Plano de Aula

Plano de aula: A crise do Império brasileiro

Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Proclamação da República

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI01, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas dos textos e imagem ou projetor para a projeção da imagem e dos slides com orientações. Folhas de papel sulfite.

Material complementar:

Foto da família imperial para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/j3UysESCpcMrpvfMz865CfUJa6MFvx4pBmTfJmJpJ9fakSPQ3mK2NXrUfXwG/his9-01und01-contexto-foto-da-familia-imperial.pdf

Pistas sobre as razões que levaram à queda do Império brasileiro para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tUHtwhA3p2Er35gJPSYujq7fMYVbsxGMMaJhZ7eZafCSrWukaKQmsPZ2eXDc/his9-01und01-problematizacao-1-pistas-para-investigar-as-causas-do-fim-do-imperio.pdf

Palavras-chave das pistas e parabéns para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wW5eRatABbdAzYuHjW4KNqsqhRZTjq8YeHuZzrkD7PcYbsN2HhsTgenNN9Ht/his9-01und01-problematizacao-2-palavras-chave.pdf

Gabarito e orientações ao professor para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QZEuT3AfUbMSxkSAUqZnBPJKTxqYUUWTbBr7tEgzuScmRfs9RUZ2wXVpapvn/his9-01und01-problematizacao-3-respostas-e-orientacoes.pdf

Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o Contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Para você saber mais:

Questão sucessória:

BARMAN, Roderick. Princesa Isabel do Brasil: gênero e poder no século XIX. São Paulo: Editora Univesp, 2005. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=cTL6qNJ3aZsC&printsec=frontcover&dq=princesa+isabel&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwin5531hpfgAhVXGLkGHRCeB3gQ6AEIKTAA#v=onepage&q=princesa%20isabel&f=false> Acesso em: 1º fev. 2019.

Participação negra na Guerra do Paraguai:

TORAL, André Amaral de. A participação dos negros escravizados na guerra do Paraguai. São Paulo: Estud. Av., vol. 9, nº 24, mai. a ago. 1995.

Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141995000200015> Acesso em: 1º fev. 2019.

BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Arquivo Nacional. Guerra do Paraguai ou da Tríplice Aliança. Disponível em: < http://www.arquivonacional.gov.br/br/component/tags/tag/guerra-do-paraguai.html>. Acesso em: 2 fev. 2019.

SILVA, Eduardo. O negro e a conquista da abolição. São Paulo: Rev. USP, nº 58, 2003. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/33849>. Acesso em: 2 fev. 2019.

O fortalecimento do Exército e a questão militar:

MILANESI, Dálcio Aurélio. Sobre a Guerra do Paraguai. Maringá-PR: Rev. Urutágua, Nº 5, dez. a mar. 2004. Disponível em: <http://www.urutagua.uem.br/005/06his_milanesi.htm>. Acesso em: 2 fev. 2019.

SILVA, Beatriz Coelho. Questão militar. São Paulo: FGV CPDOC. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/QUEST%C3%83O%20MILITAR.pdf>. Acesso em: 3 fev. 2019.

PROJETO MEMÓRIA. Glossário: Questão militar. Memória de Rui Barbosa. Disponível em: <http://www.projetomemoria.art.br/RuiBarbosa/glossario/a/militar.htm. Acesso em: 3 fev. 2019.

A questão religiosa:

SOUZA, Ney de. Catolicismo, sociedade e teologia no Brasil Império. Rio de Janeiro: Atualid. Teológica, jan. a abr. 2013. Vol. 46, p. 127-144. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/23290/23290.PDFXXvmi=>. Acesso em: 3 fev. 2019.

As campanhas e sociedades abolicionistas e o fim da escravidão:

BRASIL. Saiba mais sobre o Brasil Império. Brasília: Governo do Brasil - Notícias - Cultura, 2017. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2009/11/imperio>. Acesso em: 3 fev. 2019.

Mapas mentais:

LOPES, Ana. Mapas mentais - O que são? Mais Aprendizagem, 2014. Disponível em: <http://www.maisaprendizagem.com.br/mapas-mentais-iniciante/>. Acesso em: 5 fev. 2019.

SEJA UMA PESSOA MELHOR. Tudo sobre mapas mentais - Seja um estudante melhor. YouTube, 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ODkXi59EZKs>. Acesso em: 5 fev. 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Divida a turma em equipes de no máximo quatro pessoas. Projete, escreva no quadro, entregue cópias impressas às equipes ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

O objetivo desta aula é que os alunos sejam capazes de identificar os elementos que levaram à crise do Império brasileiro.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados