Contexto 1 - Imagem: As demolições e desapropriações
Plano de Aula
Plano de aula: O Bota-abaixo, de Pereira Passos: modernização urbana e marginalidade social
Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Urbanização do Brasil
Por: Talita Seniuk
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI05, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor (caso este não esteja disponível, você poderá imprimir as imagens e os textos, dimensionando-os ao tamanho da folha, para que todos os estudantes possam visualizá-los sem muita dificuldade). No caso dos textos, além da impressão eles poderão ser transcritos no quadro. Você também poderá fazer mais cópias destas fontes para ser entregues aos estudantes, dependendo da sua disponibilidade em relação ao número de cópias.
Material complementar:
Sugestão de materiais para a Sistematização: folhas de A4 (uma para cada trio), lápis de cor, canetinhas, para a produção de pequenos cartazes com as atividades desta etapa.
Contexto 1 - Imagem: As demolições e desapropriações para impressão:
Contexto 2- Imagem: Caricatura Pereira Passos para impressão:
Problematização 1 - Imagem e texto: Alargamento da Rua da Carioca (1905) para impressão:
Problematização 2 - Imagem: A União (1905) para impressão:
Problematização 3 - Texto: Trecho de crônica da revista Kosmos (1907) para impressão:
Problematização 4 - Texto: Trecho de Lima Barreto (1921) para impressão:
Problematização 5 - Resumo Atuação Pereira Passos e consequências do Bota-abaixo:
Para você saber mais:
Caso queira complementar a temática da aula, aprofundar-se ainda mais na política do Bota-abaixo ou realizar uma aula apenas sobre a Revolta da Vacina, uma das consequências desta empreitada de Pereira Passos e do governo federal da época, poderá consultar o plano do 9° do Ensino Fundamental, Unidade 05, Plano 02 - HIS9_05UND02, que trata justamente deste assunto.
MULTIRIO. A administração do prefeito Pereira Passos: o Bota-abaixo. Disponível em: <http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/rio-de-janeiro/66-o-rio-de-janeiro-como-distrito-federal-vitrine-cartao-postal-e-palco-da-politica-nacional/2911-administracao-pereira-passos-o-bota-abaixo>. Acesso em: 28 fev. 2019.
MULTIRIO. O Bota-abaixo: as críticas e os críticos Multirio. Disponível em: <http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/rio-de-janeiro/66-o-rio-de-janeiro-como-distrito-federal-vitrine-cartao-postal-e-palco-da-politica-nacional/2914-o-bota-abaixo-as-criticas-e-os-criticos>. Acesso em: 28 fev. 2019.
GONÇALVES, Renata de Sá; FERRO, Lígia (orgs). Cidades em mudança: processos participativos em Portugal e no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad X, 2018. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=RpRqDwAAQBAJ&pg=PA88&lpg=PA88&dq=V%C3%AA-se+bem+que+a+principal+preocupa%C3%A7%C3%A3o+do+atual+governador+do+Rio+de+Janeiro+%C3%A9+dividi-lo+em+duas+partes:+uma+ser%C3%A1+europeia+e+a+outra,+a+ind%C3%ADgena.+Municipalidades+de+todo+o+mundo+constroem+casas+populares:+a+nossa,+construindo+hot%C3%A9is+chics,+espera+que,+%C3%A0+vista+do+exemplo,+os+habitantes+da+Favela+e+do+Salgueiro+modifiquem+o+estilo+das+suas+barracas.+Pode+ser%E2%80%A6%E2%80%9D&source=bl&ots=VEoimYRgaN&sig=ACfU3U0MNIVbBS0zw5HmiEybWxVqbzelCA&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwj7k4e9kIfgAhXxIbkGHWg5Dx8Q6AEwAXoECAkQAQ#v=onepage&q&f=false>.
Acesso em: 28 fev. 2019.
BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL. Kosmos - Revista Artistica, Scientifica e Litteraria. Rio de Janeiro: out. 1907. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=146420&PagFis=2500&Pesq=demoli%C3%A7%C3%B5es>. Acesso em: 14 mar. 2019.
BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL. A União. Rio de Janeiro: 26 mar. 1905. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=799670&pesq=demoli%C3%A7%C3%B5es&pasta=ano%20190>. Acesso em: 15 mar. 2019.
MEMÓRIA DA DESTRUIÇÃO. Rio - Uma história que se perdeu (1889-1965). Rio de Janeiro: Secretaria das Culturas, 2002. Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4204430/4101439/memoria_da_destruicao.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2019.
BENCHIMOL, Jaime Larry. Pereira Passos, um Haussmann tropical: a renovação urbana da cidade do Rio de Janeiro no início do século XX, 1992. Disponível em: <http://memoriadasolimpiadas.rb.gov.br/jspui/handle/123456789/945>. Acesso em: 25 fev. 2019.
SANTOS, Angela M. S. P.; MOTTA, Marly S. da. O “bota-abaixo” revisitado: o Executivo municipal e as reformas urbanas no Rio de Janeiro (1903-2003). Rio de janeiro: Revista Rio de Janeiro, mai./ago. 2003. Disponível em: <http://www.forumrio.uerj.br/documentos/revista_10/10-Angela-Marly.pdf>.
Acesso em: 25 fev. 2019.
ATLAS HISTÓRICO DO BRASIL. O RIO NO TEMPO DAS REVOLTAS: A REFORMA PEREIRA PASSOS E A REVOLTA DA VACINA. Disponível em: <https://atlas.fgv.br/marcos/reforma-pereira-passos-e-revolta-da-vacina/mapas/o-rio-no-tempo-das-revoltas>. Acesso em: 20 abr. 2019.
Não apenas no Rio de Janeiro houve reformas urbanas neste período do início do século XX, no Recife, alguns comerciantes iniciaram um projeto bastante ambicioso de reforma urbana, almejando integrar esta região com o restante do país e transformá-la num modelo de civilização, aos padrões europeus. Em 1913, o porto foi renovado e houve um processo de saneamento, construção de pontes e ruas, além da instalação da iluminação pública e do bonde elétrico.
Caso deseje acrescentar mais fontes nesta aula, poderá apresentar fontes sobre a demolição do Morro do Castelo (local mencionado por Lima Barreto em diversos momentos), que ocorreu no período posterior, na reforma urbanística de 1922 também e com a mesma justificativa de sanitizar e modernizar o Rio de Janeiro.
HISTÓRIA DO MORRO DO CASTELO. DIÁRIO DO RIO. Disponível em: <https://diariodorio.com/historia-do-morro-do-castelo/>. Acesso em: 20 mar. 2019.
MORRO DO CASTELO. BRASILIANA FOTOGRÁFICA. Disponível em: <http://brasilianafotografica.bn.br/?tag=morro-do-castelo>. Acesso em: 20 mar. 2019.
O DESMONTE DO MONTE. YOUTUBE. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=pv530RUAZ8g>. Acesso em: 20 mar. 2019.
FERREIRA, JORGE; DELGADO, LUCILIA DE ALMEIDA NEVES (org.). O Brasil republicano O tempo do liberalismo excludente - da Proclamação da República à Revolução de 1930. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Sugere-se a disposição dos alunos em trios, pois permite uma melhor discussão do tema, enriquecendo o diálogo, para posteriormente dividir com todos os demais.
O objetivo da aula é que no final da mesma os alunos percebam que a reforma urbana empreendida no Rio de Janeiro no início do século XX permeou motivos diversos, resultando em consequências positivas e negativas. Entre as razões, buscava-se saneamento e higienização no combate às doenças que assolavam os moradores, além do desejo de torná-la um cartão-postal, ou seja, uma cidade moderna, capaz de atrair investimentos estrangeiros, dando ares de uma “Paris dos trópicos”. Ainda que a reforma tenha alargado ruas e permitido a construção de novos prédios, mais salubres e com uma arquitetura que correspondia aos anseios de Pereira Passos e do governo federal (inspirados na Belle Époque da França, nas ações de Haussmann em Paris), inúmeras famílias foram simplesmente expulsas de suas moradias sem direito à indenização ou com tempo hábil para encontrar um novo local para morar, segregando ainda mais esta camada populacional composta na maior parte de pessoas pobres, como se fossem um problema secundário a ser resolvido. Esta postura, segundo muitos teóricos, contribuiu com a formação de favelas, pois foi o local mais próximo do centro da cidade, local onde havia oferta de emprego, que essas famílias se assentaram, muitas vezes em condições piores das que viviam nos cortiços demolidos. Pode-se dizer que a reforma ajudou apenas a elite porque como os espaços centrais foram loteados após a demolição, as novas construções deveriam seguir determinadas imposições arquitetônicas, que excluíam as camadas mais carentes.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO