Quais as diferenças e as semelhanças entre a crise
Plano de Aula
Plano de aula: A relação entre as crises econômicas de 1929 e 2008
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Crise de 1929
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI12, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópia impressa dos materiais indicados; folha em branco; data show (se houver); pincel ou giz para escrever no quadro.
Material complementar:
“Quais as diferença e as semelhanças entre a crise de 1929 e a que atingiu o mundo em 2008 e 2009?
Arquivo presente em https://novaescola.org.br/conteudo/2439/quais-as-diferencas-e-as-semelhancas-entre-a-crise-de-1929-e-a-que-atingiu-o-mundo-entre-2008-e-2009.
“Charge crise de 1929 e 2008”
Arquivo presente em https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/crise-1929-x-crise-2008.htm
Trechos do livro As vinhas da ira, de John Steinbeck
Arquivo presente no livro As vinhas da ira, de John Steinbeck.
Tabela comparativa entre as crises de 1929 e 2008 (EM BRANCO)
Tabela comparativa entre as crises de 1929 e 2008 (GABARITO)
Para você saber mais:
Para conhecer mais sobre a Crise de 1929, consulte:
- HOBSBAWM, Eric. Rumo ao abismo econômico. In:___. Era dos extremos - o breve século XX (1914-1991). 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
p. 90-112.
- SANT’ANNA, Ivan. 1929 Quebra da Bolsa de Nova York: a história real dos que viveram um dos eventos mais impactantes do mundo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.
- SILVA, Daniel Neves. Crise de 1929. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/historiag/crise29.htm>. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.
- STEINBECK, John. As vinhas da ira. 4ª ed. Rio de Janeiro: BestBolso, 2016.
Para conhecer mais sobre a crise de 2008, consulte:
- MAZZUCCHELLI, Frederico. A crise em perspectiva: 1929 e 2008. Revista Novos Estudos, vol. 82, nov. 2008. pp. 57-66. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/nec/n82/03.pdf>. Acesso em: 7 abr. 2019.
- NUNES, António José Avelã. A crise atual do capitalismo. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012.
- PEREIRA, Bresser Luiz Carlos. Crise e recuperação da confiança. Revista de Economia Política, vol. 29, nº 1 (113), jan-mar. 2009. pp. 133-149. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rep/v29n1/08.pdf>. Acesso em: 7 abr. 2019.
- O que causou a crise econômica mundial entre 2008 e 2009?. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/363/o-que-causou-a-crise-economica-mundial-entre-2008-e-2009>. Acesso em: 7 abr. 2019.
Filmografia e vídeos sobre as crises de 1929 e 2008, assistir:
- As vinhas da ira. Direção: John Ford, Produção: Darryl F. Zanuck. Estados Unidos: Fox Filme do Brasil, 1940, 1 DVD.
- Grande demais para quebrar. Direção: Curtis Hanson, Produção: Ezra Swerdlow. Estados Unidos: Telefilme, 2011, 1 DVD.
- Direito e Literatura - As vinhas da ira. Direção e Produção de Lenio Luiz Streck. São Leopoldo: TV Justiça, 2013. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=DKJZq87dWK8>. Acesso em: 12 nov. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula apresentando-o aos alunos. A intenção neste momento é que os alunos conheçam qual a finalidade da aula e o que deverão aprender no fim desta. No entanto, o professor não deve antecipar nenhuma questão específica que será tratada durante a aula, possibilitando aos alunos construir o conhecimento por conta própria, sendo o professor apenas um mediador desta construção.
O objetivo central da aula é que os alunos possam compreender as principais causas e consequências das crises econômicas de 1929 e 2008, de forma a identificar as aproximações e os distanciamentos desses dois eventos para a História mundial, que, apesar de separados por quase 80 anos, guardam uma estreita correlação no modo de concepção do sistema capitalista.
Neste sentido, o professor deve se colocar como uma intermediário do processo de aprendizagem, não estabelecendo nenhuma relação hierarquizada de conhecimento com o aluno, mas apenas mediar a construção do conhecimento histórico em sala de aula, fornecendo os subsídios necessários para que os alunos consigam refletir criticamente com base nas fontes históricas e seu conhecimento prévio sobre o assunto (consciência histórica), de modo que consigam estabelecer a correlação existente entre as crises econômicas de 1929 e 2008, aferindo suas aproximações e distanciamentos entre causas e consequências para o mundo.
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