenvolvimento ao promover leis de amparo ao trabalhador e o trabalhador cabia contribuir com seu trabalho. Comente que no Populismo, além do líder ser uma figura carismática, seu discurso defendia que governavam em nome do povo e para o povo, utilizavam discursos calorosos, nacionalistas, fazendo promessas para os trabalhadores como melhores salários e também para as elites contemplando elementos como desenvolvimento econômico; dessa forma atraíram inúmeras pessoas para suas ideias e seu movimento. No Populismo o governo concede benefícios aos trabalhadores, como direitos trabalhistas, em troca de apoio político; no entanto, apenas as necessidades superficiais são atendidas, manipulando as massas e atendendo aos interesses de grupos dominantes.
Vale ressaltar que a prática do Populismo não foi uma exclusividade brasileira, países como Argentina e México também tiveram líderes populistas.
Após a leitura dos três textos lance os seguintes questionamentos aos estudantes:
- O que é Trabalhismo?
- O que é Populismo?
- Qual a relação do presidente Getúlio Vargas com estes dois termos?
Na primeira pergunta é esperado que os estudantes respondam que o Trabalhismo é uma ideologia centrada no trabalhador, que busca atrelar o desenvolvimento econômico e político de uma nação aos do trabalhadores deste país, procurando agradá-los para garantir seu apoio, conforme os trechos “através do Departamento de Imprensa e Propaganda buscou se aproximar dos trabalhadores, seja através do seu discurso acolhedor e carismático ou da adoção de novas políticas sociais em relação ao trabalho” ou “A figura do trabalhador e do trabalho recebeu destaque nesse período, indo ao encontro dos anseios de urbanização, industrialização e desenvolvimento nacional almejados pelo Estado: o trabalhador era a esperança do país”.
Na segunda pergunta é esperado que os estudantes respondam que o Populismo é uma ideologia baseada no uso dos anseios da população para o domínio político de um país, baseando-se no governo de um líder carismático que busca de aproximar dos mais pobres, conforme o trecho “de um lado há a população, insatisfeita e politicamente impotente para resolução de seus problemas e do outro lado há a ação do Estado que se apoia nessa situação de desconforto social, dirigindo esta massa para um determinado objetivo político que é definido sem a participação popular, apesar deste se sentir amparado”.
Na terceira pergunta é esperado que os estudantes respondam que Getúlio Vargas relaciona-se ao Trabalhismo e Populismo porque utilizou destas duas ideologias em seu governo conforme o trecho “Trata-se de uma ideologia centrada na figura do presidente Getúlio Vargas” ou de acordo com os cartazes analisados anteriormente. Caso os alunos apresentem dificuldades para responder a estes questionamentos, retome os trechos destacados anteriormente e as respostas dadas por eles nas análises das imagens.
Material complementar:
Problematização 1 - Imagem Cartaz 1° de Maio para impressão:
Problematização 2 - Imagem Cartaz Leis Sociais para impressão:
Problematização 3 - Texto Trabalhismo x Populismo para impressão:
Problematização 4 - Trecho Texto A invenção do Trabalhismo para impressão:
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. As fontes a serem apresentadas são duas imagens, dois cartazes do período varguista, retratando sobre o 1° de maio e as leis sociais, ambos enaltecendo a figura do presidente Vargas e a sua relação com os trabalhadores. Além disso serão apresentados três textos curtos sobre Trabalhismo e Populismo. Você pode projetar os textos ou entregar cópias impressas deles aos estudantes.
Após a exibição das primeira imagem você poderá lançar as seguintes questões para os estudantes, para que possam perceber alguns elementos presentes nas imagens:
- Reconhecem quem é o personagem histórico da imagem?
- Por que há a menção da data 1° de maio e o que é comemorado neste dia?
- O que está escrito no cartaz?
- Por que utiliza-se a palavra benemérito para o presidente no texto?
- Qual classe social as pessoas que aparecem no cartaz, logo abaixo da figura do presidente, representam?
Na primeira pergunta é esperado que os alunos respondam que se trata do ex presidente Getúlio Vargas. Caso não reconheçam a figura de Vargas, questione “qual presidente do Brasil ficou conhecido como o pai dos trabalhadores?” ou “quem foi o presidente do Brasil durante o período do Estado Novo?”. Na segunda pergunta é esperado que respondam que nesta data é comemorado o Dia do Trabalhador ou dos Trabalhadores. Informe que a data foi escolhida devido a comemorações internacionais de mesmo nome e também devido ao fato de Getúlio Vargas ter escolhido esta data para colocar em vigor legislações de amparo aos trabalhadores. Na terceira pergunta é esperado que os estudantes respondam que está escrito “Concentração trabalhista na Esplanada do Castelo em homenagem ao benemérito presidente Vargas”. Na quarta pergunta é esperado que respondam que a palavra benemérito significa alguém que é digno de honrarias e homenagens. Caso os estudantes não estejam familiarizados com o termo, informe o seu significado e comente que essa palavra serve para enaltecer o governo e as ações do presidente Vargas, que criou vários benefícios trabalhistas e através de seu Departamento de Imprensa e Propaganda, buscava reafirmar essa postura de proximidade com os trabalhadores, que em troca, deveriam louvá-lo e reconhecer o seu mérito perante os avanços que propunha. Na quinta pergunta é esperado que os estudantes respondam que representam pessoas trabalhando em atividades industriais. Caso os estudantes apresentem dificuldades para responder a essa questão, chame a atenção para as ferramentas tradicionais da indústria que aparecem junto às pessoas: um carrinho ou carriola carregado, uma bigorna, pás e picaretas.
Vale ressaltar que a figura do presidente Getúlio Vargas estava atrelada a todo momento nas propagandas que enalteciam seu governo e principalmente àquelas em que o público era os trabalhadores, numa tentativa de relacionar a ideia do trabalho (oferta, mediação das relações, melhorias, leis, desenvolvimento) com a sua pessoa, pois era trabalhando que os cidadãos conseguiam atender suas necessidades e as de sua família, crescendo individualmente e auxiliando no progresso do país com isso.
Após a exibição da segunda imagem, você poderá lançar as seguintes questões para os estudantes:
- Quem aparece novamente no cartaz?
- O que a frase traz de mensagem para quem a lê?
- Há novamente trabalhadores atuando na imagem?
Na primeira pergunta é esperado que os estudantes respondam que se trata novamente de Getúlio Vargas. Na segunda pergunta é esperado que respondam que o cartaz traz a frase “As leis sociais com que o atual governo, por iniciativa própria, tem procurado amparar as classes trabalhadoras, devem constituir motivo de orgulho para os brasileiros”. Comente que dessa forma, a frase incita os trabalhadores a reconhecerem os esforços do governo em proporcionar melhoria nas condições de trabalho, como se adiantasse possíveis reivindicações, demonstrando a importância do trabalho e do trabalhador nesse período. Na terceira pergunta é esperado que respondam que sim, há pessoas exercendo diversas atividades, representando os trabalhadores.
É importante ressaltar que todos os elementos que compunham as propagandas imagéticas do governo varguista, eram pensados para dar a ideia da proximidade do presidente em relação às necessidades da população, e que com isso, poderia intervir para uma melhora nas condições de vida dos trabalhadores.
Após a análise das imagens, apresente os textos. Comente que o Trabalhismo enalteceu o trabalho nas esferas política e econômica, destacando-se a questão dos direitos trabalhistas; o que agradou muitos trabalhadores e as elites também, trazendo grande admiração para a figura de Vargas; porém essa medida fez com que o Estado aumentasse sua intervenção nas atividades políticas dos trabalhadores, restringindo sua autonomia, pois ao passo que legalizou direitos importantes, por outro dificultou a formação de sindicatos autônomos. Você também poderá comentar que através do Departamento de Imprensa e Propaganda, DIP, o governo buscou construir uma imagem de proximidade e harmonia entre o Estado e o povo, reafirmando a ideia de pátria, de uma unidade nacional, onde todos estavam à serviço do progresso do Brasil; sendo que o governo chancelaria esse desenvolvimento ao promover leis de amparo ao trabalhador e o trabalhador cabia contribuir com seu trabalho. Comente que no Populismo, além do líder ser uma figura carismática, seu discurso defendia que governavam em nome do povo e para o povo, utilizavam discursos calorosos, nacionalistas, fazendo promessas para os trabalhadores como melhores salários e também para as elites contemplando elementos como desenvolvimento econômico; dessa forma atraíram inúmeras pessoas para suas ideias e seu movimento. No Populismo o governo concede benefícios aos trabalhadores, como direitos trabalhistas, em troca de apoio político; no entanto, apenas as necessidades superficiais são atendidas, manipulando as massas e atendendo aos interesses de grupos dominantes.
Vale ressaltar que a prática do Populismo não foi uma exclusividade brasileira, países como Argentina e México também tiveram líderes populistas.
Após a leitura dos três textos lance os seguintes questionamentos aos estudantes:
- O que é Trabalhismo?
- O que é Populismo?
- Qual a relação do presidente Getúlio Vargas com estes dois termos?
Na primeira pergunta é esperado que os estudantes respondam que o Trabalhismo é uma ideologia centrada no trabalhador, que busca atrelar o desenvolvimento econômico e político de uma nação aos do trabalhadores deste país, procurando agradá-los para garantir seu apoio, conforme os trechos “através do Departamento de Imprensa e Propaganda buscou se aproximar dos trabalhadores, seja através do seu discurso acolhedor e carismático ou da adoção de novas políticas sociais em relação ao trabalho” ou “A figura do trabalhador e do trabalho recebeu destaque nesse período, indo ao encontro dos anseios de urbanização, industrialização e desenvolvimento nacional almejados pelo Estado: o trabalhador era a esperança do país”.
Na segunda pergunta é esperado que os estudantes respondam que o Populismo é uma ideologia baseada no uso dos anseios da população para o domínio político de um país, baseando-se no governo de um líder carismático que busca de aproximar dos mais pobres, conforme o trecho “de um lado há a população, insatisfeita e politicamente impotente para resolução de seus problemas e do outro lado há a ação do Estado que se apoia nessa situação de desconforto social, dirigindo esta massa para um determinado objetivo político que é definido sem a participação popular, apesar deste se sentir amparado”.
Na terceira pergunta é esperado que os estudantes respondam que Getúlio Vargas relaciona-se ao Trabalhismo e Populismo porque utilizou destas duas ideologias em seu governo conforme o trecho “Trata-se de uma ideologia centrada na figura do presidente Getúlio Vargas” ou de acordo com os cartazes analisados anteriormente. Caso os alunos apresentem dificuldades para responder a estes questionamentos, retome os trechos destacados anteriormente e as respostas dadas por eles nas análises das imagens.
Material complementar:
Problematização 1 - Imagem Cartaz 1° de Maio para impressão:
Problematização 2 - Imagem Cartaz Leis Sociais para impressão:
Problematização 3 - Texto Trabalhismo x Populismo para impressão:
Problematização 4 - Trecho Texto A invenção do Trabalhismo para impressão:
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. As fontes a serem apresentadas são duas imagens, dois cartazes do período varguista, retratando sobre o 1° de maio e as leis sociais, ambos enaltecendo a figura do presidente Vargas e a sua relação com os trabalhadores. Além disso serão apresentados três textos curtos sobre Trabalhismo e Populismo. Você pode projetar os textos ou entregar cópias impressas deles aos estudantes.
Após a exibição das primeira imagem você poderá lançar as seguintes questões para os estudantes, para que possam perceber alguns elementos presentes nas imagens:
- Reconhecem quem é o personagem histórico da imagem?
- Por que há a menção da data 1° de maio e o que é comemorado neste dia?
- O que está escrito no cartaz?
- Por que utiliza-se a palavra benemérito para o presidente no texto?
- Qual classe social as pessoas que aparecem no cartaz, logo abaixo da figura do presidente, representam?
Na primeira pergunta é esperado que os alunos respondam que se trata do ex presidente Getúlio Vargas. Caso não reconheçam a figura de Vargas, questione “qual presidente do Brasil ficou conhecido como o pai dos trabalhadores?” ou “quem foi o presidente do Brasil durante o período do Estado Novo?”. Na segunda pergunta é esperado que respondam que nesta data é comemorado o Dia do Trabalhador ou dos Trabalhadores. Informe que a data foi escolhida devido a comemorações internacionais de mesmo nome e também devido ao fato de Getúlio Vargas ter escolhido esta data para colocar em vigor legislações de amparo aos trabalhadores. Na terceira pergunta é esperado que os estudantes respondam que está escrito “Concentração trabalhista na Esplanada do Castelo em homenagem ao benemérito presidente Vargas”. Na quarta pergunta é esperado que respondam que a palavra benemérito significa alguém que é digno de honrarias e homenagens. Caso os estudantes não estejam familiarizados com o termo, informe o seu significado e comente que essa palavra serve para enaltecer o governo e as ações do presidente Vargas, que criou vários benefícios trabalhistas e através de seu Departamento de Imprensa e Propaganda, buscava reafirmar essa postura de proximidade com os trabalhadores, que em troca, deveriam louvá-lo e reconhecer o seu mérito perante os avanços que propunha. Na quinta pergunta é esperado que os estudantes respondam que representam pessoas trabalhando em atividades industriais. Caso os estudantes apresentem dificuldades para responder a essa questão, chame a atenção para as ferramentas tradicionais da indústria que aparecem junto às pessoas: um carrinho ou carriola carregado, uma bigorna, pás e picaretas.
Vale ressaltar que a figura do presidente Getúlio Vargas estava atrelada a todo momento nas propagandas que enalteciam seu governo e principalmente àquelas em que o público era os trabalhadores, numa tentativa de relacionar a ideia do trabalho (oferta, mediação das relações, melhorias, leis, desenvolvimento) com a sua pessoa, pois era trabalhando que os cidadãos conseguiam atender suas necessidades e as de sua família, crescendo individualmente e auxiliando no progresso do país com isso.
Após a exibição da segunda imagem, você poderá lançar as seguintes questões para os estudantes:
- Quem aparece novamente no cartaz?
- O que a frase traz de mensagem para quem a lê?
- Há novamente trabalhadores atuando na imagem?
Na primeira pergunta é esperado que os estudantes respondam que se trata novamente de Getúlio Vargas. Na segunda pergunta é esperado que respondam que o cartaz traz a frase “As leis sociais com que o atual governo, por iniciativa própria, tem procurado amparar as classes trabalhadoras, devem constituir motivo de orgulho para os brasileiros”. Comente que dessa forma, a frase incita os trabalhadores a reconhecerem os esforços do governo em proporcionar melhoria nas condições de trabalho, como se adiantasse possíveis reivindicações, demonstrando a importância do trabalho e do trabalhador nesse período. Na terceira pergunta é esperado que respondam que sim, há pessoas exercendo diversas atividades, representando os trabalhadores.
É importante ressaltar que todos os elementos que compunham as propagandas imagéticas do governo varguista, eram pensados para dar a ideia da proximidade do presidente em relação às necessidades da população, e que com isso, poderia intervir para uma melhora nas condições de vida dos trabalhadores.
Após a análise das imagens, apresente os textos. Comente que o Trabalhismo enalteceu o trabalho nas esferas política e econômica, destacando-se a questão dos direitos trabalhistas; o que agradou muitos trabalhadores e as elites também, trazendo grande admiração para a figura de Vargas; porém essa medida fez com que o Estado aumentasse sua intervenção nas atividades políticas dos trabalhadores, restringindo sua autonomia, pois ao passo que legalizou direitos importantes, por outro dificultou a formação de sindicatos autônomos. Você também poderá comentar que através do Departamento de Imprensa e Propaganda, DIP, o governo buscou construir uma imagem de proximidade e harmonia entre o Estado e o povo, reafirmando a ideia de pátria, de uma unidade nacional, onde todos estavam à serviço do progresso do Brasil; sendo que o governo chancelaria esse desenvolvimento ao promover leis de amparo ao trabalhador e o trabalhador cabia contribuir com seu trabalho. Comente que no Populismo, além do líder ser uma figura carismática, seu discurso defendia que governavam em nome do povo e para o povo, utilizavam discursos calorosos, nacionalistas, fazendo promessas para os trabalhadores como melhores salários e também para as elites contemplando elementos como desenvolvimento econômico; dessa forma atraíram inúmeras pessoas para suas ideias e seu movimento. No Populismo o governo concede benefícios aos trabalhadores, como direitos trabalhistas, em troca de apoio político; no entanto, apenas as necessidades superficiais são atendidas, manipulando as massas e atendendo aos interesses de grupos dominantes.
Vale ressaltar que a prática do Populismo não foi uma exclusividade brasileira, países como Argentina e México também tiveram líderes populistas.
Após a leitura dos três textos lance os seguintes questionamentos aos estudantes:
- O que é Trabalhismo?
- O que é Populismo?
- Qual a relação do presidente Getúlio Vargas com estes dois termos?
Na primeira pergunta é esperado que os estudantes respondam que o Trabalhismo é uma ideologia centrada no trabalhador, que busca atrelar o desenvolvimento econômico e político de uma nação aos do trabalhadores deste país, procurando agradá-los para garantir seu apoio, conforme os trechos “através do Departamento de Imprensa e Propaganda buscou se aproximar dos trabalhadores, seja através do seu discurso acolhedor e carismático ou da adoção de novas políticas sociais em relação ao trabalho” ou “A figura do trabalhador e do trabalho recebeu destaque nesse período, indo ao encontro dos anseios de urbanização, industrialização e desenvolvimento nacional almejados pelo Estado: o trabalhador era a esperança do país”.
Na segunda pergunta é esperado que os estudantes respondam que o Populismo é uma ideologia baseada no uso dos anseios da população para o domínio político de um país, baseando-se no governo de um líder carismático que busca de aproximar dos mais pobres, conforme o trecho “de um lado há a população, insatisfeita e politicamente impotente para resolução de seus problemas e do outro lado há a ação do Estado que se apoia nessa situação de desconforto social, dirigindo esta massa para um determinado objetivo político que é definido sem a participação popular, apesar deste se sentir amparado”.
Na terceira pergunta é esperado que os estudantes respondam que Getúlio Vargas relaciona-se ao Trabalhismo e Populismo porque utilizou destas duas ideologias em seu governo conforme o trecho “Trata-se de uma ideologia centrada na figura do presidente Getúlio Vargas” ou de acordo com os cartazes analisados anteriormente. Caso os alunos apresentem dificuldades para responder a estes questionamentos, retome os trechos destacados anteriormente e as respostas dadas por eles nas análises das imagens.
Material complementar:
Problematização 1 - Imagem Cartaz 1° de Maio para impressão:
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Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. As fontes a serem apresentadas são duas imagens, dois cartazes do período varguista, retratando sobre o 1° de maio e as leis sociais, ambos enaltecendo a figura do presidente Vargas e a sua relação com os trabalhadores. Além disso serão apresentados três textos curtos sobre Trabalhismo e Populismo. Você pode projetar os textos ou entregar cópias impressas deles aos estudantes.
Após a exibição das primeira imagem você poderá lançar as seguintes questões para os estudantes, para que possam perceber alguns elementos presentes nas imagens:
- Reconhecem quem é o personagem histórico da imagem?
- Por que há a menção da data 1° de maio e o que é comemorado neste dia?
- O que está escrito no cartaz?
- Por que utiliza-se a palavra benemérito para o presidente no texto?
- Qual classe social as pessoas que aparecem no cartaz, logo abaixo da figura do presidente, representam?
Na primeira pergunta é esperado que os alunos respondam que se trata do ex presidente Getúlio Vargas. Caso não reconheçam a figura de Vargas, questione “qual presidente do Brasil ficou conhecido como o pai dos trabalhadores?” ou “quem foi o presidente do Brasil durante o período do Estado Novo?”. Na segunda pergunta é esperado que respondam que nesta data é comemorado o Dia do Trabalhador ou dos Trabalhadores. Informe que a data foi escolhida devido a comemorações internacionais de mesmo nome e também devido ao fato de Getúlio Vargas ter escolhido esta data para colocar em vigor legislações de amparo aos trabalhadores. Na terceira pergunta é esperado que os estudantes respondam que está escrito “Concentração trabalhista na Esplanada do Castelo em homenagem ao benemérito presidente Vargas”. Na quarta pergunta é esperado que respondam que a palavra benemérito significa alguém que é digno de honrarias e homenagens. Caso os estudantes não estejam familiarizados com o termo, informe o seu significado e comente que essa palavra serve para enaltecer o governo e as ações do presidente Vargas, que criou vários benefícios trabalhistas e através de seu Departamento de Imprensa e Propaganda, buscava reafirmar essa postura de proximidade com os trabalhadores, que em troca, deveriam louvá-lo e reconhecer o seu mérito perante os avanços que propunha. Na quinta pergunta é esperado que os estudantes respondam que representam pessoas trabalhando em atividades industriais. Caso os estudantes apresentem dificuldades para responder a essa questão, chame a atenção para as ferramentas tradicionais da indústria que aparecem junto às pessoas: um carrinho ou carriola carregado, uma bigorna, pás e picaretas.
Vale ressaltar que a figura do presidente Getúlio Vargas estava atrelada a todo momento nas propagandas que enalteciam seu governo e principalmente àquelas em que o público era os trabalhadores, numa tentativa de relacionar a ideia do trabalho (oferta, mediação das relações, melhorias, leis, desenvolvimento) com a sua pessoa, pois era trabalhando que os cidadãos conseguiam atender suas necessidades e as de sua família, crescendo individualmente e auxiliando no progresso do país com isso.
Após a exibição da segunda imagem, você poderá lançar as seguintes questões para os estudantes:
- Quem aparece novamente no cartaz?
- O que a frase traz de mensagem para quem a lê?
- Há novamente trabalhadores atuando na imagem?
Na primeira pergunta é esperado que os estudantes respondam que se trata novamente de Getúlio Vargas. Na segunda pergunta é esperado que respondam que o cartaz traz a frase “As leis sociais com que o atual governo, por iniciativa própria, tem procurado amparar as classes trabalhadoras, devem constituir motivo de orgulho para os brasileiros”. Comente que dessa forma, a frase incita os trabalhadores a reconhecerem os esforços do governo em proporcionar melhoria nas condições de trabalho, como se adiantasse possíveis reivindicações, demonstrando a importância do trabalho e do trabalhador nesse período. Na terceira pergunta é esperado que respondam que sim, há pessoas exercendo diversas atividades, representando os trabalhadores.
É importante ressaltar que todos os elementos que compunham as propagandas imagéticas do governo varguista, eram pensados para dar a ideia da proximidade do presidente em relação às necessidades da população, e que com isso, poderia intervir para uma melhora nas condições de vida dos trabalhadores.
Após a análise das imagens, apresente os textos. Comente que o Trabalhismo enalteceu o trabalho nas esferas política e econômica, destacando-se a questão dos direitos trabalhistas; o que agradou muitos trabalhadores e as elites também, trazendo grande admiração para a figura de Vargas; porém essa medida fez com que o Estado aumentasse sua intervenção nas atividades políticas dos trabalhadores, restringindo sua autonomia, pois ao passo que legalizou direitos importantes, por outro dificultou a formação de sindicatos autônomos. Você também poderá comentar que através do Departamento de Imprensa e Propaganda, DIP, o governo buscou construir uma imagem de proximidade e harmonia entre o Estado e o povo, reafirmando a ideia de pátria, de uma unidade nacional, onde todos estavam à serviço do progresso do Brasil; sendo que o governo chancelaria esse desenvolvimento ao promover leis de amparo ao trabalhador e o trabalhador cabia contribuir com seu trabalho. Comente que no Populismo, além do líder ser uma figura carismática, seu discurso defendia que governavam em nome do povo e para o povo, utilizavam discursos calorosos, nacionalistas, fazendo promessas para os trabalhadores como melhores salários e também para as elites contemplando elementos como desenvolvimento econômico; dessa forma atraíram inúmeras pessoas para suas ideias e seu movimento. No Populismo o governo concede benefícios aos trabalhadores, como direitos trabalhistas, em troca de apoio político; no entanto, apenas as necessidades superficiais são atendidas, manipulando as massas e atendendo aos interesses de grupos dominantes.
Vale ressaltar que a prática do Populismo não foi uma exclusividade brasileira, países como Argentina e México também tiveram líderes populistas.
Após a leitura dos três textos lance os seguintes questionamentos aos estudantes:
- O que é Trabalhismo?
- O que é Populismo?
- Qual a relação do presidente Getúlio Vargas com estes dois termos?
Na primeira pergunta é esperado que os estudantes respondam que o Trabalhismo é uma ideologia centrada no trabalhador, que busca atrelar o desenvolvimento econômico e político de uma nação aos do trabalhadores deste país, procurando agradá-los para garantir seu apoio, conforme os trechos “através do Departamento de Imprensa e Propaganda buscou se aproximar dos trabalhadores, seja através do seu discurso acolhedor e carismático ou da adoção de novas políticas sociais em relação ao trabalho” ou “A figura do trabalhador e do trabalho recebeu destaque nesse período, indo ao encontro dos anseios de urbanização, industrialização e desenvolvimento nacional almejados pelo Estado: o trabalhador era a esperança do país”.
Na segunda pergunta é esperado que os estudantes respondam que o Populismo é uma ideologia baseada no uso dos anseios da população para o domínio político de um país, baseando-se no governo de um líder carismático que busca de aproximar dos mais pobres, conforme o trecho “de um lado há a população, insatisfeita e politicamente impotente para resolução de seus problemas e do outro lado há a ação do Estado que se apoia nessa situação de desconforto social, dirigindo esta massa para um determinado objetivo político que é definido sem a participação popular, apesar deste se sentir amparado”.
Na terceira pergunta é esperado que os estudantes respondam que Getúlio Vargas relaciona-se ao Trabalhismo e Populismo porque utilizou destas duas ideologias em seu governo conforme o trecho “Trata-se de uma ideologia centrada na figura do presidente Getúlio Vargas” ou de acordo com os cartazes analisados anteriormente. Caso os alunos apresentem dificuldades para responder a estes questionamentos, retome os trechos destacados anteriormente e as respostas dadas por eles nas análises das imagens.
Material complementar:
Problematização 1 - Imagem Cartaz 1° de Maio para impressão:
Problematização 2 - Imagem Cartaz Leis Sociais para impressão:
Problematização 3 - Texto Trabalhismo x Populismo para impressão:
Problematização 4 - Trecho Texto A invenção do Trabalhismo para impressão:
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
nesse momento você deve fomentar a discussão sobre a temática, tendo as questões apresentadas no Contexto e durante a Problematização como ponto de partida. Mas é essencial que os alunos desenvolvam a reflexão de que o trabalho e sua corrente teórica do Trabalhismo, via nessa atividade a força motriz para o desenvolvimento do país, pois devido aos trabalhadores que trocavam sua força de trabalho por salários, a nação estaria caminhando para o seu desenvolvimento e crescimento na construção de riquezas. O fato de as pessoas possuírem trabalho evitava diversos problemas sociais que para o Estado, permitindo aos seus adeptos além de despender seu tempo, receber proventos por essa atividade, que seriam gastos com sua família, permitindo uma manutenção social e econômica da sociedade brasileira. Já o Populismo emergiu como uma outra forma de popularizar o governante, utilizando-se de um personagem carismático, que através da propaganda buscava passar a imagem de que era muito próximo dos problemas do povo e era para essa camada que ele destinava as ações de seu governo; nesse sentido, Trabalhismo e Populismo se completavam para os anseios do Estado: o desenvolvimento socioeconômico brasileiro. Caso perceba que seja necessário para a realização da atividade, retome alguns dos comentários dados pelos estudantes nas etapas anteriores da aula.
Projete, imprima, transcreva no quadro ou leia a proposta de atividade: produção de um mapa mental, elencando as ideias principais do Trabalhismo e do Populismo e como elas atenderam aos anseios do Estado naquele período. O mapa mental pode ser feito coletivamente no quadro, com os estudantes colaborando uns com os outros, ou individualmente, em folha sulfite ou nos próprios cadernos.
Oriente que o mapa mental se trata de uma espécie de diagrama, que reúne conceitos e ideias que se ramificam, podendo ter mais de uma ligação entre eles, demonstrando informações que parecem fragmentadas, mas que estão interligadas dentro de um determinado contexto. Nesse mapa mental, em especial, pode-se usar como figura central o trabalhador, conectando-o com elementos do Trabalhismo e do Populismo. Para tanto, caso ache necessário, lance questões a serem respondidas pelo mapa mental para facilitar a sistematização da atividade:
- No Trabalhismo, quem é o personagem principal?
- Resposta: O trabalhador.
- Qual a principal atividade do Trabalhismo?
- Resposta: O trabalho.
- No Populismo, a população se sente amparada ou não pelo governo?
- Resposta: Sente-se amparada.
- No governo de qual presidente o trabalho teve destaque?
- Resposta: No governo de Getúlio Vargas.
- No Populismo, o líder do povo geralmente possui qual característica marcante?
- Resposta: Ser carismático, com discurso acolhedor.
- Como as duas ideologias, do Trabalhismo e do Populismo, ajudaram o governo naquele período?
- Resposta: Auxiliaram a promover o desenvolvimento do país através do trabalho, permitindo também um maior controle do Estado sobre a população.
- Que avanços trabalhistas durante a aplicação do Trabalhismo no governo de Getúlio Vargas ocorreram?
- Resposta: Criação de leis de amparo ao trabalhador como a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT (vigente até os dias atuais) e criação do Ministério do Trabalho (ainda em atuação).
- No Populismo o governo concede benefícios à população em troca do que?
- Resposta: De apoio político, para legitimar suas ações.
Para você saber mais:
O QUE É MAPA MENTAL? MAPA MENTAL. Disponível em: <https://www.mapamental.org/dicas/o-que-e-mapa-mental/>. Acesso em: 03 abr. 2019.
COMO FAZER UM MAPA MENTAL PASSO A PASSO. YOUTUBE. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=m1qW0wPJV1M>. Acesso em: 03 abr. 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo, com orientações do professor.
- Optativas: Google Formulários, Google Sala de Aula, Padlet.
Contexto
Para despertar a curiosidade dos alunos sobre o tema da aula, você pode encaminhar apenas a imagem do contexto no grupo de Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula da turma, questionando:
- Quando você acha que essa fotografia foi tirada?
- O que está acontecendo na imagem? Quem são estas pessoas?
- O que está escrito na faixa?
Dê um tempo para que os alunos possam discutir as percepções a respeito da foto e, então, encaminhe o objetivo da aula. Questione se, com esta informação, eles conseguem responder melhor as questões propostas anteriormente.
Problematização
Encaminhe as fontes da problematização junto com perguntas para ajudar os estudantes nas análises. Eles podem trabalhar individualmente ou agrupados.
Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise do texto. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Questões para refletir:
- Quem é o homem representado nos dois cartazes?
- Por que há a menção da data 1° de maio em um dos cartazes? O que é comemorado neste dia?
- O que está escrito nos cartazes?
- Além da figura destacada nos dois cartazes, que outras pessoas aparecem? Como estão vestidas? A que classe social parecem pertencer?
Questões para responder:
- O que é Trabalhismo?
- O que é Populismo?
- Qual a relação do presidente Getúlio Vargas com estes dois termos?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas aos questionamentos. Elas podem ser enviadas por escrito ou através de áudios ou vídeos. Incentive-os a trocarem impressões sobre as fontes com os colegas. Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para características das fontes que podem ter passado despercebidas pelos estudantes.
Se houver a possibilidade, marque um momento síncrono para que os alunos possam dividir as respostas e para que você possa fazer correções e pontuar informações.
Sistematização
Para a produção da atividade proposta nesta etapa (produção de um mapa mental com as principais ideias do trabalhismo e populismo), você pode propor que os estudantes façam em uma folha sulfite ou de caderno. Depois, eles podem encaminhar uma fotografia do cartaz no grupo da sala, postar no Google Sala de Aula ou em um mural no Padlet.
Outra possibilidade é que os alunos façam o mapa mental virtualmente, utilizando sites e aplicativos gratuitos, disponíveis na internet.
Convite às famílias
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponíve aqui).
O documentário “Getúlio do Brasil” da Tv Senado, conta a história deste grande político e está disponível online (disponível aqui).
Outras sugestões
É possível trabalhar os dois primeiros planos desta unidade (EF09HI06) juntos.
Para isso, você pode trabalhar as fontes propostas conjuntamente, enviando todas elas para os alunos junto com as questões ou dividindo entre a turma. Dessa forma, alguns alunos ou grupos ficam responsáveis por analisar algumas fontes, enquanto outros alunos ou grupos analisam outras. Neste caso, é muito importante que você crie um momento para que os alunos possam compartilhar o que encontraram com os colegas e ouvir sobre as respostas uns dos outros.
Isso pode ser feito em uma aula síncrona, através do Google Meets, ou assíncrona, pois os estudantes podem postar os trabalhos no grupo da sala, ou em um mural no Padlet, para que os colegas possam ver e comentar.
Na sistematização, você pode propor que os alunos produzam algo como um mapa mental, um mini-cartaz, um texto, áudio ou vídeo, individual ou coletivamente, relacionando a figura de Getúlio Vargas com os conceitos de trabalhismo, populismo e direitos trabalhistas, na Era Vargas e atualmente.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Talita Seniuk
Mentor: Chayene Santana
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX.
Objeto (s) de conhecimento: O período varguista e suas contradiçõesA emergência da vida urbana e a segregação espacialO trabalhismo e seu protagonismo político.
Habilidade(s) da BNCC: (EF09HI06) Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade).
Palavras-Chave: Trabalhismo; Era Vargas; Populismo.