Plano de Aula

Plano de aula: A comunidade negra após a Abolição da escravidão

Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Africanos e afrodescendentes no pós-abolição

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI03, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor (caso este não esteja disponível, você poderá imprimir a imagem e o texto do Contexto, podendo imprimir, dimensionando-a ao tamanho da folha, para que todos os estudantes possam visualizá-la sem muita dificuldade). Na Problematização há uma imagem que, caso não possa ser projetada, pode-se utilizar a mesma metodologia anterior de impressão ou, ainda, no caso de os textos, ser transcritos no quadro. Você também poderá fazer mais cópias destas fontes para serem entregues aos estudantes, dependendo da sua disponibilidade em relação ao número de cópias.

Material complementar:

Contexto 1 - O cotidiano dos negros no Rio de Janeiro no início do século 20 para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/avpVjcp9KYXnA7UbajHykNj5akNPMY2WnuzhwqwUvNgQs9tndRXxAWHD9E4w/his9-03und01-contexto-1-trecho-constituicao-de-1891.pdf

Contexto 2 - Trecho Constituição de 1891 para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zq5t68bqPFCJm4vQXqVgSTG9ew7BveW9yBYk2NwCfWNJJQfptu3rWqMnzA7U/his9-03und01-contexto-2-negros-libertos-1900.pdf

Problematização 1 - Lei n° 601 de 18 de setembro de 1850 que dispõe sobre as terras devolutas do Império para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZupTJKajmaTqEfnDdM3jEXb95BvMM7szNKTCmbnJwA978F9ZNPDmaEeRJSu7/his9-03und01-problematizacao-1-lei-n-601-de-18-de-setembro-de-1850.pdf

Problematização 2 - Retrato de André Rebouças para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CFhKHWBVvyf2xdvrN4WFGnHub8KbpTgnF4KjSwkBuFME4ZgTAw2desCpaCSf/his9-03und01-problematizacao-2-retrato-de-andre-reboucas.pdf

Problematização 3 - Biografia de André Rebouças para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q4tvgEmHbtJKgBKw2vQyBcYaNHdKQRbVbGH36bEFJ9NXqVg9Y4MWAjHZssGg/his9-03und01-problematizacao-3-biografia-de-andre-reboucas.pdf

Para você saber mais:

Caso você queira inserir mais detalhes sobre as desigualdades geradas pelo sistema escravista nesta aula, poderá utilizar elementos presentes no plano HIS8_20UND01 do 8° ano disponível na plataforma, que trata da dificuldade do acesso à educação por parte dos escravizados.

BRASIL, Presidência da República. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil (de 24 de fevereiro de 1891). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao91.htm>. Acesso em: 1º fev. 2019.

BRASIL, Presidência da República. Lei nº 601 de 18 de setembro de 1850 (Dispõe sobre as terras devolutas do Império.). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L0601-1850.htm>. Acesso em: 25 jan. 2019.

GASPAR, Lúcia. André Rebouças. Recife-PE: Fundação Joaquim Nabuco, 2009. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=333>. Acesso em: 26 jan. 2019.

MARINGONI, Gilberto. História: O destino dos negros após a abolição. São Paulo: IPEA, 2011. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2673%3Acatid%3D28&Itemid=23>. Acesso em: 25 jan. 2019.

SILVA, Fernanda; et al. Pessoas comuns, histórias incríveis: a construção da liberdade na sociedade sul-rio-grandense. Porto Alegre: Ed. UFRGS; EST Edições, 2017.

ROSSI, Amanda; GRAGNANI, Juliana. A luta dos negros pelo fim da escravidão no Brasil. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/resources/idt-sh/lutapelaabolicao>. Acesso em: 26 jan. de 2019.

MERCURI, Carlos. Marginalização do negro é fruto da abolição inconclusa. Disponível em: <https://www.revistaforum.com.br/digital/147/marginalizacao-negro-e-fruto-da-abolicao-inconclusa/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos brancos. São Paulo: Difel, 1971.

PRIBERAM. Verbete devoluto. Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/devoluto>. Acesso em: 10 fev. 2019.

FERREIRA, Rafael. O que são terras devolutas. Disponível em: <https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/27510-o-que-sao-terras-devolutas/>. Acesso em: 10 fev. 2019.

USP. Lima Barreto. Disponível em: <http://www.nilc.icmc.usp.br/nilc/literatura/limabarreto.htm>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

Projete o objetivo da aula utilizando este slide, outra alternativa é transcrevê-lo no quadro, caso queira, realizando a leitura do mesmo ou pedindo para que algum estudante o faça.

Sugere-se a disposição das carteiras e cadeiras em semicírculo pois permite uma melhor discussão do tema, enriquecendo o diálogo, pois todos ficam em posição de igualdade.

O objetivo da aula é que no final da mesma os alunos percebam que, após a Abolição da escravidão no Brasil (13 de maio de 1888), não houve uma preocupação político-social para integrar a população negra à sociedade, para que pudesse, de modo digno e humano, continuar colaborando com o desenvolvimento do Brasil, simplesmente tornaram-se libertos, mas sem as mínimas condições sociais, não possuíam trabalho (houve incentivos para a vinda de imigrantes europeus para substituir a sua mão de obra) nem moradia (com a passagem para o trabalho assalariado, foram expulsos dos locais onde viviam), sendo malvistos, marginalizados e segregados à periferia (locais distantes da pouca ou quase nenhuma oferta de trabalho, sem condições sanitárias, entre outros).

Para você saber mais:

MERCURI, Carlos. Marginalização do negro é fruto da abolição inconclusa. Disponível em: <https://www.revistaforum.com.br/digital/147/marginalizacao-negro-e-fruto-da-abolicao-inconclusa/>. Acesso em: 26 jan. 2019.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados