O que são Comissões da Verdade
Plano de Aula
Plano de aula: Ditadura civil-militar: memória e direitos humanos
Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Ditadura
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI19, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas dos textos.
Material complementar: O que são comissões nacionais da verdade?
Manchete - Comissão Nacional da Verdade
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Relatório Comissão Nacional da Verdade
Para você saber mais:
Um golpe contra os brasileiros http://memorialdademocracia.com.br/card/golpe-de-1964
Comissão da Verdade e reconciliação África do Sul - https://www.youtube.com/watch?v=V-TPzpvFo5U&t=169s
Memórias reveladas http://www.cnv.gov.br/images/documentos/Capitulo1/Nota%2018%20-%2000092_000106_2015-16.pdf
Livro direito à memória e à verdade https://pt.scribd.com/document/55814712/livrodireitomemoriaeverdadeid
Brasil Nunca Mais http://bnmdigital.mpf.mp.br/pt-br/
Comissão da Verdade leva luz aos direitos https://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/comissao-da-verdade-leva-luz-violacoes-de-direitos-humanos-pelo-estado-20457088
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Para o professor: A ditadura civil-militar feriu direitos e durante décadas perseguiu, matou, torturou, impediu a liberdade do cidadão. E, passados anos, a Comissão Nacional da Verdade, por pressão da sociedade civil, foi criada em 2011.
A CNV torna-se importante a partir do momento que resgata a memória e a verdade sobre a violência praticadas durante a ditadura civil-militar. Busca também o aperfeiçoamento das instituições democráticas, para que a violação dos direitos humanos não se repita, sendo assim fortalecida também a Justiça.
A coleta de documentos no fim da ditadura civil-militar trouxe a oportunidade de resgatar a memória por meio de processos de relatos de torturas e violações pelo Brasil Nunca Mais - Conselho Mundial de Igrejas e pela Arquidiocese de São Paulo.
Assim, é de suma importância o resgate e a discussão da violação dos direitos humanos. Para que não se repita. Para fortalecer as instituições democráticas. Para fortalecer a Justiça e o cidadão de direito.
Para você saber mais:
Caminhos da Comissão Nacional da Verdade: memórias em construção. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/seq/n69/09.pdf Acesso em: 28/3/2019.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Para garantir o protagonismo dos alunos, é necessário que você não vá diretamente para a razão que motivou a formulação desta atividade (Analisar o papel da Comissão Nacional da Verdade e as violações dos direitos humanos durante a ditadura civil-militar). Por isso faça as intervenções passo a passo, conforme descrito abaixo.
Organize a sala em duplas. Diga para a turma que você vai propor uma divisão. Seu critério deve ser deixar no mesmo grupo alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade.
Projete ou imprima os documentos abaixo:
O que são Comissões Nacionais da Verdade?
Manchete - Comissão Nacional da Verdade
Após análise dos documentos, direcione as perguntas abaixo. Peça aos alunos que anotem suas respostas no caderno. Caminhe pela sala enquanto respondem, e após, peça que as duplas apresentem suas anotações. Utilize as questões propostas para contextualizar a aula. A intenção é propor uma reflexão com base na Comissão Nacional da Verdade bem como verificar que a verdade está relacionada com a finalidade de apurar graves violações dos direitos humanos.
Assim, seguem algumas perguntas a ser direcionadas acerca da Comissão Nacional da Verdade e do documento “Manchete - Comissão Nacional da Verdade”.
- Qual a razão de a Comissão Nacional da Verdade realizar diligência numa antiga vila militar do RJ?
“Apurar graves violações de direitos humanos, apurar algum fato que tenha ocorrido naquele local.”
- Qual o objetivo para o nome da Comissão?
“Promover o esclarecimento sobre os casos de torturas, mortes, desaparecimento forçado, ocultação de cadáveres e suas autorias, ainda que no exterior.”
Peça que os alunos coloquem suas respostas no caderno. E que apresentem para a turma suas anotações.
Neste link você encontrará mais informações sobre a Comissão Nacional da Verdade:
http://memoriasdaditadura.org.br/comissao-nacional-da-verdade/index.html Acesso em: 11/3/2019.
Para você saber mais:
Lei de Criação da Comissão Nacional da Verdade https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12528.htm Acesso: 11/3/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Nesta etapa será para fazer uma análise do Relatório da CNV e identificar quais direitos humanos foram infringidos. Assim, o aluno irá, com a orientação do professor, problematizar o papel da Comissão Nacional da Verdade e as violações aos direitos humanos.
Projete ou imprima os documentos abaixo.
Sem desfazer as duplas, peça para a classe para analisar, respectivamente, os documentos a seguir:
Direitos Humanos
Relatório Comissão Nacional da Verdade
Após a análise, solicite aos estudantes que registrem as respostas em seus cadernos.
Permitir que alguns estudantes apresentem suas respostas para a turma.
Respostas esperadas:
- Identifique no documento da Comissão Nacional da Verdade quais artigos da Declaração Universal foram infringidos. De que forma foram infringidos?
“Foi preso; -Foi infringido o artigo 9° da Declaração Universal: Ninguém pode ser arbitrariamente preso, detido ou exilado.”
“Foi submetido a torturas; -Foi infringido o artigo 5° da Declaração Universal: Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.”
-Descreva o local em que esteve preso, período da prisão e motivos.
“Local: DOI - 1 EX - Rio de Janeiro; DOI - 2 EX - São Paulo.”
“Período de Prisão: 1968 e 1975.”
“Motivos: Ser militante da organização Ação Popular (AP) e ser delegado no Congresso da União Nacional dos Estudantes.”
Legenda:
DOI - Departamento de Operações de Informações.
EX - Exército.
Para você saber mais:
Arquivos do Regime Militar são abertos http://memorialdademocracia.com.br/card/acesso-publico-a-arquivos-da-ditadura#card-63 Acesso em: 11/3/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Nos mesmos grupos das etapas anteriores, solicitar que os alunos produzam fôlderes/propagandas relatando a violação aos direitos humanos durante a ditadura civil-militar e a importância da CNV. A expectativa é que os alunos demonstrem o aprendizado adquirido nas etapas anteriores. Assim, podem mencionar artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos ou como esses direitos foram infringidos. Ou frases relacionadas à Comissão Nacional da Verdade, senso de justiça diante da ditadura civil-militar.
Peça que os alunos apresentem suas produções a turma, explicando cada uma.
Como adequar à sua realidade: Se necessário, acrescente aqui orientações específicas para o professor adaptar o plano à região dele. Este item não é obrigatório em todas as etapas.
Para você saber mais:
O que são direitos humanos - https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/ Acesso em: 11/3/2019.
Seis casos de violação aos direitos humanos durante o regime militar https://revistagalileu.globo.com/blogs/buzz/noticia/2016/04/6-fatos-que-voce-precisa-saber-sobre-violacoes-de-direitos-humanos-cometidas-pelo-regime-militar-no-brasil.html Acesso em: 11/3/2019.
Tipos de torturas usadas durante o regime militar https://www.documentosrevelados.com.br/nome-dos-torturadores-e-dos-militares-que-aprenderam-a-torturar-na-escola-das-americas/tpos-de-tortura-usados-durante-a-ditadura-civil-militar/ Acesso em: 11/3/2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF ou documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Padlet, Google Drive, Google Apresentações.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, as fontes e os questionamentos. Utilize a ferramente que achar mais adequada, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
- Qual a razão de a Comissão Nacional da Verdade realizar diligência numa antiga vila militar do RJ?
- Qual o objetivo para o nome da Comissão?
Dê um tempo para que a turma envie as respostas às perguntas, por escrito, através de áudios ou vídeos, que podem ser encaminhados no grupo da sala.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, os alunos podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise do texto. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Junto com as fontes propostas, encaminhe alguns questionamentos para orientar a análise:
- Identifique, no documento da Comissão Nacional da Verdade, quais artigos da Declaração Universal foram infringidos. Como foram infringidos?
- Descreva o local em que esteve preso, período da prisão e motivos.
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas às perguntas sobre os textos. Elas podem ser enviadas por escrito ou através de áudios ou vídeos. Incentive-os a trocarem impressões sobre o texto com os colegas. Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para informações do texto que podem ter passado despercebidas.
Se houver a possibilidade, você pode marcar um momento síncrono, para que os alunos possam dividir as análises e para que você faça correções e pontue informações.
Sistematização
Para a produção dos fôlderes/propagandas, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Eles podem fazer os fôlderes em folha sulfite ou folha de caderno, ilustrando com desenhos, e enviar fotografias das produções para você. Outra opção é fazê-las em programas ou sites que permitem edição de imagens e texto, como o Google Apresentações.
Incentive-os a compartilharem as propagandas com os colegas, postando-as no mural da turma no Google Sala de Aula ou Padlet.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares.
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).
Google Apresentações.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Pablo Farias
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946.
Objeto(s) de conhecimento: Os anos 1960: revolução cultural?A ditadura civil-militar e os processos de resistência.As questões indígena e negra e a ditadura.
Habilidade(s) da BNCC: EF09HI19 Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à Justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.
Palavras-chave: Ditadura, memória, direitos humanos.