Plano de Aula

Plano de aula: Greves e movimento operário na Primeira República no Brasil

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas dos textos do material complementar; folhas em branco; fita adesiva; data show se possível, mas não é obrigatório, podendo ser utilizado o quadro.

Material complementar:

Notícia: “Trabalhadores fazem menos greve em 2017; 81% são por direitos descumpridos”.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e4XDSNSC6PtUzj35YED3VVqNjhpHeW9xaWZPENsUUKz3UbcUHhqV4848uJKJ/his9-09und01-trabalhadores-fazem-menos-greve-em-2017-81-sao-por-direitos-descumpridos.pdf

Veiculada na plataforma online da revista Veja, na seção de economia, no dia 18 de setembro de 2018.

Trechos da Notícia: “O porquê das Gréves”, veiculada no Jornal “A Plebe” em 09 de julho de 1917.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BkXPXh4NMBNRajurmU2F34abPVauerKSTDYFNgdvkQPsK2yUgscf5FBaxQqu/his9-09und01-o-porque-das-greves.pdf

“A Plebe” foi um jornal anarquista lançado em São Paulo em 1917, sob o comando do líder anarquista Edgard Leuenroth. Se colocava como um periódico destinado a luta dos trabalhadores contra a opressão e a miséria no Brasil, participando ativamente da greve geral de 1917, sendo extinto em 1951.

Tabela Comparativa entre a Fonte 1 (Contexto) e a Fonte 2 (Problematização):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uteVNyhaQTqWA33yfxTetYF3sBEAvhQHKRgCEh3rp3zUba3dYesEQ9HEscqa/his9-09und01.pdf

Desenvolvida para ser adaptada para o professor.

Para você saber mais:

Para conhecer mais sobre o Jornal “A Plebe”, acesse:

https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/PLEBE,%20A.pdf (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Para a notícia “O porquê das Gréves” completa, acesse:

https://bibdig.biblioteca.unesp.br/bitstream/handle/10/7045/a-plebe-1917-0005.pdf?sequence=2&isAllowed=y (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Para a definição do conceito de anarco-sindicalismo, acesse:

http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_anarco_sindicalismo.htm (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Para mais informações sobre o Movimento operário e o anarco-sindicalismo na Primeira República, acesse:

https://historiadomundo.uol.com.br/idade-contemporanea/anarquismo-na-republica-velha.htm (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/movimento-operario-brasileiro.htm (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Para mais informações sobre o Movimento operário e as greves gerais da década de 1910, consultar:

BATALHA, Cláudio H.M. Formação da classe operária e projetos de identidade coletiva. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. (Org.). O Brasil Republicano - O tempo do liberalismo excludente, da Proclamação da República à Revolução de 1930. V. 1. 7ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. p. 161-189.

FAUSTO, Boris. Os movimentos sociais. In:___. História do Brasil. 13ª ed. São Paulo: Edusp, 2010. p. 295-303.

NAPOLITANO, Marcos. “Questão Social” e o Movimento Operário. In:___. História do Brasil República - da queda da Monarquia ao Fim do Estado Novo. São Paulo: Contexto, 2016. p. 75-80.

SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloisa M. Os outros e nós - as greves operárias sacodem o país. In:___. Brasil - uma Biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 334-337.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações ao professor: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula apresentando-o aos alunos. A intenção nesse momento é que os alunos conheçam qual a finalidade da aula e o que deverão aprender ao final desta. No entanto, não antecipe nenhuma questão específica que será tratada durante a aula, possibilitando aos alunos construir o conhecimento por conta própria, sendo o professor apenas um mediador dessa construção.

O objetivo central da aula é a partir de um exemplo contemporâneo de greve, compreender os movimentos grevistas da Primeira República, estabelecendo nesse sentido, aproximações e diferenças entre as greves em dois períodos históricos distintos, de forma com que os alunos percebam a importância da greve como meio de conquista e manutenção de direitos dos trabalhadores, de forma que esta deve ser sempre respeitada e compreendida.

Dessa maneira, busque intermediar o processo de aprendizagem, buscando sempre estabelecer essa relação entre greve e conquista e/ou manutenção de direitos, de forma a demonstrar sua importância na luta dos trabalhadores, tanto na Primeira República, quanto nos dias de hoje.

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